Definição
Narrei pela TV Diário o jogo de abertura do campeonato cearense de 2008. Lembro bem: o Ceará teve dificuldades até para colocar um time em campo. Tudo feito de afogadilho. Resultado: o Horizonte, de Argeu dos Santos, fez a festa, ou seja, aplicou uma goleada. Este ano o Ceará quer evitar surpresas. O técnico Zé Teodoro até adiantou a possível formação da estréia. O cenário novamente será a simpática cidade de Horizonte, mas o palco mudou: no lugar do acanhado Estádio Clenilsão, entra o moderno Domingão. Isso tem tudo a ver com a qualidade do futebol. O campo do novo estádio tem dimensões bem maiores que o anterior. Permitirá que a equipe mais qualificada faça a bola rolar, fato quase impossível no Clenilsão com suas dimensões reduzidas. O adversário alvinegro em 2008 foi o Horizonte. Agora será o Quixadá, teoricamente mais fraco. Há justificado otimismo entre os alvinegros.
RetornoMais cedo ou mais tarde, o técnico Arnaldo Lira iria ceder na questão que envolveu Dedé e Danúbio no Ferroviário. Como deixar Dedé fora se o Ferroviário não tem outro melhor do que ele. Seria, no caso, o Ferroviário punindo o próprio Ferroviário. Pior seria para o treinador.
ConseqüênciaArnaldo Lira sentiu o drama: em caso de tropeço coral no primeiro jogo, certamente a torcida questionaria o afastamento de Dedé/Danúbio. Risco que, pelo visto, o treinador resolveu não mais correr. Agora é lutar contra o tempo, pois o Ferrão está a três dias da estréia.
AtacantesAdailton, Bambam e Cleiton. Esses jovens valores, cheios de esperança, começam o ano 2009. Adailton e Bambam buscam a afirmação. É aquele instante em que a vida mais exige de quem está começando na profissão. São cobranças da torcida. E os jogadores têm de dar as respostas positivas. É duro, amigo.
GolpeCleiton sabe o que é isso. Certa feita, mesmo sendo artilheiro do time, ele foi afastado do ataque do Fortaleza. Motivo: não estaria maduro o suficiente para os grandes desafios. Cleiton acabou sentindo o golpe. Agora, ei-lo numa nova tentativa. Diferente de Bambam e Adailton, está mais experiente. Isso poderá ajudá-lo.
Exemplo
A hora da verdade chega para Adailton, Bambam e Cleiton. Um exemplo, dentro do próprio Fortaleza, deve ser seguido pelos três. Refiro-me a Osvaldo que também passou momentos de incerteza. Até foi emprestado. Voltou. Soube se impor.
Dupla
Luís Torquato queria Zé Augusto e Wanderley. Não deu certo. Agora Polozzi terá Didi e Clodoaldo. Didi é muito bom. Quanto a Clodô, o Bugre é seu quarto clube no futebol cearense (Fortaleza, Ceará, Icasa e Guarany). Foi campeão da primeira divisão pelo Fortaleza e pelo Ceará. No Guará, campeão da segundona cearense.
Apoio
Dimas (dimasmf2@hotmail.com), de Groaíras, registra apoio desse município cearense ao Guarany. Diz ele: ´Estou torcendo pelo Guarany. Espero que este seja campeão estadual agora em 2009. Eu tenho fé e irei a todos os jogos no Junco´.
SíndromeAnalisei o elenco do Icasa. Tem jogadores bons. Cito, por exemplo, Rodrigues, Esquerdinha, Índio, Serginho. Mas o maior desafio do Verdão é acabar com o complexo de vice. Virou tabu. Síndrome que vem incomodando muito. Até quando?
ArbitragemDacildo Mourão, ex-Fifa, dará em Quixeramobim Curso de Arbitragem de Futebol. Será de 8 a 11 de janeiro, às 08 horas. Participarão Hilton Alcântara e Manoel Aguiar. As inscrições podem ser feitas através do site www.tanaarea.net. Promoção da Ligaffi/Sesporte.
Estrelas
De Paulo Henrique Costa Silva (ph.carnes@hotmail.com): ´É importante falar nas condições dos treinadores cearenses. Certos técnicos, quando começam a acertar, viram estrela. Acham que são os donos da sabedoria e não aceitam a opinião de ninguém´. Ainda bem, Paulo Henrique, nem todos são assim.
"O futebol de base é um supermercado onde os clientes são os empresários e agentes FIFA".Chico Fraga
Colaborador