Matéria-628523

Agradável surpresa

O Boa Viagem foi a grande e agradável surpresa desta última rodada. Até sábado, incerteza. Após os resultados de ontem, ei-lo com mérito acima do Ceará, ocupando a vaga que teoricamente seria do alvinegro. Fixo a observação no Boa Viagem porque o Guarany logo deu sinais de sua retomada, garantindo-se por antecipação. O Boa Viagem, pelo contrário, veio num procedimento mais lento. Passou a uma ação mais determinada quando fora de casa encarou Maranguape e Ferroviário, conseguindo dois empates (2 x 2). E fechou os 14 pontos na importante vitória de ontem sobre o Guarany (4 a 2). Lá estão, salvo algumas alterações, Marleudo, Gato, Lô, Uélson, Gustavo, Anderson, Tela, Rabicó, Denilson, Valmir, João Paulo, Nilsinho, Diego, Erilson, Alex, Somália, Airton, Puma, Victor, Jardel, Paloma... O técnico Danilo Augusto fez trabalho paciente e agora conseguiu colher bons frutos.

Decepção

Situação frustrante a do Ceará ontem. De vencedor do primeiro turno a eliminado da atual etapa, eis o alvinegro mergulhado na incerteza. O Itapipoca soube se impor. Adotou modelo fechado e apostou nas falhas da frágil defesa alvinegra. Ganhou por 2 a 1.

Desentrosados

Robson e Márcio, apesar dos esforços, jamais conseguiram se entender. No gol de Popó, com dribles curtos em Robson, a demonstração clara das dificuldade de entrosamento desses dois zagueiros. Uma preocupação que já passa a existir para os jogos finais do certame.

Influência

Até que ponto a eliminação poderá influir negativamente no ânimo dos jogadores do Ceará? Ontem, pelas declarações dos atletas, notei elevado grau de abatimento no elenco alvinegro. Ir para a decisão do certame com astral baixo é perigoso. Trabalho psicológico tem de ser realizado já.

Embalo

É comum se ouvir no futebol a colocação segundo a qual time que vence o segundo turno tem mais possibilidade de ser campeão estadual porque vai no embalo da conquista do turno. Não deixa de ter razão quem pensa assim, mas isso não vale como regra.

Equívocos

Insisto na observação que venho fazendo: cometeu grave erro de avaliação quem escolheu o Estádio do Uniclinic para uma partida decisiva como Ceará x Itapipoca. Imperdoável pisada na bola. Outra: deixar Boiadeiro para o segundo tempo é opção que não entendo. Quanto a Alberto, pela condição física dele, tudo bem.

Cruzamento

Guarany (2º) x Ferroviário (3º). Taí equilíbrio. Não há favorito. Na fase classificatória no primeiro turno, deu vitoria coral na Barra (1 x 0); no segundo turno, vitória do Bugre em Sobral (2 x 1).

O melhor

O Fortaleza mereceu ser o primeiro colocado na fase de classificação deste turno. O Leão superou o trauma de ter sido eliminado pelo Ceará no turno passado. Mudou de técnico, fez contratações, obteve êxito. Ganhou os dois jogos diante do Boa Viagem (1 x 2 dentro do Serjão e 2 x 0 no Alcides Santos). Mas todo alerta é pouco contra o ´já ganhou´.

O nome

Na vitória, de virada, e permanência do Quixadá na primeira divisão, um nome foi alvo de todos os elogios: Lequinha. Segundo companheiros da TV Diário que participaram da transmissão ao vivo, Lequinha teve atuação impecável, fato que manteve o Quixinha na elite.

Rebaixamento

Lamento a queda do Icasa. A luta de seus dirigentes foi grande. Impossível avaliar o tamanho da crise em que mergulha o Verdão. Só o tempo dirá a extensão do problema. Temo pelo destino do Verdão, caso não alcance êxito na próxima etapa da Copa do Brasil. Difícil momento.

O tempo passa

Hoje faz 30 anos da morte do inesquecível Paulino Rocha, campeão de audiência. Comentarista brilhante, deixou sua marca no rádio e no parlamento, onde atuou como deputado. Trabalhei com Paulino na Rádio Dragão do Mar. Guardo dele as melhores recordações. Ficou a saudade do ´Quando fala o campeão´.


"Hoje, infelizmente nada deu certo. Agora é preparar o time para os dois jogos finais."

Fábio Vidal
Ala do Ceará