Matéria-606780

Futuro

Osvaldo, a salvação. Dívidas tricolores serão amenizadas com o dinheiro da transação. Cuidar das bases é a saída. Há anos Gavillan, o gênio, vem dizendo isso. Poucos escutam. O São Paulo mantém saúde financeira vendendo valores ao final de cada temporada. O Ceará cuidou das bases no tempo em que Lula Pereira revelou vários jogadores. O trabalho parou ali. Não houve seqüência. E o Ceará paga agora o preço do hiato estabelecido. No momento, Dimas Filgueiras tenta a retomada do zelo na formação de novos jogadores, Mas a missão demanda tempo. Não se faz, da noite para o dia, um grupo bom. Vem mediante maturação. Veja o Leãozinho como está. Adailton, Bambam e Bismark, dentre outros, poderão trazer bons lucros. Primeiramente, em campo, quando no ponto para afirmação no time principal. Depois, em negociações como a que envolveu Osvaldo. O futuro está nas bases.

Exportação

Segundo o colaborador Amado Júnior, no dia 15 de maio de 2008 foi criado em Brasília o Planalto Futebol Clube, que garimpa jogadores nas bases e vende para a Europa. Oito já estão lá (Inglaterra, Espanha e Itália). Virou ótimo negócio. E tome exportação.

Notas & notas

Não analisei Ceará x Boa Viagem e Quixadá x Ferroviário porque a coluna fechou antes do término das partidas. /// O toque de bola do Clodoaldo continua sendo o mais refinado do futebol cearense. Inigualável seu jeito de driblar, passar, bater no gol. A área é dele.

É o treinador

No Horizonte, ficaram apenas três jogadores do grupo de 2008. Mas o perfil e a produção continuam de alto nível. Carlos Fred atribui o sucesso ao técnico Argeu dos Santos, que mantém o mesmo trabalho. Os atores mudaram, não o padrão.

Avaliação

Sei que ainda é cedo para avaliações conclusivas. O Horizonte, como todos os demais, ainda terá novos desafios. Só após cinco ou seis rodadas será possível formar um juízo mais consistente. O Maranguape igualmente começou muito bem, pois fez dois jogos fora e está invicto. Tempo ao tempo.

O melhor

No jogo em que o Brasil goleou Portugal, procurei Cristiano Ronaldo como atleta com categoria acima de todos os demais. Confesso que fiquei decepcionado. Um jogador muito bom, sim, mas nada de extraordinário. Aliás, eleger o melhor do mundo hoje sempre causará polêmica, pois nenhum excede. Não há um tão nitidamente superior.

Queda

Raimundo Vágner, do Icasa, é apenas o primeiro da lista de treinadores que serão demitidos ao longo do certame, na medida em que os resultados não forem satisfatórios. Entendo apenas que o rol começou bem antes do que eu esperava. Geralmente as demissões acontecem apenas após a terceira derrota consecutiva.

Presidente

Zacarias Silva, que é do ramo (certa feita, ao mesmo tempo, acumulou as funções de técnico e presidente), preferiu não contemporizar. O Icasa teve o pior início de campanha dos últimos anos. O Zaca quis evitar o pior.

Melhorou

Polozzi fez muitas mudanças no Guarany. Conseguiu um empate no Pici. Resultado bom para o Bugre. A entrada de Júnior, Rafael, Jones e Elielton deu mais consistência ao time. Segurou o Fortaleza e nem de longe lembrou a fragilidade que permitiu, dentro do Junco, o Maranguape aplicar 3 a 1.

Saudade

Fui ao velório do meu querido amigo Luís Rolim Filho, o Velho Guerreiro. Lá, a unânime manifestação de carinho e de respeito por quem soube fazer da vida um ato de permanente generosidade e amor ao próximo. Rolim era acolhedor sempre. Deixou imensa saudade.

Modelo

Gostaria que os dirigentes de hoje tomassem por exemplo muitas atitudes assumidas por Luís Rolim Filho ao longo de sua vida dedicada ao Fortaleza. Nos momentos mais delicados, jamais faltou com sua contribuição e presença. A fidelidade ao Fortaleza foi a marca de sua vida esportiva, independente de qualquer divergência.

"Lúcio Bonfim fortalece e constrói pelas bases o Fortaleza."
Gavillan
Engenheiro e ex-jogador profissional