Único tri legítimoO São Paulo campeão brasileiro de 2006: Rogério Ceni, Ilsinho, Fabão, Miranda, Júnior, Josué, Mineiro, Souza (Thiago), Danilo, Leandro (Alex Silva), Aloísio (Lenílson). Técnico: Muricy Ramalho. O time do bi (2006/2007): Rogério Ceni; Breno (Danilo Silva), André Dias e Miranda; Leandro, Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner e Júnior (Souza); Dagoberto e Aloísio (Borges). Técnico: Muricy Ramalho. Time do tri: Rogério Ceni; Rodrigo, André Dias e Miranda; Joilson (Jancarlos), Richarlyson, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Borges e Dagoberto (Bruno).Técnico: Muricy Ramalho. Apenas Ceni, Miranda e Muricy Ramalho nas três decisões. Mudaram as formações, mas mantido o planejamento.
ModeloO exemplo do São Paulo deve servir de modelo aos demais clubes brasileiros. Ganhar a Série A por três vezes consecutivas, fato até então inédito no Brasil, revela uma organização que se aproxima da perfeição.
QuedaO Vasco caiu. Decepção, mas nada de desespero. Pelo mesmo caminho já passaram Botafogo, Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro, Palmeiras e Corinthians. Que volte à Série A, seguindo o exemplo do Coringão.
RepetiçãoFechada a temporada brasileira de futebol 2008, é hora de avaliar o desempenho dos cearenses. Mais uma vez, permanência na Série B. Mais uma vez o frustrado sonho de subir para a primeira divisão. Mais uma vez os mesmos equívocos.
LacunasOutra vez tropeçamos na mesma pedra das improvisações, fator decorrente dos desmontes das equipes após o certame estadual. E mais ainda: saída de atletas que são destaque em pleno correr da competição nacional. Ficaram as lacunas. E, com elas, o fim do sonho.
Torcida pequena
A estrutura de Santo André e Barueri, dois times do interior de São Paulo, não é melhor que a dos cearenses. Mas os paulistas subiram para a Série A, mesmo sem contar com torcidas numerosas. As torcidas de lá são tão pequenas que os estádios até pareciam campo neutro.
Sem proveitoAinda assim, Ceará e Fortaleza não souberam tirar proveito disso. E perderam todas em São Paulo. Os times paulistas souberam se impor.