Definição
O Ceará está mais tranqüilo. O Ferroviário segue-lhe os passos. Fortaleza e Horizonte, irmãos gêmeos, iguais em tudo. O Guarany de Sobral entrou na briga pela vaga. Embolou tudo na reta final. O Vozão pega o Icasa, que este ano faz campanha pífia. E depois fecha a fase em Itapipoca. Alvinegro abriu espaço para administrar a vantagem. O Ferroviário tem dois jogos difíceis: recebe o Guarany na Barra e pega o Maranguape no Moraisão. Tarefa complicada porque, não raro, o Ferrão tropeça na Barra. Hoje tem a obrigação de vencer no Elzir Cabral, onde, por mais paradoxal que pareça, só complicou este ano. Quem terá adversários mais fáceis, Fortaleza ou Horizonte? Lógico que o Fortaleza. Hoje, embora no Abilhão, o tricolor de aço é favorito diante do Quixadá. Mas cabe uma advertência: o gramado do estádio não está bom. Ruim para quem tem mais técnica como o Fortaleza. A conferir, pois.
Reação
Positiva a reação do Guarany, faltando duas rodadas para o fim da primeira fase. Tem adversário difícil hoje, ou seja, o Ferrão na Barra, mas fecha a fase em casa, no Junco, diante do Boa Viagem. Dependendo do resultado de hoje, terá todo o direito de sonhar com a vaga.
Revisão de vidaHá muita expectativa em torno da estréia de Jardel pelo Ferroviário. Ontem, mediante pesquisa feita por Airton Fontenele, cuidei de mostrar o invejável currículo desse atleta que foi Chuteira de Ouro na Europa. Aliás, faço uma retificação: ontem citei que ele fora artilheiro em 2002 pelo Benfica. Errei. Na verdade em 2002 fora pelo Sporting Lisboa como colocou o Fontenele.
Opção
Costumo dizer que há jogador que se escala, ou seja, produz belo futebol e ganha as graças da torcida. Caso de Edu Sales. Sempre que entra, muda para melhor o panorama do jogo. Assim em Sobral, assim diante do Fortaleza. A opção fica com o treinador.
ModeloSe Teodoro quiser um atacante mais fixo, Sérgio Alves é o nome. Se quiser mais velocidade logo no início, formará com Misael e Edu. Questão é examinar as conveniências e decidir pelo modelo que lhe parecer mais adequado. Importante foi ter conseguido dar ao grupo a consistência que ora tem.
Vantagem
Na luta para pela vaga nas semifinais, o Fortaleza tem a perseguição de Horizonte e Guarany. Entretanto, se chegar à rodada final em igualdade de condições com o Horizonte, terá a vantagem de decidir a vaga em casa, ou seja, no Castelão. Certamente isso terá enorme importância pela presença da torcida tricolor.
O líderMaranguape soma 15 pontos e tem vantagem no saldo de gols. Mas não pode relaxar, pois pega Horizonte (amanhã) e Ferroviário (domingo), times que estão na briga por vagas nas semifinais. A favor do Maranguape, além do bom time que tem, o privilégio de fazer os dois jogos no Moraisão.
LivrosTrês novos títulos. A Editora Jardim dos Livros lança ´Corinthians, Amor sem Divisão´, obra completa com depoimento de jogadores, ex-jogadores, ídolos alvinegros e jornalistas. /// A Editora Leitura lança ´O Time do Meu Coração´ e ´Corinthians! Campeão dos Campeões´, este destinado ao público infanto-juvenil.
O narradorKaio Cézar, de apenas 18 anos de idade, é narrador exclusivo da TV Diário. Ele foi a revelação de 2008. Provou versatilidade quando também narrou o GP Sul-Americano de Atletismo que envolveu várias modalidades. É apresentador de programas e faz reportagens especiais. É bom mesmo.
RecordandoNotáveis goleiros. Década de 50. O goleiro Ivan Roriz fez nome com a camisa número um do Ceará. Uniforme todo preto, com número branco. Brilhou também na Seleção Cearense de 1954, quando foi Campeão do Norte, título conquistado em Belém, numa decisão com a seleção do Pará. /// Em 1956, Gilvan Dias e Pedro Simões foram os goleiros do time do Gentilândia, campeão cearense naquele ano. /// No final dos anos 50, aqui chegou da Paraíba Harry Carey, excepcional goleiro que ganhou títulos pelo Ceará e pelo Fortaleza. Harry Carey era fantástico./// Na década de 60, George e Aloísio Linhares, o Caravelle, confirmaram qualidades excepcionais. Ambos chegaram à Seleção Cearense. Aloísio sagrou-se campeão estadual pelo Ceará e também pelo Ferroviário. Foi ainda campeão pernambucano pelo Náutico. Aloísio morreu no ano passado. /// Lulinha também foi goleiro excepcional. Igualmente campeão pelo Ceará e pelo Fortaleza.
"Eu estou muito feliz aqui em Porangabuçu, mas não é fácil ser goleiro do Ceará".
Adilson
Goleiro alvinegro