Matéria-629022

Definição

Estádio Serjão. Dia 17 de janeiro de 2009. Frente a frente, Boa Viagem e Fortaleza. Resultado final: vitória do Leão por 2 a 1. Dia 28 de fevereiro de 2009. Local: Estádio Alcides Santos no Pici. Frente a frente, Fortaleza e Boa Viagem. Resultado final: vitória do Leão por 2 a 0. Dia 08 de abril de 2009. Local: Estádio Serjão. Frente a frente, Boa Viagem e Fortaleza. Resultado final: imprevisível. Hoje, as circunstâncias são diferentes. Jogo decisivo difere das partidas comuns que nada definem. Há um clima especial que tudo transforma, quer no comportamento dos atletas, quer nas manifestações da torcida, quer no ânimo da arbitragem. Se em observação apenas o aspecto técnico, o Fortaleza é o favorito. Basta ver no turno a campanha tricolor que tem 70.37% de aproveitamento contra 51.85% do Boa Viagem. Mas isso é apenas um dado indicativo. Em jogo de definição, tudo pode acontecer.

Em ascensão

É importante verificar que, nas duas vitórias do Fortaleza contra o Boa Viagem, este deu sempre muito trabalho ao Leão. Além disso, o time do Danilo Augusto, cresceu de produção e ganhou confiança na reta final. Gato, Lô, Denilson, Paloma e companhia que o digam.

Humildade

´Será a luta do pequeno contra o Gigante´. O presidente do Boa Viagem, Fernando Assef, assim definiu o jogo de hoje. Reconheceu a força do Fortaleza, mas expressou sua confiança no grupo que levou Boa Viagem às semifinais. E que, portanto, poderá surpreender.

De volta

Zé Teodoro volta ao lugar de onde não deveria ter saído. Teve interrompido o seu trabalho por uma dessas insanidades tão comuns no futebol. Retoma seu objetivo embora tenha de recuperar o tempo perdido. Duro desafio. Sem o Zé, o projeto arrastão acabou comprometido. E assim dirigentes dificultaram o trabalho dele.

Arbitragem

Advertência de Dacildo Mourão procede. Nesta fase semifinal, maior deve ser a atenção dos nossos árbitros. Na fase classificatória, houve influência em lances capitais como ficou provado em vários momentos. O técnico Arnaldo Lira não deixou passar uma sequer. E, na maioria das vezes, teve suas razões.

Calma

A propósito de Arnaldo Lira, quero acreditar que será bastante proveitoso para o Ferroviário se ele conseguir controlar melhor suas reações. Certamente fará melhor leitura do jogo, passando com precisão ao auxiliar as alterações necessárias.

Firmeza

Douglas, goleiro do Fortaleza, fez belas defesas em Horizonte. Revi na TV as suas defesas. Ganhou confiança e vai buscando afirmação. Nestas semifinais, terá grande oportunidades de consolidar a imagem de goleiro frio, seguro, imperturbável.

Questão

Morreu Giulite Coutinho, primeiro presidente da CBF. Cumpriu dois mandatos. Teve grande desempenho na vida do América/RJ, onde foi presidente de 1956 a 1971. O atual estádio rubro leva seu nome. Ao lado de Romário, vinha lutando pela recuperação do América (Dados de Airton Fontenele).

Equilíbrio

Ferroviário tem Wescley, Léo Jaime, Jardel... O Guarany tem Jessuí, Clodoaldo, Aleluia. O Ferroviário tem Diego, Valter, Guto. O Guarani tem Marcelinho. O Ferroviário tem Jefferson. O Guarany tem Vantuir. O Ferrão tem Rodrigo. O Guará tem Ivan. Haja equilíbrio! Tudo imprevisível.

Mensagem

De Antonio Barroso de Sousa Neto: ´Temos a grata satisfação de ver brilhar no Boa Viagem o técnico prata de casa, Danilo Augusto, natural de Itapipoca. Como atleta, começou no Ferrão e teve bela passagem no Guarany/SP, ao lado de Zenon. Parabéns meu amigo e primo Danilo Baratinha´.

Interior

Por dois anos seguidos (2007, 2008), o futebol do interior, com o Icasa, chegou à decisão do Campeonato Cearense. Hoje dois representantes do bom futebol interiorano estão aí: Boa Viagem e Guarany. As chances são claras. A vantagem do Guarany é decidir em casa a vaga na final do turno. Boa Viagem, no Castelão.

"Eu fui o responsável pela queda do Icasa. Agora penso nas competições nacionais".
Zacarias Silva, sobre o rebaixamento no certame estadual
Presidente do Verdão