Favorito
Situações bem diferentes: o Fortaleza no embalo de uma primorosa estréia; o Guarany na frustração de uma derrota em casa. O primeiro festejando a goleada aplicada (4 a 1 no Itapipoca); o segundo lamentando a goleada sofrida (1 x 3) diante do Maranguape. Cada jogo, porém, tem sua história. Início de campeonato é fase de experiências. Daí o cuidado dos treinadores para evitar surpresas. Na formação do Guarany, por exemplo, há algumas caras novas e outras bem conhecidas como Puxa, Clodoaldo e Didi Cearense. O tricolor, em casa, é favorito. Tanto na composição como na estrutura, há nítida superioridade do Fortaleza. Mas isso não quer dizer vitória antecipada. O Leão toma suas precauções, pois a história do Guarany de Sobral é marcada por algumas peças pregadas contra os grandes da Capital, quando de apresentações aqui. O Fortaleza é favorito, sim, desde que evite o ´já ganhou´.
MotivadoWanderley ficou em dívida no ano passado, quando uma contusão o impediu de apresentar no Ceará o bom futebol que mostrara no Icasa. Agora, no Fortaleza, ele começou muito bem. Além de apresentação convincente, fez belo gol. Está muito motivado.
Na deleLuís Torquato terá de ver no Fortaleza o jogador que ele quase teve no Guarany: Wanderlei. E hoje terá exatamente Wanderlei como adversário. Torquato não gostou nada da atitude do jogador. Mas creio que, de cabeça fria, entenderá a opção de Wanderlei.
OportunidadeWanderlei viu que no Fortaleza terá como vitrine, além do Campeonato Cearense, a Copa do Brasil e a Série B nacional. Vislumbrou melhores oportunidades de projeção. Compreensível, pois, a mudança de preferência do atleta. Por certo Torquato já entendeu isso.
SucessoEstou curioso para ver o Horizonte em ação. Quem esteve na Barra, sábado passado, quando da vitória do Horizonte sobre o Ferrão (0 x 3), garante que, mesmo com a permanência de apenas três atletas da temporada passada, o padrão de jogo do time de Argeu dos Santos foi mantido. Ótimo.
Recuperação
Hora de conferir o time do Icasa que, nos dois últimos anos, vem mantendo excelente trabalho. Mas na estréia, este ano, o Verdão frustrou a torcida. Lá estão bons jogadores que eu conheço como, por exemplo, o zagueiro Vilmar, os meias Jonas e Robson Carioca, e os atacantes Índio e Esquerdinha. Tempo de recuperação.
PerfilClaro que o padrão do futebol alvinegro não será aquele mostrado na estréia. O gradual aproveitamento de valores como Michel, Chicão e Geraldo, cada um no devido tempo, dará o perfil que Zé Teodoro pretende para o Ceará. Sei como Teodoro é caprichoso no aperfeiçoamento de suas equipes. E agora não será diferente.
AvisoQuem se estabeleceu logo no primeiro jogo como, por exemplo, Boiadeiro e Alex Gaibu, certamente sabe que ganhou a posição. Os demais terão confirmadas ou não as suas posições, dependendo do desempenho nas próximas jornadas.
PioneirismoA primeira juíza de futebol do mundo foi a brasileira Asaléa de Campos. Em 1971, Léa, como era conhecida, teve seu diploma reconhecido pela Fifa. Apitou com sucesso em todos os estados do Brasil, exceto São Paulo, que considerava ilegal a presença da mulher na arbitragem.
Mulher
Ceará x Boa Viagem terá no comando da arbitragem Eveliny Almeida, com assistência de Armando Lopes e Ricardo Dantas. Data histórica para Eveliny que há muito esperava por esta chance. Será a primeira mulher a apitar um jogo da primeira divisão cearense. Boa sorte.
Morada Nova
A revoada do Catuleve - Clube de Aviação Desportiva - com destino a Morada Nova será sábado próximo, dia 17. As aeronaves decolarão da sede do clube, em Aquiraz, às 10 horas da manhã. A recepção, que assinalará também o aniversário do piloto Marco Menezes (Magão), será na casa do senhor Guerra Filho.
"É um estimulante. A princípio está fora da nossa metodologia".
Celso Roth, sobre o possível uso do viagra em jogos da Libertadores
Técnico do Grêmio