Ótima campanha
O Guarany de Sobral voltou para valer. Está na liderança, não por um acaso senão pela reação empreendida a partir da reta final do primeiro turno. Naquela ocasião, quase alcançou uma das vagas nas semifinais, mas ficou à margem após a derrota para o Ferroviário na Barra (1 a 0). Mas o Guarany cresceu com o técnico Oliveira Lopes e a chegada de Jessuí e Reinaldo Aleluia. Ganhou novo padrão. No primeiro turno, fez 11 pontos. Agora, faltando ainda dois jogos a cumprir, está com 16 pontos. Triunfou diante de dois dos grandes da Capital: 1 a 0 no Fortaleza e 2 a 1 no Ferroviário. Foi surpreendido apenas pelo Icasa. Enfrentará o Ceará no dia 28 próximo. Poderá administrar bem a vantagem aberta sobre os concorrentes. Oliveira Lopes tem as peças na mão. As mudanças introduzidas na fase final, com entradas de Clodoaldo e Elielton, neutralizaram o Ferrão. Aí ganhou o jogo. Tudo com muito mérito.
LiçãoO Ferroviário, após golear o Ceará, não mais venceu. Empatou com o Itapipoca e perdeu para o Guarany. Empolgação? Sei não. Em Sobral, notei dois erros graves: o Ferrão não soube matar o jogo, quando tive a vitória na mão. E cedeu demais na fase final. Do banho de bola no primeiro tempo, caiu no segundo. Hora de revisão.
Confiança
Na conversa que mantive com Ruy Scarpino, no Debate Bola, observei a confiança que ele tem no grupo alvinegro. Ruy mostrou-se consciente dos desafios que terá. Ele fez um estudo completo sobre os concorrentes, tendo visto incontáveis vídeos dos adversários. ´Não deu tempo nem de arrumar o apartamento´, disse. Ruy demonstrou muita coragem ao comandar o Ceará no clássico, praticamente sem treinar a equipe. E ganhou o jogo. Incrível.
ExplicaçãoRuy cuidou de explicar a razão por que substituiu Boiadeiro, que tem fôlego para dois jogos, e deixou em campo Maracanã, que não estava no ritmo de Boiadeiro: a versatilidade de Maracanã prevaleceu.
ZagaEu advertia que a zaga do Ceará só ia bem quando composta por Fabrício e Erivelton. Mas, no clássico, Robson e Márcio Martins deram conta do recado. Márcio fez talvez sua melhor apresentação desde que chegou. A torcida já ensaiava pegar-lhe pelo pé.
ReforçosIndiscutível a qualificação dos novos reforços do Fortaleza. Resta saber qual a condição de Sidnei, Cleisson, Danilo e Luís Carlos no momento. E que tempo levarão para entrar no ritmo da competição. Eles terão 13 dias (até 5 de abril) de trabalho, quando ficará concluída a fase classificatória. Luta contra o tempo, pois.
ObservaçõesQue belo futebol tem o ala Ranieri, do Ferroviário. /// Lira tem de trabalhar os meninos corais. Eles perdem o norte quando em situações adversas. /// Dia de azar é assim: Gilmack teve grande atuação na defesa tricolor no clássico. Acabou marcando gol contra. Infelicidade.
AfliçãoO Icasa tem apenas dois pontos a mais que o Quixadá (12 a 10) na classificação geral. Empatam no número de vitórias (três), mas é grande a vantagem do Verdão no saldo de gols. O Quixadá enfrentará Boa Viagem e Horizonte e fará seu último jogo no Abilhão diante do próprio Icasa. O Verdão enfrentará Ferroviário e Ceará. Feia a coisa.
MissãoLuís Carlos explicou no Debate Bola o novo momento por que passa. Com o melhor senso profissional cuidará de sua missão no tricolor. Afirmou ter respeito pelo Ceará, seu ex-clube. Relatou como, de forma involuntária, houve o constrangedor episódio em que pisou a camisa. Diz que superou tudo. Agora pensa no futuro.
RecordandoNa foto do Recordando de ontem, batida no dia 02 de janeiro de 1955, o lateral Geroldo aparece no Ceará, ao lado de Ivan Roriz e Becão. Geroldo era do América e, por ser notável zagueiro, campeão do Norte pela Seleção Cearense em 1954, foi emprestado ao Vozão para enfrentar o Paysandu, que fez três jogos aqui. Geroldo jogou pelo Ceará (Paysandu ganhou por 1 a 0). Geroldo foi emprestado ao Fortaleza que perdeu do Paysandu (2 a 0). Finalmente, Geroldo no seu América enfrentou o Paysandu (empate 1 a 1). No Paysandu jogava o atacante Ernesto. Na terceira partida, quando viu outra vez Geroldo em campo, indagou: ´De novo, rapaz, você aqui nos meus calcanhares? Qual é o seu time? Ou você é empregado da Federação?´ Hoje, Geroldo está com 76 anos de idade. Aposentado do Daer. (Dados de Airton Fontenele).
"Queremos fazer um ano de muitas alegrias para esta torcida maravilhosa".Jéferson, após a vitória sobre o Flamengo
Meia do Vasco da Gama