Matéria-594206

Última batalha

Fortaleza no desafio final. Missão: ganhar do Brasiliense. Haverá dificuldades. É comum. Mas o Leão, após a vitória em Bragança Paulista, revelou-se ainda mais capaz de superar obstáculos quase intransponíveis. Pelo número elevado de ingressos vendidos, parece decisão de campeonato. E não deixa de ser uma decisão. O Fortaleza que esteve prostrado, tão perto da humilhação, deu lugar a um Fortaleza de esperança, assim como quem se recompõe num tropeço, sem se deixar cair; recupera o equilíbrio antes de chegar ao solo e sai confiante para passos novamente firmes. Tenho dito repetidas vezes: mais que a escalação da equipe, valerá o espírito de grupo. É o time fechado com o treinador, num solene compromisso de respeito à história e à tradição do clube. Nesta última batalha, a esperança de mais uma vez ver o Leão transformar em vitória aquilo que há bem pouco tempo parecia impossível.

Ídolo

Osvaldo transformou-se na maior sensação tricolor nesta reta final do campeonato. O jovem tem velocidade, dribles curtos e boa finalização. Certamente dele a torcida espera um atuação primorosa, hoje, diante do Brasiliense. Encerrará o ano como maior xodó da galera.

Persistente

Enfrentado todos os percalços, o técnico Heriberto da Cunha teve a dignidade de seguir em frente, mesmo quando tudo parecida perdido. Heriberto mostrou que, ainda que descesse, não seria coisa do outro mundo, pois grandes treinadores também passaram por situação semelhante. Agora as condições lhe são favoráveis. Persistente, Heriberto sabe buscar seu objetivo. E tem tudo para alcançá-lo.

Aquelas camisas

Muita gente pergunta como nasceu a mística ´daquelas camisas´ que são capazes de levar o Fortaleza a viradas sensacionais. Segundo o pesquisador Airton Fontenele, o texto foi escrito por Blanchard Girão em 1957. O tricolor tinha na época time bem inferior ao do Ceará, mas conseguiu uma vitória inesperada no dia 02 de junho daquele ano.

O autor

O saudoso Blanchard Girão então escreveu no Jornal Unitário: ´O Fortaleza vai jogar. Aquelas camisas impõem respeito. Ninguém é capaz de apontar o adversário como favorito. Aquelas camisas têm força, têm uma tradição que imprimem respeito.´ Desde então nasceu a mística daquelas camisas, embora o Ceará tenha sido o campeão cearense de 1957.

Indicados

O lateral-direito Rodrigo, o volante Róbson e o atacante Ricardo estiveram no Ceará e não foram aproveitados. Tinham vindo do Tubarão. Não sei a razão por que não deram certo no Ceará. Agora, os três estão no Ferroviário sob o comando de Arnaldo Lira. Vamos conferir o potencial do trio e saber se o Ceará errou na avaliação.

Explicação

Evandro Leitão, presidente do Ceará, é um dos convidados do Debate Bola de amanhã (22 horas) na TV Diário. Falará sobre os planos do Ceará para 2009, principalmente sobre a montagem do time para o certame estadual. A aposta maior de Evandro está na adesão dos torcedores ao projeto que visa a dar ao clube receita certa e permanente.

Notas & notas

Meu abraço aos queridos amigos Francisco José e Francisca Maria que festejam hoje os 15 anos da bonita Renata, filha do casal. Comemoração a partir de 21h30 no Buffet Lulla´s Palace. Parabéns. /// Hoje, a partir de 8h30, no Catuleve - Clube de Aviação Desportiva, o presidente, aviador Ari Josino, comanda revoada. Antes do vôo, haverá o café da manhã e foto histórica.

Melhor do ano

Escolhi o técnico Argeu dos Santos como o melhor do ano por uma razão simples: com pouco dinheiro montou belo time no Horizonte. Ganhou jogos dos chamados grandes e, na reta final, não teve o direito de jogar em seu estádio. Disputou os jogos decisivos no campo dos adversários. Argeu deu um show de competência.

"Quero defender meu país, pois isso é bom para mim. Férias é o de menos".
Dentinho, que interromperá as férias para defender a Canarinho sub-20
Atacante do Corinthians