Retomada coral
Importante vitória do Ferroviário sobre o Boa Viagem (2 a 1). Ganhar no Serjão não é fácil. Primeiro tempo sem qualidade. Ferrão teve mais controle, mas foi o anfitrião que esteve próximo de marcar: Valmir e João Paulo desperdiçaram. Na fase final, o Ferrão melhor. Wescley fez 1 a 0. Nilsinho, de pênalti, logo empatou. Coube ao melhor jogador em campo, Rodrigo, estabelecer a vantagem coral. Daí para frente, o jogo cresceu em movimentação com chances alternadas. Boa Viagem teve Diego Carioca expulso. Bobagem dele. E castigo. Na reta final, Valter sofreu pênalti que o Joaquim Webster não marcou. Justa vitória coral porque soube aproveitar as oportunidades. Desta vez, Lô não foi tão brilhante. Rabicó tem toque refinado, mas carece de melhor ritmo, pois está além do peso. Ganhou maior significado a vitória coral porque conquistada sem três importantes atletas: Robson, Léo Jaime e Diego. Retomada coral.
ProtestoLira tem suas razões. No jogo com o Ceará, nas duas bolas que tocaram na mão dos jogadores alvinegros, o árbitro entendeu que foi bola na mão. E foi mesmo. Ontem, quando houve lance semelhante, o árbitro marcou pênalti contra o Ferrão. É preciso padronizar, gente.
Em altaNo ano passado, quando atuava pelo Horizonte, o ala Eusébio já revelara ótima aplicação tática. Agora no Fortaleza há confirmado seu talento, inclusive melhorando sobremaneira a participação coletiva. É visível o crescimento profissional de Eusébio. Confirma ter personalidade para encarar as situações mais adversas. A continuar assim, será certamente um dos destaques da temporada.
Ao vivo
Hoje, a partir de 20h15, a TV Diário mostrará ao vivo Icasa x Fortaleza, direto de Juazeiro do Norte. Comando de Kaio Cézar, narrador revelação de 2008. Kaio está cada vez melhor, voz bonita, exatidão nos lances. Comentários de Juciê Cunha, reportagens de Ana Cláudia Andrade e Ricardo Mota.
AtacanteMarcos Bambam é esperança de gol. Aliás, 2009 pode ser o ano da definitiva afirmação desse atacante que desde o ano passado vem mostrando boa qualidade. Mais uma vez na Copa São Paulo ele confirmou a importância de sua presença. Cabe ao Cesemiro Mior encontrar o modelo tático que dê ao atleta adequadas condições para Bamban produzir no time principal o que sempre fez nas bases.
Observações
A coluna fechou cedo, antes de decidirem sobre a realização ou não do jogo do Ceará x Maranguape./// Leandro, Rogério, Coutinho e Giovani. Desnecessário escrever sobre os dois primeiros, pois o público os conhece. Com relação a Coutinho e Giovani, têm potencial para produzir muito mais.
AdvertênciaO Fortaleza do segundo tempo dos jogos contra Guarany de Sobral e Boa Viagem deixou a desejar. Em ambos, cedeu espaço e ficou vendo os adversários em ação. Não pode ser assim.
TransiçãoÉ preciso entender que o Icasa é um time em transição. Não é fácil mudar e manter no mesmo nível de produção uma equipe que tinha Douglas, Gilberto Matuto, Chiquinho, Esquerdinha, Zé Augusto, Ciel e Wanderlei, dentre outros. Alteração assim tem um preço.
ReaçãoHoje em Itapipoca, o jogo de dois times que começaram mal, mas deram sinais de reação nos jogos seguintes: Itapipoca x Guarany. Vi o Guará um vez. Jogou bem na fase final no Alcides Santos. Ainda não vi o Ita.
Recordando1976. Valdemir, chamado de Alemão, atuou como lateral-esquerdo do Fortaleza. Começou no juvenil tricolor, ao lado de Pedro, Tucides e Garrinchinha, que também atuaram pelo time principal. Alemão foi convocado para a Seleção Cearense juvenil pelo técnico Nagel de Melo. Alemão aniversaria hoje. Parabéns.
Mirandinha e Zé TeodoroNa Seleção Brasileira, Mirandinha atuou 25 vezes (Novos, 4; Pré-Olímpica, 17; principal, 4). Assinalou 12 gols. Ganhou quatro títulos (Torneio de Toulon/1983, Torneio Pré-Olímpico 1984 e 1987, e Taça Stanley Rous/87, quando Romário foi seu reserva). Zé Teodoro fez seis jogos pela Seleção Brasileira (Novos, quatro jogos; principal, dois jogos). Na Seleção de Novos, ganhou o Torneio de Toulon em 1983 ao lado de Mirandinha. Pela Seleção Brasileira principal, em 1987 fez duas partidas: Brasil 2 x 2 Chile e Brasil 1 x 1 Alemanha Ocidental. (Colaboração de Airton Fontenele).
"No primeiro tempo houve muita transpiração e pouca inspiração."Paulo César Norões, na transmissão de Boa Viagem x Ferroviário
Comentarista da TV Verdes Mares