Circunstâncias especiais
Ceará e Fortaleza encontram-se amanhã em circunstâncias bem especiais. O alvinegro mudou de treinador às vésperas do clássico. O Fortaleza mudara de técnico logo que Casemiro Mior perdera a chance de ir à decisão do primeiro turno. Portanto, o Leão experimenta fase de transição, fixando Mirandinha que entrara como interino. Até agora o Fortaleza, sob novo comando, não fez atuações brilhantes, mas, em compensação, ganhou todas em casa, onde mantém 100% de aproveitamento no turno. Perdeu apenas fora (Guarany 1 a 0). O Ceará, ao contrário, experimenta um rosário de decepções. A sofreguidão terminou por motivar a queda de Zé Teodoro. O Alvinegro, após a conquista do turno, só conseguiu uma suada vitória sobre o Boa Viagem. No mais, derrotas e empates. A vantagem do Ceará está no fato de ter garantida a sua vaga na decisão do ano, enquanto o Leão ainda luta para chegar lá.
DetalheFutebol é fantástico pelas mudanças inesperadas. Vejam bem: se Márcio e Adilson não tivessem aprontado a lambança que classificou o Central, certamente Zé Teodoro, com o Vozão classificado, não teria sido demitido, mesmo com as restrições que vinha sofrendo.
O patoOs jogadores erraram feio, mas quem pagou o pato foi o técnico. Claro que a isso se somou a série de decisões que Teodoro tomou, desgostando a torcida. Mudar de técnico às vésperas do maior clássico representa operação de risco, logo assumida pelo alto comando do Vozão.
Em altaNeste clássico, dois jogadores estão em alta no Fortaleza: Bismarck, pelo fino futebol que vem apresentando, inclusive marcando belos gols, e Marcelo Nicácio, que igualmente tem conferido nos momentos mais importantes.
ConclusãoA propósito, a ausência de Marcelo Nicácio em Sobral certamente contribuiu para o Leão sair do Junco sem ter marcado um gol sequer. Houve chances, mas faltou um atacante sereno, como Marcelo, para conferir com acerto.
PreocupaçãoA defesa do Fortaleza bateu cabeça na vitória sobre o Quixadá. Escapou de sofrer três gols por incompetência de conclusão do Quixinha. A rigor, apenas Gilmak está bem. Edson e Silvio carecem de melhor entrosamento. /// No Ceará, algo semelhante: a defesa só funciona com Fabrício e Erivelton. Se um deles não joga, há um desespero total, espécie de desarranjo, como ficou provado no jogo com o Central.
Expectativa
Rodrigo Mendes de volta. Esperança de maior lucidez na meia-cancha do Pici, com distribuição de jogadas bem ao estilo do jogador. Há toda uma expectativa, pois com Rodrigo certamente o padrão de qualidade do Fortaleza mudará para melhor. E bota melhor nisso. Resta saber como estará o ritmo do atleta e qual o tempo que suportará num jogo mais puxado.
LiderançaGuarany de Sobral e Ferroviário fazem o jogo mais importante da rodada porque definirá quem ficará na liderança do certame. Pelo que vi do Guará diante do Fortaleza e do Ferroviário diante do Itapipoca, equilíbrio total.
Ao vivo
Hoje, às 16h30, a TV Diário mostra Quixadá x Itapipoca, no Domingão. Ameaçado de rebaixamento, o Quixinha (7 pontos no geral) quer encostar no Icasa (11 pontos no geral). Icasa tem jogo difícil contra o Maranguape.
MensagemO leitor João Batista Vasconcelos pediu a publicação de uma foto de Marcus, ex-lateral-direito, que hoje é major da PM. O casal Joyce e Marcus quer agora contato com João Batista, pois todos estudaram no Ginásio Hermínio Barroso. Aguardo comunicação do leitor.
Fã-clubeAqui no Ceará, Elizabete Fontenele, como integrante do Fã-clube de Ayrton Senna, cuida de manter viva a lembrança do notável tricampeão de Fórmula 1. Senna completaria hoje 49 anos de idade. Eis a mensagem do fã-clube: ´Ayrton nasceu para vencer. E morreu vencendo. Saudades. Fã-clube do Airton Senna´.
"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho".
Ayrton Senna
Saudoso tricampeão mundial de Fórmula 1