Matéria-591380

Objetivos

O Ceará terá de cumprir o que lhe resta no atual certame: mais dois jogos, apenas. Despede-se da torcida no Castelão, diante do Gama, e vai a Marília encerrar as atividades. Afinal, o que representou 2008 para o Vozão? A rigor, não alcançou seus dois principais objetivos: ganhar o título cearense e subir para a Série A nacional. Como não adianta chorar o passado, creio ser hora de o alvinegro mirar 2009, visando a evitar os contratempos acontecidos no ano em curso. Turbulências que vão servir de lição. Evandro Leitão terá dura missão pela frente: preparar o alvinegro 2009. E evitar a montagem de um time a toque de caixa, às pressas, porquanto esse equívoco vem sendo repetido por sucessivas administrações. Hora, pois, de um planejamento criterioso, com antecipada formação de elenco e pré-temporada. Só assim o Ceará poderá alcançar os objetivos que não foram alcançados este ano.

Fase

No Campeonato Brasileiro, os times que não podem mais subir nem cair passam por situação desagradável. Na maioria das vezes, sem que percebam, perdem a vontade de jogar. Uma acomodação que acontece pela ausência de objetivo. Isso é muito ruim.

Descartável

Sei que a tabela tem de ser cumprida até o fim. Mas alguns jogos, já por falta de objetivo, deveriam ser descartados. A torcida agradeceria e os jogadores, idem. Pena o regulamento não permitir, até porque implicaria em problemas para a formação do ranking.

Técnico

É correto o Ceará continuar com Lula Pereira ou será melhor trazer outro treinador? Não vejo necessidade de mudar de treinador. Acho apenas que Lula deveria ser mais flexível. Não raro, se mostra teimoso. Exemplo recente: demorou barbaridade a aceitar o que a torcida e a imprensa tinham razão quando pediam Ederson como titular.

Série A

Há torcedor que quer apenas técnico da Série A porque supostamente superior. Isso é relativo. Aqui mesmo já houve experiência com técnico da Série A, resultando numa terrível frustração: Hélio dos Anjos. Veio e foi embora antes de o certame terminar. Deixou o time na saudade.

Nas duas

Mano Menezes é técnico da Série B e técnico da Série A. Aliás, com muita competência ele transita nas duas séries. Provou isso no Grêmio e repete a dose agora no Corinthians paulista. Lula Pereira já foi da Série A no Flamengo do Rio.

Desabafo

Acompanhei na TV Diário (programa do Belmino) a entrevista de Heriberto da Cunha. Ele deu explicações sobre a agonia vivida pelo tricolor. Fez perfeita síntese ao lembrar que o Fortaleza tinha um time montado no fim do Campeonato Cearense e desmontou a equipe no transcorrer do certame nacional. Verdade pura.

Inverso

Heriberto lembrou também que, no lugar de reforçar o time que vinha vitorioso com o título estadual, o Fortaleza perdeu valores. Portanto, aconteceu o inverso do que deveria ter acontecido. Aí teve de montar outra equipe no transcorrer da competição, fato que gerou os problemas de agora.

Alterações

Quer caia para Série C, quer permaneça da ´B´, fica a lição para o tricolor. Levam grande vantagem os times devidamente definidos desde o início do certame. Alterar tudo no meio das disputas compromete o padrão

Notas & notas

A reunião de filhos e amigos de Barbalha acontece no Náutico Atlético Cearense, sábado próximo, a partir de 22 horas. Na oportunidade, será prestada homenagem ao jornalista Edilmar Norões, filho ilustre de Barbalha, diretor de programação do Sistema Verdes Mares.

Estádio

No dia 11 de dezembro será inaugurado em Quiterianópolis, a 415 km de Fortaleza, o moderno Estádio Vieirão, com capacidade para 12 mil pessoas. A seleção do município enfrentará o Ceará Sporting Club. No dia 12, será iniciada a I Copa Zacarias de Oliveira, envolvendo 12 times do município, com premiação de R$ 20 mil.

"O Dunga trabalhou com Parreira e Zagallo. E sabia que também sofreria críticas e cobrança."
Bebeto
ex-jogador, tetracampeão mundial pelo Brasil ao lado de Dunga