Volta por cima
A grande surpresa positiva deste segundo turno foi o Guarany de Sobral. Classificou-se por antecipação e obteve ótimos resultados. Diante dos chamados grandes da Capital, perdeu apenas para o Ceará, num jogo atípico, mas ganhou do Fortaleza (1 a 0) e do Ferroviário (2 a 1). Luís Torquato acertou quando substituiu o técnico Polozzi por Oliveira Lopes Canindé. A partir daí o time iniciou visível ascensão. O goleiro Vantuir revelou qualidades que não tinham ficado bem claras no primeiro turno. A chegada de Jessuí deu ao ataque a companhia ideal para Jefferson. Reinaldo Aleluia, embora não ainda na forma desejável, também apresentou sua contribuição. Marcelinho conhece como poucos os caminhos da meia-cancha, onde exerce variado papel. Elielton tem seu valor. Clodoaldo, frio e calculista, é o homem que confere as jogadas na área. Assim é o Guarany que retoma a tradição e mostra serviço.
Alerta geralA derrota do Guarany para o Ceará (4 x 3), após o Bugre colocar 3 a 0 no placar, caracterizou um jogo atípico. Não é comum um time experimentar situação assim. Quero crer que tal insucesso, apesar de superado, servirá de advertências para futuras jornadas do Bugre.
GarantidoO Guarany faz seu último jogo desta fase fora de casa no Estádio Serjão. Mas já chegará com a vaga no G-4 sacramentada. Tem amplas condições de administrar as circunstâncias do jogo, visando às semifinais. Bem diferente do primeiro turno quando ficou em sexto lugar.
GolaçoAté agora, qual o gol mais bonito do segundo turno? Dentre os que tive a oportunidade de avaliar, optei pelo que foi marcado por Marcelo Nicácio. O gol em que ele, com um leve toque, encobriu o goleiro do Quixadá, lembrando em tudo o ídolo Clodoaldo, useiro e vezeiro na forma de assim conferir.
GoleirosPor três anos seguidos os goleiros predominaram. Adilson, duas vezes; Tiago Cardoso, uma vez. Foram os melhores. Este ano a situação mudou. Douglas está bem, mas ainda busca afirmação. Adilson, não obstante grandes defesas, experimentou momentos ruins. Eufrásio, ótimo no primeiro turno, vacilou na atual fase.
Evolução
Quem ganhou visibilidade pelas belas atuações foi Bismark. Como evoluiu este meia do Fortaleza. Articulador de precisa leitura de jogo, cuidou também de mostrar que, não raro, finaliza com perfeição. Um de seus gols entrou para o rol dos mais bonitos do turno.
AfirmaçãoMisael começou a temporada marcando o gol da vitória do Ceará logo na estréia diante do Quixadá no Estádio Domingão em Horizonte. Depois oscilou muito. Mas contra o Guarany e contra o Horizonte ele mostrou ao técnico Ruy Scarpino a sua importância no esquema. Pena ter ficado fora do jogo de ontem.
Acima das críticasO bombardeio às arbitragens cearenses tem sido forte e permanente. Arnaldo Lira, com seu jeito mordaz, verberou bastante. Depois dele, Evandro Leitão. O Fortaleza também protestou. Acima das turbulências, a árbitra Eveliny Almeida ganhou escudo da Fifa.
Cuidado LéoMaradona fez gol com a mão e ainda disse que tinha sido ajudado pela mão de Deus. Despachou a Inglaterra em plena Copa de 1986. Aqui Léo Jaime fez gol com a mão e foi expulso. ´Há coisas que o árbitro vê e outras que o árbitro não vê´.
PolêmicaA frase acima foi dita por Armando Marques quando todo poderoso dono da arbitragem nacional. E foi gravada pelo então árbitro Dacildo Mourão numa palestra do Armando. Até hoje não entendi a colocação nem sei o que, no comando de um jogo, o árbitro tem que ver ou não ver.
MilagreO Ferrão, para perder a vaga para o Boa Viagem, terá de ser derrotado pelo Maranguape e, ao mesmo tempo, o Boa Viagem ganhar do Guarany no Serjão com diferença de sete gols, algo quase impossível. Mesmo assim, os mais prudentes preferem dizer que os corais ainda não estão classificados. Para mim, o Ferrão já está lá.
"Estamos embalando na hora certa no Carioca e temos certeza de que vamos brigar pelo título".
Cuca
Técnico do Flamengo