Reforços
Reta final para contratações antes da largada do campeonato cearense de futebol no próximo dia 11 de janeiro. Falta pouco tempo. Espécie de contagem regressiva. De certa forma, há alguma semelhança entre o que está acontecendo agora e o que houve no mesmo período deste ano: os clubes do interior já quase no ponto, enquanto Ceará e Fortaleza ainda em procedimentos de montagem. Da Capital, creio, apenas o Ferroviário começou mais cedo, numa atitude correta que lhe poderá render bons frutos. É verdade que não empolgou nos dois amistosos realizados diante do Maranguape. Aí vem a velha frase do mestre Didi: ´Jogo é jogo, treino é treino´. Uma coisa é jogo preparatório; outra, bem diferente, é partida oficial, valendo pontos para o campeonato. Seja como for, cada busca otimizar seu trabalho nestes poucos dias que antecedem o início da competição. Que venham reforços, reforços, reforços...
ElencoSe há semelhança quanto ao tempo curto para preparação, há diferença com relação á situação de elenco, mormente no alvinegro de Porangabuçu. Este ano, para o jogo inicial diante do Horizonte, o alvinegro levou um time que se conheceu praticamente em campo.
ConseqüênciaEm virtude de tanta improvisação (Cleisson entrou totalmente fora de forma), tomou um goleada do Horizonte. Agora, já tem valores considerados. José Teodoro não precisará improvisar tanto. Ainda assim, há o temor da falta de entrosamento que, não raro, castiga.
QualidadeNinguém duvida da qualidade profissional do zagueiro Erivélton, do meia Alex Gaibu, do atacante Alberto e do volante Fábio Gomes. O currículo deles é um atestado de competência. Mas só os primeiros jogos revelarão a situação física em que se encontram. Qualidade técnica eles têm.
No Pici
Qualidade também têm Wanderley, Gilmak e Rodrigo Mendes, contratados pelo Fortaleza. A interpretação mencionada acima vale igualmente aqui: somente após os primeiros jogos será possível avaliação correta sobre o atual momento de cada um. É difícil um atleta começar já em plena forma, exceto os que se preparam com bastante antecedência.
ConvicçãoÉ dominante entre o cronistas a convicção de que Icasa, Ferroviário e Horizonte começarão melhor que os concorrentes. Motivo simples: começaram a trabalhar primeiro. Mas não esqueçam que Guarany e Maranguape vêm no embalo.
FrasesEstá de férias, em Fortaleza, Waterloo Assis, que durante vários anos foi colaborador da coluna, com suas inteligentes e atualizadas frases para o rodapé. Ainda hoje sinto falta de suas oportunas manifestações.
São Silvestre
A equipe cearense Zona Alvo Assessoria Esportiva estará presente na prova de São Silvestre 2008, em São Paulo, representada pelos atletas Paulo Henrique, David Pinho e Bruno Bazzan. O grupo pretende fazer bonito na prova que encerra o calendário esportivo brasileiro. A Zona Alvo é dirigida por Raquel Moraes e Rafael Leitão.
EmbaixadasGabriela de Castro, a princesa das embaixadas, vai alcançando êxito em outras atividades. Entre 240 músicas, uma de sua autoria (Sem Você Aqui) foi escolhida para o Festival da Canção - Voz e Violão, que será realizado em março em Quixadá. Mas ela continua firme no trato com a bola.
PazNa inauguração do Estádio Domingão, em Horizonte, cena emocionante aconteceu quando as crianças, no gramado, formaram o nome ´PAZ´. Houve aplausos dos torcedores. Em seguida, o prefeito Chico César comunicou que essas crianças ganharão um dia de passeio no Beach Park.
Emoção
Emoção semelhante houve também quando o zagueiro titular do Flamengo, Ronaldo Angelim vestiu a camisa do Horizonte. O público foi ao delírio com a homenagem prestada pelo notável jogador flamenguista. Angelim continua simples, leal, homem de bem. Por isso, um vencedor. Merecia chegar à Seleção Brasileira.
"Raça e talento ele tem. O resto, quem sabe, virá com o tempo".
João Ricardo, sobre Ronaldo, o Fenômeno
Psicólogo, na Gazeta Esportiva.Net