Copa 2014
Os homens da Fifa estão vendo de perto a Fortaleza bela. Em Campo Grande a população foi às ruas com bandeiras, faixas e outras motivações. Em Goiânia não foi diferente. Quero crer que os Fortalezenses, hospitaleiros como são, saberão fazer melhor. Vale tudo na luta para ser subsede da Copa do Mundo de 2014. No Nordeste, segundo dados técnicos já levantados, o Castelão está numa situação mais favorável. A reforma exigirá menos gasto que a construção de um estádio novo, caso, por exemplo, de Salvador e Recife, que precisarão erguer suas praças esportivas. Atendendo às exigências da Fifa, Fortaleza tem o Castelão com área disponível para estacionamento de quatro mil veículos, hospitais no raio imposto pelo caderno de encargos e rede hoteleira de qualidade. Além disso, fica numa posição privilegiada em relação aos Estados Unidos, África e Europa. Está com tudo para ser aprovada.
AlasImpressiona-me a boa qualidade dos alas Boiadeiro (Ceará), Lô (Boa Viagem) e Andrezinho (Horizonte), que atuam pela direita, todos com ótimo desempenho. Não se pode dizer a mesma coisa com relação à ala esquerda. Hoje ainda não há destaque excepcional.
O contrário
No ano passado aconteceu o contrário: a sensação foi Márcio Azevedo (Fortaleza), ala que atuava pela esquerda e assim se destacou. Também pelo mesmo setor brilhou Esquerdinha, então no Icasa. Mas Esquerdinha foi prejudicado por uma contusão que o afastou.
Rodada finalCeará e Ferroviário estão tranqüilos porque antecipadamente classificados para as semifinais. Mas não poderão cometer descuidos caso queiram manter posições. A não ser que prefiram direcionar o trabalho com o objetivo de pegar na próxima fase adversário teoricamente mais fraco. Se optarem por agir assim, certamente assumirão alguns riscos nada recomendáveis.
Riscos
Como os jogos de amanhã serão realizados no mesmo horário, direcionar um resultado nem sempre será seguro, visto que mudanças no placar poderão acontecer até nos acréscimos, tal como houve no empate Horizonte 2 x 2 Itapipoca.
Riscos IIQuem estiver programando situação para pegar um adversário supostamente mais fraco poderá, de repente, deparar-se exatamente com o adversário mais forte. Portanto, a coincidência de horário, em boa hora estabelecida, visa a evitar direcionamentos ou combinações.
Saldo de gols
Na disputa com Horizonte, o Fortaleza leva vantagem nos critérios de desempate. Tem melhor saldo de gols (7 x 5) e maior número de gols marcados (16 x 15). E mais duas vantagens: joga pelo empate e atua dentro de casa, ou seja, no Estádio Alcides Santos. Só uma zebra tirará a vaga do Leão.
AdvertênciaNão obstante as vantagens tricolores, é bom o Leão ficar com as barbas de molho. Explico: Maranguape também tinha todas essas vantagens e acabou surpreendido dentro de casa, no Moraisão. Detalhe: Horizonte tem os dois artilheiros do campeonato: Danilo Pitbull e Carlos Alberto.
No embaloCeará é o favorito, mesmo jogando em Itapipoca. Está mais inteiro e vem no ritmo de uma liderança, alcançada na penúltima rodada. Tem Adilson, Boiadeiro, Alex Gaibu e Edu Sales em ótima fase. E Sérgio Alves com sua eterna vocação de goleador.
Interdependência
Maranguape x Ferroviário e Fortaleza x Horizonte estão entrelaçados porque definirão o destino de dois times dos três que lutam por verem seus nomes confirmados nas duas vagas restantes. Daí a maior importância desses jogos. A TV Diário mostrará ao vivo Maranguape x Ferrão.
Fares LopesA Liga Popular de Esporte, Cultura e Juventude promove a partir de hoje a ´III Copa Fares Lopes de Futebol Sub-16´´. Participarão 22 times. O objetivo é descobrir novos valores. Locais de disputa: Vila Manoel Sátiro, Lagoa Redonda, Zé Walter e Macacanaú. Informações com Antoniel Alves (8728.8142).
"O meu time pagou caro o preço da desatenção e dos erros de posicionamento".
Júlio Araújo, após perder a chance de classificar-se por antecipação
Técnico do Maranguape