Inacreditável
Há muito não acontece no futebol cearense uma rodada com 21 gols. Não lembro quando isso aconteceu antes. Estive no Castelão. Quase não acreditei no que vi. Até 35 minutos do primeiro tempo, o Ceará teve o controle do jogo, mas foi o Guarany quem cuidou de fazer dois gols nos minutos seguintes (36 e 37). Na fase final, o alvinegro voltou a ter o controle da partida, mas foi Clodoaldo quem, aos 23 minutos, fez Guarany 3 a 0. O Ceará cuidava de jogar. O Bugre cuidava de fazer gols. Tudo complicado. A partir de 26 minutos, começou a reação. O que o Ceará não fizera até então, conseguiu realizar em 18 minutos, ou seja, um milagre de quatro gols. A virada que muitos alvinegros não viram porque, descrentes, deixaram o estádio. Um milagre que muitos ouvintes não escutaram porque, com raiva, desligaram seus receptores. Esqueceram que o futebol é imprevisível, inacreditável.
Na rua
Parei meu carro num semáforo. Uma rapaz, que ia no ônibus, gritou para mim: ´Tom, que vergonha o Ceará fez. Perder por 3 a 0!´ Quando eu disse que o Ceará tinha virado para 4 a 3, ele respondeu: ´O senhor tem um ar tão sério e fica brincando nessa hora´.
SérioEu notei que o torcedor que ia no ônibus não gostou daquilo que ele entendera como brincadeira de mal gosto de minha parte. Fiquei pensando na reação dele quando chegou em casa e soube que eu estava falando sério. Realmente, viradas assim são muito raras.
A maiorA virada do Ceará não foi maior do que a virada aplicada no Remo, na fase decisiva do Nordestão de 1969. O Remo vencia por 2 a 0. O Ceará tinha que fazer três gols na fase final. E fez. O da virada (3 a 2) foi marcado por Gildo, de cabeça, aos 45 do segundo tempo. Na minha opinião, a maior virada da história do Ceará foi essa contra o Remo.
HojeMovido pelo embalo da histórica virada, o Ceará enfrenta o Horizonte logo mais no Castelão. Postura de favorito para o alvinegro, mas sem o perigoso ´já ganhou´. Verdade que o Horizonte faz campanha pífia este ano, mas há todo um jogo de interesse nestas rodadas finais. E isso tem de ser levado em consideração.
VerdadesFatos incontestáveis: Jamais Boiadeiro, pela sua forma atual, pode ser substituído. /// O homem para bater pênalti no Ceará é Sérgio Alves. /// Alberto, se ganhar condição para um jogo inteiro, será titular absoluto.
Outro sustoO Fortaleza também teve seus momentos de aflição em Itapipoca, mas soube superá-los. Até imaginei que o Leão encontraria mesmo dificuldade, mas não da forma como encontrou. O triunfo, com dois gols nos últimos minutos (o da vitória já nos acréscimos), revelou um lado positivo: o empenho tricolor, mesmo quando a causa parecia perdida.
VantagemO Fortaleza encara o Maranguape amanhã no Alcides Santos. Observo a vantagem tricolor, pois o Leão segue invicto no Pici. Sei que isso não é tudo. Mas pesa. O Maranguape luta pela vaga, mas anda oscilando muito. Que o diga o empate em casa com o Boa Viagem.
SemelhançaAmanhã, o Ferroviário terá igualmente a vantagem de pegar em casa, na Barra, o Boa Viagem. Situação semelhante à do Pici. A vantagem coral existe, mas não é tudo. O Boa Viagem está na briga por uma vaga no G-4.
HarmoniaLéo Jaime mais uma vez deixou clara a sua importância no esquema coral. Além de ter participado no gol de Wescley, fez também belo gol. Melhor para o Ferrão é mesmo a harmonia entre o técnico e o atacante. É melhor para o Ferroviário, melhor para Lira e para o próprio Léo.
ReclamaçãoO leitor Edson Dias, após fazer análise geral sobre os problemas da cidade de Fortaleza (buracos maquiados , PV fechado, dezenas de quadras de esporte com traves e alambrados quebrados em muitas praças), entende que a confirmação da Copa 2014 poderá mesmo melhorar a estrutura da cidade. Dele a frase do rodapé de hoje.
"Só fazendo Copa do Mundo para turistas, é que nós Fortalezenses seremos beneficiados".
Edson Dias
Colaborador