Esperança
Manchete no jornal de ontem: ´Ataque vira esperança tricolor´. Veja aí a palavra esperança numa matéria sobre o Fortaleza. Há nos recônditos da consciência algo que ainda aposta na combinação de resultados favoráveis ao Leão, além de duas vitórias tricolores nas rodadas que restam. É natural do ser humano, embora contrariando as probabilidades, manter o foco no quase impossível. É que no futebol, por mais paradoxal que pareça, não raro o impossível torna-se possível, contrariando a lógica das coisas. O futebol tem ou não tem lógica? Como diz o cantor espanhol, Julio Iglesias, numa de suas canções: ´Às vezes, sim; às vezes, não´. As zebras existem para não tornar o futebol ´ciência exata´. O Fortaleza virou azarão. Poucos acreditam na permanência dele na Série B. As circunstâncias são favoráveis aos concorrentes. Mas o ´Ataque vira esperança tricolor´. Embora remota, há esperança sim. O Leão tem de acreditar.
Duas vitórias
O Fortaleza ganhou apenas duas partidas fora. Uma diante do CRB, em Maceió, quando aplicou uma goleada ( 3 a 0) e outra diante do ABC, em Natal, quando em outra goleada aplicou (4 a 1). Ganhou apenas duas vezes, mas, quando o fez, foi com placar bem elevado.
EmpatesO Fortaleza, fora, obteve cinco empates: em Feira de Santana, Bahia 1 a 1; em Caxias do Sul, Juventude, 1 a 1; em Natal, América, 1 a 1; em Brasília, Brasiliense, 0 a 0; em São Paulo, Ponte Preta, 2 a 2. Com vitórias e empates fora de casa, o Fortaleza ganhou 11 pontos.
DificuldadesNotórias, pois, as dificuldades do Leão fora de casa. Em alguns momentos, esteve com mais vitórias na mão, deixando-as escapar de forma infantil. Exemplo disso no empate com a Ponte Preta, quando tomou o gol nos minutos finais. E foram para o espaço dois pontos certos, com o Leão ganhando apenas um ponto.
PreocupaçãoEm Natal, América (concorrente direto do Fortaleza) e ABC também fazem as contas para antecipar a confirmação de suas permanências na Série B 2009. Na coluna assinada por Everaldo Lopes, na Tribuna do Norte, ele cita percentuais do site Chance de Gol (www.chancedegol.com.br). Confira abaixo.
NúmerosEvaraldo Lopes analisa os percentuais de risco de rebaixamento e entende que a turma do ´Chance de Gol´ tirou o pé do acelerador: Brasiliense, 1.0% de risco; América, 14.4%; ABC, 1.2%; Marília, 21.8%; Fortaleza, 82.1%. Haja preocupação!
Diferença
Gostei da campanha do Ceará no turno. Não estou gostando nada da campanha do Ceará no returno. Verdade que perdeu jogadores importantes como Luís Carlos e Ciel. Mas cedo deveria ter preparado os substitutos, pois sabia, em razão de dispositivo contratual, que tais jogadores poderiam sair a qualquer momento.
ProvidênciasAgora, para o Campeonato Cearense, as providências estão sendo tomadas de forma antecipada pelo presidente Evandro Leitão. Evitará os atropelos deste ano, quando o Ceará teve de montar às pressas um time improvisado.
ConscienteA propósito, a mesma providência poderia ser tomada pelo Vozão com relação ao próximo Campeonato Brasileiro da Série B, ou seja, preparar logo uma boa equipe para ingressar pronta no certame. Assim ficariam ampliadas as chances de subida para a Série A em 1010.
FimHoje, com a partida contra Portugal, a Seleção Brasileira principal encerra suas atividades em 2008. Até aqui realizou dez partidas (5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas). As duas derrotas por 2 a 0 foram para a Venezuela (amistoso) e para o Paraguai (Eliminatórias da Copa 2010).
PeríodoExpectativa sobre a permanência de Dunga. Ele começou seu trabalho na Canarinho em agosto de 2006. Comandou o time em 34 jogos (21 vitórias, nove empates e quatro derrotas). Ganhou a Copa América em 2007 numa histórica decisão com a Argentina. Aproveitamento de 71%. (Pesquisa de Airton Fontenele).
"99% das coisas que dizem e escrevem a meu respeito são mentiras".Diego Maradona
Ex-jogador e atual técnico da Argentina