Técnico
Nesta época do ano, é comum haver interesse muito grande sobre a ciranda de treinadores. Quem vai, quem vem, quem sai, quem fica. E o assunto ganha maior dimensão quando os chamados times grandes estão na jogada. Nomes desfilam numa relação que mais parece lista de vestibular. Tem para todos os gostos: paulista, gaúcho, carioca, catarinense, mineiro. E os preços? Bem, nesse caso a variação também é enorme. Alguns bem salgados. Outros dentro de um nível razoável. Alguns querem ser estrela como Madona, cobrando somas estratosféricas. Não se tocam que estão no estorricado Nordeste e não na concorrência financeira do futebol europeu. Admito que, quem vem de fora, de muito longe, merece algumas regalias. Afinal, deixar o aconchego do lar tem um preço. Mas é bom não confundir pedida alta com exploração. Estamos na época das vacas magras e dos gastos controlados.
AvaliaçãoTem trazido proveito a vinda de técnicos de fora? Não deixa de ser um intercâmbio importante. Eles trazem conhecimento bons. Zé Teodoro, Zetti, Paulo Bonamigo, Hélio dos Anjos, Mauro Fernandes, Luís Carlos Cruz, Heriberto da Cunha, Dorival Júnior, Márcio Araújo...
Tome mais!Poderia citar mais. Vamos lá: Ferdinando Teixeira, Celso Teixeira, Givanildo Oliveira, Luís Carlos Barbiéri, Silas Pereira, Artur Neto, Aderbal Lana, Valdir Espinosa, Jair Pereira, Jair Picerni, Mário Juliato, Zanata, Heriberto da Cunha, José Dutra, Salvador Barbosa, Polozzi...
De fora
Nas duas últimas vezes em que subiu para a Série A, o Fortaleza foi comandado por treinadores de Fora. Em 2002, subiu para a Série A sob o comando do catarinense Luís Carlos Cruz. Em 2004 subiu sob o comando do paulista, Zetti.
PerfilAgora vem o novo perfil dos clubes cearenses, que experimentam as limitações financeiras. Ainda assim, permanece a tônica de contratar técnico de fora. Saberão eles mais do que Argeu dos Santos? Saberão muito mais que Flávio Araújo? Será o futebol matéria de tão difícil assimilação? Não acho.
ElencoCompreendo que o êxito de um treinador decorre mais do elenco disponível do que dos conhecimentos do técnico. Se assim não fosse, técnicos que jamais foram jogadores de futebol não poderiam alcançar sucesso. Mas alcançam. E não vou longe: qual o time em que Carlos Alberto Parreira brilhou com o jogador? Entretanto, foi campeão do mundo.
QuestionamentoO saudoso William Pontes sempre me dizia: ´Queria ver o Wanderley Luxemburgo no comando dos times daqui. Aí, sim, eu saberia avaliar a sua condição de treinador. Se bom mesmo ou não.´ De certa forma, procede o questionamento levantado. Ganhar com um time de craques é fácil. Os meninos jogam, o técnico aplaude e faz a fama.
Articulações
No momento, Evandro Leitão tem evitado entrevistas. Quer falar apenas no instante oportuno. Um de seus cuidados é manter a harmonia interna. Adota política que tem por objetivo neutralizar qualquer possibilidade de incompreensão entre os que o apoiam.
É bomO zagueiro Gaúcho mostrou eficiência. Eu o entrevistei duas no Debate Bola. Ele demonstrou muita consciência profissional. Tipo do atleta para brilhar em qualquer equipe. Ótimo se permanecer no Leão.
Ao VivoTV Diário mostrará ao vivo, domingo, a partir de 06h45, a edição 2008 da Corrida de Rua Unifor, com a participação de Franck Caldeira, ouro na maratona do Pan 2007. Na prova feminina, a cearense de Ipu, Bernadete da Silva, é a favorita para ganhar o tri na competição.
Notas & notasAmanhã, às 07 horas, no Clube do Vôlei, o ´I Caminhando e Celebrando´, com corrida, brinquedos infláveis para crianças e grande aulão de hidroginástica. Informações no clube (3272.6478). /// Hoje, às 19 horas, no Catuleve em Aquiraz, Ari Josino à frente da confraternização de Natal dos aviadores, sócios, familiares e amigos.
"No momento quero apenas reconquistar meu espaço e arrebentar".Ronaldo Nazário, sobre seu projeto no Timão
Atacante do Corinthians