Os semifinalistas
O time que mais cresceu na competição até aqui foi o Ceará Sporting Clube. Explico: começou a trabalhar bem depois do Ferroviário e concluiu a primeira fase na frente do Ferrão. Verdade que empataram no número de pontos (18), mas o saldo de gols tem sua valia, pois identifica quem foi mais eficiente quando do encontro de contas entre defesa e ataque. Nesta parte, o alvinegro teve três gols a mais que o Ferrão. No confronto direto entre corais e alvinegros deu empate (1 a 1). O Maranguape teve começo empolgante, mas nos últimos jogos revelou insegurança, máxime quando atrás no placar. A arma mais perigosa do Gavião é a eficiência da dupla de ataque Carlos Alberto e Danilo Pitbull. Mas o técnico Júlio Araújo precisa trabalhar mais a autoconfiança do grupo, visando a saber contornar sem assombros as situações mais adversas. Avalio o Fortaleza nos tópicos seguintes.
Dificuldade
O Fortaleza experimenta as naturais dificuldades de um time ainda em busca de ajustes. A demora na regularização de alguns contratados atrasou de certo modo o programa de utilização desses reforços. Caso, por exemplo, de Marcelo Nicácio.
TempoO amadurecimento de jovens valores como Bambam, Bismarck e Adailton está acontecendo gradualmente. Todo esse trabalho de ajuste fez demorar mais o tempo previsto pela comissão técnica para alcançar melhor nível de produção. Agora terá de apressar.
Hoje e amanhãO tricolor de aço tem Marcelo Nicácio e os argentinos ainda como reforços para utilização. Mas não pode haver demora porque, no melhor sentido figurativo do ´campeonato relâmpago´, o amanhã é hoje. Portanto, tudo tem que ser para ontem. A demora no aperfeiçoamento poderá custar o título.
Importância
Vejam a importância de determinados atletas para alterar significativamente a produção de um time. A entrada de Rodrigo Mendes foi responsável pela classificação do Fortaleza. Se Mendes não tivesse sofrido contusão na estréia, certamente já teria alcançado patamar mais avançado.
CruzamentoO sistema mata-mata aplicado nas semifinais muda a característica do certame. Sai de pontos corridos para fase eliminatória em dois jogos. Nesta parte, melhor para técnicos que sabem mudar o esquema de jogo de acordo com o andamento das partidas. O estrategista levará vantagem aí.
ModeloFaz tempo os três grandes da capital não se classificavam ao mesmo tempo. Bom se fosse um torneio porque teríamos todos os clássicos. No mata-mata, um clássico fica logo excluído com a eliminação ou do Ceará ou do Fortaleza. E se Maranguape for à final, outro clássico também não acontecerá.
Objetivo
Deputado Domingos Filho e o prefeito de Tauá, Odilon Aguiar , articulam um jantar para o dia cinco de março no Náutico. Nesse dia será lançado projeto ´Tauá rumo à primeira divisão´. Mário Feitosa está à frente do movimento de mobilização dos tauaenses.
MarketingNo apartamento de cada membro da Fifa e da CBF, o setor de marketing do Fortaleza deixou um kitt completo com camisa do Leão e carta de apresentação escrita em inglês. Ricardo Teixeira recebeu uma garrafa, tendo seu nome nela inscrito com areia colorida.
Tira-teima
Hoje, o primeiro jogo da Seleção Brasileira em 2009. Enfrenta a Itália em Londres. De 1938 a 1997, equilíbrio entre seleções principais: cinco vitórias para cada e dois empates. Empate também no número de gols (19 x 19). Portanto, logo mais haverá um verdadeiro ´tira-teima´.
Nove Copas
Em 18 Copas do Mundo, Brasil e Itália ganharam a metade, ou seja, a Seleção Brasileira ganhou cinco e a Seleção Italiana ganhou quatro. O primeiro jogo foi em 1938 em Marselha pelo Copa da França (Itália 2 a 1) e o último em Lyon (Torneio da França), 8 de junho de 1997, empate (3 a 3). (Dados de Airton Fontenele).
"Não aceito time deixar de matar o jogo quando tem chance para fazê-lo".
Arnaldo Lira
Técnico do Ferroviário