Chuvas e datas
Pelo visto, teremos de conviver com chuvas e trovoadas até abril. As previsões da Funceme têm apresentado ótimo índice de acerto. Os dados via satélite são seguros. Antigamente, só interessantes para o programa ´É Hora de Plantar´. Hoje, tais previsões também são importantes para o futebol cearense, mormente se as chuvas forem em Fortaleza, onde há problemas com o gramado do Castelão. O clássico tricolor já foi adiado. Agora vem mais um clássico. Haverá problemas de datas caso haja necessidade de novos adiamentos. Melhor é trabalhar logo as alternativas. Uma delas é usar, com limitação de ingressos, o Estádio Domingão, em Horizonte; outra é possibilitar a transmissão pela TV. Imprudência será deixar o calendário exposto às variações do tempo. Foi por falta de um controle de datas que, há alguns anos, o futebol cearense passou o vexame de um campeonato que não terminou. Ou melhor: terminou no tapetão.
Número de jogosA meta do Maranguape é abrir distância na pontuação, até pelo número de jogos que tem a mais. Hoje o Gavião da Serra completará seu quarto compromisso, enquanto Ferroviário, Fortaleza e Ceará estão apenas com dois jogos. Portanto, não pode perder de vista tal realidade. Pode fazer a diferença no final.
Na berlindaArgeu dos Santos foi eleito o melhor técnico de 2008. Aliás, não de hoje Argeu há mostrado sua competência na montagem de boas equipes. Agora mesmo, não obstante quase todo o time do ano passado ter deixado o Horizonte, ele cuidou de reorganizar o grupo. Mas, apesar da boa campanha no primeiro turno, despencou na atual fase. Se perder hoje, certamente estará a perigo. A conferir.
AlambradoAlô Regional IV! O alambrado superior do Ginásio Aécio de Borba precisa de reparo. Trabalho que pode ser feito em dois dias. No momento, a torcida está evitando tal setor.
Série BConferi a Tabela do Campeonato Brasileiro Série B. O problema não será a estréia, mas o término. Concordo com o que disse o querido Neno Cavalcante. No momento, os nossos representantes ainda não têm condição técnica para pensar em ascensão. Com os atuais grupos, dá apenas para pensar em permanência na ´B´. E nada mais.
SonhosConhecidos jornalistas do Sul/Sudeste ampliam suas opiniões a favor de Felipão no lugar do técnico Dunga na Seleção Brasileira. Agora somam outro sonho: ver Ronaldo Nazário no comando do ataque da Canarinho. E tome matérias na TV...
Ao vivoDe Antônio Barroso de Sousa Neto, assíduo leitor e amigo (vez por outra ele corrige alguns erros que cometo): ´Parece que a coisa virou mesmo uma pandemia. Imagine demolir um velho estádio, embora centenário, mas com a história do Rasunda na Suécia, palco da final da Copa do Mundo de 1958 (primeiro título do Brasil) e que teve um público recorde em 1965, no jogo entre a Suécia e a Alemanha Ocidental, com quase 53.000 pagantes. Salvemos o PV então!´
ConcordoValeu, Barroso! Depois que demoliram Wembley, não mais me espanto com a indiferença dos europeus para com a histórias de seus estádios. Eles resumem tudo num museu nos estádios novos e metem o pau nas velhas praças. Quem diria!
Aqui pertinhoDanilo Pitbull tem feito gols com a simplicidade decorrente de seu próprio talento para marcar. Artilheiro nas três divisões por onde passou, já agora continua dando o recado dele, marcando gols por cima de gols. Enquanto isso, clubes chamados grandes, no desespero, lutam lá fora em busca de goleadores. Pode?
Recordando
Ontem publiquei foto do Flamengo, tricampeão carioca de 1944. Foto enviada pelo colaborador Jurandy Neves. Logo recebi mensagem do Airton Fontenele que verificou alguns equívocos, mormente no tocante à posição dos jogadores, fato que fez não coincidir o nome com o atleta. Tantas as trocas que resolvi divulgar agora a situação correta para que o leitor verifique a foto de ontem e faça a correção. A partir da esquerda (em pé), estão Biguá, Domingos da Guia, Jurandir, Newton, Quirino e Jaime. Na mesma ordem (agachados) lá aparecem Zizinho, Tião, Pirilo, Perácio e Vevé. A foto de ontem não foi a da final carioca. É uma que foi batida à noite no Pacaembu no dia 22 de julho de 1943, quando o Mengo perdeu para o São Paulo por 3 a 2. Aí o time foi exatamente o mesmo da decisão do tri em 1944.
"A história de Ronaldo no futebol terá sempre um final fenomenal".
Elizabeth FonteneleColaboradora