Matéria-614068

Treinadores

O Ceará mandou buscar Zé Teodoro. Deu-se bem. Foi o primeiro da fase classificatória. O Fortaleza mandou buscar Casemiro Mior. O Leão passou alguns sustos, mas obteve sua vaga, embora último colocado. O Maranguape optou por treinador da terrinha, Júlio Araújo. Cumpriu boa campanha, mas nos dois últimos jogos revelou incompreensível insegurança. O Ferroviário optou por Arnaldo Lira que, para muitos, é também da terrinha porque aqui começou sua vida de treinador. Lira faz belo trabalho e só não terminou em primeiro lugar porque no saldo de gols ficou atrás do Ceará. A pergunta é: vale investir em técnico de fora? Encaro a questão com naturalidade. Acho tudo muito relativo. Às vezes dá certo, às vezes não. Felipão brilhou em Portugal. Felipão fracassou na Inglaterra. Portugueses e ingleses optaram por treinador de fora, o Felipão, mas os resultados foram bem diferentes.

Fatores

Na avaliação do desempenho de um treinador, deve ser levado em consideração o elenco disponível. E não apenas isso senão o apoio da diretoria do clube. É um conjunto de fatores. Dois técnicos de fora e dois técnicos daqui estão nas semifinais. Equilíbrio, pois.

Mais um

Fito Neves foi demitido do Icasa, sendo substituído por Oliveira Lopes. O Verdão trocou um treinador de fora por um técnico de casa. O Icasa alcançou um vice-campeonato com Play Freitas, técnico de fora, e um vice-campeonato com Flávio Araújo, técnico de casa. Equilíbrio também.

Afirmação

É nos clássicos que os jovens buscam afirmação. Ali encontram a melhor oportunidade para mostrar seus talentos. De nada adiantará destaque diante de times médios se não houver a confirmação nas grandes decisões. Nesse desafio estão Bismarck, Marlon, Adailton e Bambam.

Lembrete

Árbitro de fora para os dois clássicos das semifinais. Nada contra. Mas cabe um lembrete: no Jogo Ceará 2 x 1 Fortaleza, pela fase classificatória, o árbitro cearense, Luzimar Siqueira, teve elogiado desempenho. De qualquer forma, já que optaram por árbitro de fora, vamos torcer para que tudo dê certo.

Tiros longos

Nos últimos jogos Wanderley está usando um expediente pouco em voga no futebol cearense. E vem dando certo. São os tiros fortes de fora da área. Assim fez um golaço no Quixadá. E assim repetiu a dose no jogo decisivo diante do Horizonte no Estádio Alcides Santos.

Público

No clássico Ceará 2 x 1 Fortaleza, o público pagante foi 27.866 torcedores. Não pagante, 2.223. Público total: 30.089. Renda: R$ 366.295,00. Um domingo à tarde. Amanhã, como o jogo será à noite, é possível que o público seja menor. Mas há um detalhe: o clássico agora tem característica de decisão, situação não existente no anterior.

Favorito

Apesar de o jogo ser no Moraisão, o Ferroviário é o favorito. Vejo melhor harmonia entre os comandados de Lira. Aliás, o Ferrão teve várias oportunidades para ´matar´ o jogo passado com um quarto gol. Não o fez por puro preciosismo de João Neto. Lira nem gostou.

Reação

Em boa parte dos dois últimos jogos, o Maranguape, após padecer gols, ficou apenas vendo respectivamente Horizonte e Ferroviário em ação. Quem quer ganhar título tem de apresentar reação imediata.

Força

A força do Maranguape reside no ataque com Danilo e Carlos Alberto. Mas se derem mais confiança ao Gerson, certamente haverá nova opção, tal como aconteceu no momento final do jogo anterior. Nesta parte, louvável o apoio que o técnico Júlio Araújo vem dando ao meia.

Notas & notas

Os participantes do Intermunicipal Master terão reunião final no dia 16 próximo, segunda-feira, na sede na Ligaff (Rua São Paulo, 32, s/113). /// Minha prima, Maria Albene, completou 60 anos, homenageada por familiares e amigos em Sobral. Parabéns. Torcedora do Guarany, ela avisa: ´O Guará vai quente no turno final´.

"Sou uma pessoa de bom humor. Tenho bom humor, apesar da cara feia".
Felipão
Técnico demitido pelo Chelsea