Sufoco
O fim do ano vai chegando. Como de costume, a falta de matéria prima, ou seja, bola rolando, remete o cronista a divagações mil. Ora volta-se para o passado, ora fixa olhar no futuro. Gostei do Campeonato Cearense deste ano. Foi bom. Mas houve alguns problemas que merecem exame para evitar a repetição de erros graves. A segurança, por exemplo, trouxe preocupações. Em Horizonte, fora do estádio, problema entre torcedores e policiais terminou com o disparo de tiros. Um desses tiros atingiu o caminhão de transmissão externa da TV Diário, por pouco não atingido o operador que trabalha na ocasião. Fatores assim devem ser levados em consideração. Para 2009 será necessário trabalho policial mais ostensivo. E a chegada do continente policial ao local dos jogos poderia ser antecipado. Não esqueci o sufoco passado dentro do caminhão da TV Diário. Houve momento de muita apreensão mesmo.
Controle
Horizonte sai do Estádio Clenilsão para uma praça esportiva moderna, com maior capacidade, Estádio Domingão. Ótimo. Mas as providências na área de segurança devem ser tomadas não apenas no setor interno. É no entorno do estádio que o controle deve mais rígido.
Modelo
Guardadas as devidas proporções, o modelo Fifa no tocante à segurança deveria ser imitado nas competições estaduais. Já que a Copa do Mundo 2014 será aqui, não custa nada ir orientando e educando o torcedor nesta parte. Uma campanha na mídia seria fundamental.
CampanhaEm 2006, na Copa do Mundo da Alemanha, o governo do país anfitrião lançou campanha publicitária nacional, pedindo aos alemães para receber bem e facilitar a vida dos visitantes, mediante comportamento cordial, solícito. E assim foi feito. Vi de perto toda a generosidade dos alemães.
IntercâmbioSeria interessante campanha semelhante aqui, principalmente envolvendo as cidades que, além de Fortaleza, terão jogos pelo certame cearense: Sobral, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Maranguape, Boa Viagem e Horizonte. Preparar ambiente favorável à visita dos torcedores.
PacataTenho notado que a população das cidades do interior é tradicionalmente pacata. Só mesmo quando provocada, reage de forma mais contundente. Claro que há exceções. Mas tomo por base o comportamento da maioria que respeita o time visitante bem como os simpatizantes deste.
VisitaO atacante Osvaldo esteve ontem no programa A Grande Jogada (TV Diário). Depois de vários explicações dadas sobre sua situação, tive um certeza: ele vencerá na vida porque, a despeito de muito jovem, é consciente de sua missão profissional. Que belo exemplo! Osvaldo sempre saberá se impor ainda que em situações desfavoráveis.
QuestãoQuando Zé Teodoro aqui esteve e ganhou o título de 2006 pelo Ceará, tive a oportunidade de bater bons papos com ele no Debate Bola. O Zé entende muito de futebol. Se tiver um elenco à altura das competições que disputará, certamente dará uma resposta positiva.
ConscienteO título que ele ganhou diante do Fortaleza em 2006 foi inacreditável, pois a qualidade da equipe tricolor era muito superior à do tine do Ceará. Mas Teodoro soube neutralizar os principais atletas do Fortaleza.