Matéria-600417

O gol do tetra

Há muitos anos a torcida do Ceará buscava as imagens do gol do tetra de 1978, marcado pelo ponta Tiquinho. Foram década de procura. Nem cinegrafista amador guardara o feito. Ficara um lapso imperdoável. Agora, porém, num profundo trabalho de pesquisa, o jornalista Paulo César Norões trouxe de volta ao vídeo essas imagens. E, exatamente nas comemorações dos 30 anos do primeiro tetra alvinegro, a torcida teve a oportunidade de rever lances e momentos da apoteótica conquista do time de Porangabuçu. Pena que o autor do gol, o atacante Tiquinho, esteja prostrado, vítima de grave problema de saúde. Durante anos ele também tentou rever o que agora foi mostrado. Quero crer que nenhuma outro fato marcará tão profundamente a história alvinegra quanto o gol do tetra. Agora, ao registro imortal da narração de Gomes Farias acoplam-se às imagens recuperadas. Lacuna finalmente preenchida.

Otimismo

Conversar com Lúcio Bonfim e Evandro Leitão é muito bom. Os dois são jovens e topam desafios. Cada um recebeu complicado problema para resolver. E, pelo menos até aqui, eles estão dando conta do recado. Mesmo diante de sérios percalços, são otimistas sempre.

Projetos

A propósito de otimismo, faço questão de citar Sacha Jucá. Agora mesmo, quando atenciosamente me desejava feliz Natal e 2009 no melhor sentimento cristão, Sacha, sempre empreendedor, falou com desenvoltura sobre projetos para o próximo ano. Boa sorte, Sacha!

Início

O Fortaleza inicia nesta manhã a pré-temporada 2009. Lá estarão Douglas, Raul, Guto, Eusébio, Ricardo, Diego, Basílio, Chileno, Rogério, Teles e Cleiton. Claro, é um trabalho embrionário. Para valer mesmo só após a chegada de Casemiro Mior. Aí, sim, já com novos contratados.

Mundial

Na decisão do Mundial de Clubes, ontem, o Manchester United, da Inglaterra, mereceu o título. Eu estava torcendo pela LDU, mas reconheço que os ingleses tiveram melhor potencial. Esperei ver um show de Cristiano Ronaldo. Ledo engano. O bom mesmo foi Wayne Rooney.

Copa

Agora, bola rolando mesmo somente em janeiro. Primeiro, com a Taça São Paulo de Juniores: São Paulo x Ceará, dia 03 em Rio Claro, e Vitória x Fortaleza, dia 04 em Taboão da Serra. Eu gostava da Taça São Paulo à moda antiga, antes de inchar e virar o empório preferido dos empresários.

Homenagem

No dia 19 passado, fez quatro anos da morte do saudoso Fares Lopes. O novo edifício da Secretaria do Esporte terá o nome de Fares. Justa homenagem por sugestão de Ferruccio Feitosa, aceita de pronto pelo governador Cid Gomes. Ótimo.

Campeão

Parabéns aos que fazem o trabalho de base no Uniclinic pelo título estadual sub-18 2008, deixando para trás Fortaleza, Ferroviário e Ceará. Isso prova o acerto do time da Precabura na preparação de jovens atletas. Pena na categoria profissional ter caído para a segundona cearense.

Esperança

O admirável atleta cearense, Francisco Iranildo, que em edição anterior da São Silvestre cravou a respeitável marca de 51 minutos (média de 3,4 min/km, ou 17,6 km/h), tem condições de, este ano, alcançar marca ainda melhor na famosa corrida de rua que encerra o ano esportivo em São Paulo.

Esperança II

Há o esforço da Secretaria de Esportes do Governo do Estado para ajudar, através de bolsas, atletas de modalidades amadoras. Mas a persistência de corredores nos semáforos da cidade prova que ainda há muito a ser feito. Quem quiser apoiar o atleta Iranildo pode ligar 3274.5409.

Notas & notas

Na Veja desta semana, dois fatos ligados ao futebol chamaram minha atenção: a recusa de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, que preferiu não ter a Petrobras como patrocinadora da Seleção Brasileira, apesar sugestão do presidente Lula, e o adiamento do projeto entre Hollywood e Pelé sobre uma cinebiografia do Rei.

"Superstição desaparece quando o campeonato começa, pois passa a valer mesmo o trabalho".
Jefferson, não acreditando em superstição
Goleiro do Ferroviário