Impressões primeiras
Nos três últimos campeonatos estaduais, os destaques foram goleiros: Adilson (duas vezes) e Tiago Cardoso. Após as três rodadas iniciais do atual certame, o destaque está sendo o atacante Léo Jaime. É cedo para antecipações sobre quem será o melhor. Muitas vezes, desponta na reta de definição quem nem estava aparecendo em boa parte das disputas. Não raro, surgem jogadores que participam das jogadas fundamentais que confirmam títulos e conquistas. Estes são logo ungidos pela importância de suas ações. Até lá, observações serão criteriosamente processadas. Quem igualmente está muito bem é Eusébio, ala tricolor. Cito ainda Lô, ala do Boa Viagem. Ele vem cumprindo ótimas atuações. No Ceará, Alex Gaibu fez ótima partida contra o Quixadá em Horizonte, mas depois não manteve o mesmo desempenho nos jogo seguintes. Há muito caminho pela frente. Essas são apenas impressões iniciais.
MaisSei que jogadores como Alberto, do Ceará, poderão render muito mais. Por enquanto, ainda o tempo de tolerância até que ele alcance o ritmo desejado. Os lampejos por ele demonstrados já animam. A cobrança maior acontecerá em mais duas ou três rodadas.
Elogios e críticasQuando o Guarany perdeu por 3 a 1 para Maranguape, Luís Torquato, mesmo derrotado, parabenizou o árbitro Cleston Santino. Domingo, embora o Guarany tenha obtido boa vitória por 2 a 0 sobre o Horizonte , Torquato reclamou do trabalho de Wladyerisson Oliveira.
OportunidadeTorquato considera Wladyerisson bom árbitro, mas entende que ele esteve num dia muito infeliz domingo passado em Sobral. E olhe que o árbitro marcou dois pênaltis para o Guarany, ambos convertidos por Clodoaldo.
DuplaUm ataque com Carlos Alberto e Danilo Pitbull dá o indicativo de um time que joga para vencer. A campanha do Maranguape com duas vitórias e um empate revela uma equipe que tem proposta para frente. E vem colhendo frutos. A vitória sobre o Guarany, em pleno Junco foi apenas o aviso inicial.
AdvertênciaMaranguape confirmou o bom início com o empate em Itapipoca e a vitória sobre o Icasa: sete pontos, sete gols, time invicto. Não poderia ter início melhor, pois cumpriu dois jogos fora. Paulinho também há mostrado ser artilheiro. Certamente faz com que o Ceará, seu próximo adversário, ponha as barbas de molho.
Vasco da GamaConforme matéria que me foi enviada por Pedro Martins Freire, a presença de um time grande como o Vasco amplia a chance de melhores patrocínios. O presidente da FBA, José Neves Filho, admite que, com o Vasco, as parcerias comerciais serão mais rendosas, principalmente porque atrairá o público do Rio de Janeiro.
TécnicoFito Neves terá a missão de recompor o Icasa, que tem experimentado pífia campanha até aqui. Não obstante ter no grupo bons valores, é inexplicável a decepção proporcionada pelo Verdão. Até o próprio presidente Zacarias Silva está aparvalhado diante dos fatos negativos. Pudera!
OpiniãoLances polêmicos geram mil interpretações. Quando aqui opino, dou apenas a minha versão, mas isso não quer dizer que o leitor não possa ter opinião contrária. Não sou dono da verdade. Apenas digo o que penso.
RecordandoHaroldo Castelo Branco, craque. Quem o viu jogar na década de 60 teve o privilégio de acompanhar um atleta de largos recursos técnicos, elegante, cabeça erguida, tipo o grande Falcão da Seleção Brasileira. Haroldo brilhou no Fortaleza, no Ceará e na Seleção Cearense. Notável jogador.
Recordando IINa década de 60 também brilhou o grande Luciano Frota, vários vezes campeão pelo Fortaleza. Também foi vice-campeão da Taça Brasil de 1968 pelo tricolor. Sagrou-se campeão cearense de 1966 pelo América. No futebol de salão, ganhou títulos pela Seleção Brasileira. Hoje, Luciano Frota é conceituado médico.
"Os árbitros, que erraram na rodada passada, deveriam tomar lições com Eveliny Almeida."Cidrack Ratts, comparando trabalhos
Jornalista