Matéria-631349

Começa a decisão

Imprevisível. Guarany vem numa série de resultados satisfatórios que, com justificada razão, animaram os sobralenses. Tem a vantagem de jogar em casa. Meta: ganhar para jogar pelo empate domingo no Castelão. O elenco está bom. As substituições estão correspondendo. Se Ivan sai, Granja dá o recado. Se Marcelinho sai, Leto resolve. Quando Clodoaldo cansa, tem Jessuí no ponto. Isso para citar algumas alternativas. Vantuir está um paredão. Assim o Guará. Quanto ao Fortaleza, a tradição de muitas decisões e títulos pesa. Douglas firmou-se de vez nesta reta final. Cleisson, que está de volta, é lucidez. Mas o tricolor precisa corrigir a marcação que tem dado espaços demais aos adversários. Foi assim diante do Boa Viagem; foi assim diante do Paraná. Nesses dois jogos esteve exposto no segundo tempo. Já no ataque, Marcelo Nicácio está muito bem. Faz gols em profusão e também cria situações. Decisão imprevisível.

Polêmicos

Revi na tv os três lances polêmicos de Leão 2 x 1 Paraná. 1) O gol de Marcelo Nicácio foi legal. Marcelo não estava impedido; 2) Lenilson estava impedido quando fez o gol que seria o do empate do Paraná. O árbitro corretamente anulou; 3) Não houve pênalti em Nicácio.

Desgaste

Motivo da redução do ritmo do Fortaleza no segundo tempo do jogo com o Paraná: poupar energias para hoje em Sobral. Mas, ainda que o Leão tenha administrado a situação, o desgaste existe. E o Guarany certamente tentará tirar disso o melhor proveito logo mais.

Empenho

Quem viu o treino do Ceará ficou impressionado com a aplicação dos jogadores alvinegros. O senso profissional levou o grupo a encarar o exercício como quem está em plena disputa oficial. Motivo: simular uma partida de verdade para buscar o ritmo que está faltando.

Formação

Não há muito segredo no time que o Zé Teodoro deverá usar na decisão. Adilson, Boiadeiro, Erivelton, Márcio Martins (se Fabrício estiver no ponto, entra) e Fábio Vidal; Michel, Chicão, Alex Gaibu e Geraldo; Misael e Sérgio Alves. Tem Alberto como opção. É ou não é por aí?

Momento certo

Se Alberto estivesse na melhor condição física, seria titular absoluto. Ele, sempre que entra, faz a diferença. Lembro do golaço que fez, motivando a reação que provocou a virada sobre o Guarany, quando o Ceará chegou a estar perdendo por 3 a 0. A experiência de atletas assim muitas vezes é fator de definição de título. Questão é saber utiliza-los.

Resistência coral

O Ferroviário passa sem calendário oficial a maior parte do ano. Que loja fecharia as portas durante oito meses sem ir à falência? O Ferrão há muito padece situação assim. E resiste. E mantém-se vivo até sem atividade. É incrível.

Qualidade

Este ano, montou elenco com qualidade para ser campeão (Jefferson, Rodrigo, Menezes, Paraíba, Ernandes, Valter, Leonardo, Róbson, Diones, Guto, Fábio Wescley, João Neto, Léo Jaime...). Mas, na reta final de cada turno, divergências entre Lira e alguns jogadores resultaram no fracasso que poderia ter sido evitado.

Valente

Foi o caso, por exemplo, do afastamento de Léo Jaime, que depois voltou, mas aí sem a mesma graça e brilho de antes. Ainda assim, segue o Ferrão. Mais uma vez, com todo um jogo de cintura para sobreviver. Resistente como poucos. E bota resistência nisso... Valente Ferrão.

Eco-Ipu

Começa amanhã, em Ipu, a segunda etapa do Campeonato Cearense de Parapente. O evento faz parte do Eco-Ipu, que estimula a defesa do meio-ambiente. O piloto Demétrius comunica à população de Ipu que haverá vôo duplo para quem quiser descobrir a emoção de voar de parapente.

Ao vivo

TV Diário mostra hoje, às 20 horas, ao vivo, direto do Estádio do Junco em Sobral, Guarany x Fortaleza, primeiro jogo da decisão do segundo turno. Narração de Kaio Cézar, comentários de Juciê Cunha Filho, reportagens de Ana Cláudia Andrade e Ronaldo Freitas. Sobral outra vez no destaque como cenário de grande espetáculo.

"O drible de Garrincha parecia meneio de passista de escola de samba".
Sílvio Carlos, analisando semelhanças entre samba e futebol
Jornalista