Matéria-608138

Bom início

O Maranguape há se constituído na surpresa positiva deste começo de certame. A primeira peça foi pregada em Sobral: 2 a 0 no Guarani. Depois, empate fora com o Itapipoca e vitória sobre o Icasa no Moraisão. Carlos Alberto, Danilo Pitbull e Paulinho deram o recado que deve ser entendido pelos concorrentes. Daí cresceu a importância do jogo de hoje diante do Ceará. O Maranguape é vice líder. O Vozão terceiro colocado. São vizinhos de luta e de posição, separados apenas por um gol a mais a favor do Maranguape (7 a 6). Zé Teodoro tem razão quando admite que o Campeonato Cearense tornou-se mais competitivo. E toma suas precauções. Não gostei do Ceará do primeiro tempo contra o Ferroviário. Alex Gaibu, que fizera boa estréia, não repetiu o feito. E Cadu também deixou de dar o ritmo que costuma imprimir. Pode ser que, com os novos ajustes feitos pelo Zé, o Ceará volte a produzir melhor.

Aproveitamento

Observem que Ceará e Maranguape estão com aproveitamento exatamente iguais: 77.78%. Sete pontos (duas vitórias e um empate). Têm o mesmo saldo de gols (três), mas o Maranguape fica com a vice-liderança pelo critério dos gols marcados (7 a 0).

Carrasco

Sérgio Alves continua tão artilheiro como há alguns anos. Sua presença na área é sinônimo de preocupação constante para os zagueiros. Também tem ótimo aproveitamento nas cobranças de falta nas proximidades da área. Por tudo isso, mantém o apelido de Carrasco. No momento, faz as contas de quantos gols marcou pelo Vozão. Há quem diga que ele já é o maior artilheiro do Ceará em todos os tempos.

Mais cedo

Boa Viagem e Ferroviário fazem um outro jogo importante. A partida começa mais cedo: 15h30. O anfitrião atua bem no Serjão. No jogo passado, máxime na fase final, dominou o Fortaleza. Destaque para o ala Lô, que deve ser alvo de atenções dos corais. Lô costuma surgir como homem-surpresa. Fez assim diante do Ceará. Fez assim diante do Fortaleza.

Motivo

A propósito de Ferroviário, ouvi explicações sobre a cera que os jogadores fizeram, motivo de protestos do Ceará e da torcida que se sentiu enganada, ou seja, pagou para ver jogo e viu embromação na fase final. Foi a única maneira encontrada pelos corais que tinham dois jogadores a menos (um expulso e outro contundido).

Explicação

Segundo os corais, se o time estivesse inteiro, com onze jogadores, procedimento daquele tipo não teria acontecido. A única forma para compensar a superioridade numérica do Ceará foi apelar para a cera, fato que garantiu o empate, objetivo do Ferroviário pelas circunstâncias do momento.

Imortal

Ontem, fez 26 anos da morte de Mané Garrincha. Inigualável Mané. Dele disse Carlos Drummond de Andrade: ´Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho´.

Ingressos

O contrato entre a FCF e a empresa ´Ingresso Para Todos´ para a venda de ingressos do Campeonato Cearense 2009 pela internet diminuirá a ação dos cambistas. Evitará que os preços cheguem a valores estratosféricos. Segundo Mauro Carmélio, vice-presidente da FCF, a contratada ficará responsável pela venda e entrega das entradas nos locais solicitados. Os interessados deverão acessar o site www.ingressopratodos.com.br.

Retomada

Danilo Pitbull reencontra seu melhor momento no Maranguape. Veio como artilheiro da terceiro divisão, onde recompôs a sua imagem de goleador. E, já agora, mostra a força de seu talento. O moço, que veio de Crateús, se continuar como nesses primeiros jogos, poderá ser um dos destaques do atual campeonato.

Recordando

O cearense Mirandinha (49), atualmente na comissão técnica do Fortaleza, e o goiano Zé Teodoro (45), atual treinador do Ceará, atuaram na mesma Seleção Brasileira de Novos, tricampeã do Torneio de Toulon (França), em 1983. Na decisão contra a Argentina houve empate no tempo normal (1 a 1) e na prorrogação (0 a 0). Na disputa de pênaltis deu Brasil 3 a 0. Mirandinha fez um dos gols. O Brasil: Abelha, Zé Teodoro (Ronaldo), Wilson Gotardo, Leís e Nelsinho; Júlio César, Marcus Vinícius (Ernani) e Luvanor; Geraldo, Mirandinha e Márcio Hernandes. (Dados de Airton Fontenele).

"Kaká, com todos os seus milhões de dólares, não é a metade do que Garrincha foi".
Dedé de Castro
Jornalista