Dois presidentes
Lúcio Bonfim e Evandro Leitão, lado a lado. Primeiro foi por ocasião do clássico. Anteontem, no Debate Bola (TV Diário), os dois deram mais um exemplo de equilíbrio e sensatez no trato das questões mais complicadas. Eles sabem com serenidade encarar os desafios. Cada um dentro da realidade, sem ilusões. Evandro vive melhor momento porque o Ceará se mostra estável. Tem confortável situação, haja vista a pontuação já conseguida. O Fortaleza, pelo contrário, experimenta momentos de incerteza. Mas, pela união do grupo, após a conversa com Lúcio Bonfim e Raimundo Delfino, ficou estabelecido um pacto pela permanência na Série B. Lúcio mostrou-se mais confiante nos futuros resultados. Ele mesmo, que já se revela descrente após a derrota para o Marília, voltou a acreditar na retomada, máxime após Criciúma e América também tropeçaram na rodada. Agora entende possível a volta por cima. Ótimo.
Não abreEvandro Leitão deixou claro que o Ceará não abrirá o jogo diante do Marília para prejudicar o Fortaleza. E nem aceitará ajuda de quem quer que seja para ganhar o jogo, pois entende ser esta a natural obrigação do clube. Se o Ceará perder será por pura contingência do jogo.
Explicação
Segundo Evandro, não é fácil ganhar do Marília, que também luta contra o rebaixamento. E mostrou como prova a produção do Marília no Castelão, quando ganhou do Fortaleza por 1 a 0. Além disso há natural dificuldade do Ceará quando joga fora de casa. Não ganhou uma.
PosturaImportante, porém, foi ouvir do próprio Evandro, presidente do Ceará, a colocação de que jamais o time alvinegro facilitará as coisas para o time paulista, no sentido de prejudicar o Fortaleza. ´Isso jamais acontecerá´, concluiu Evandro.
O próximo
O Fortaleza terá cinco decisões pela frente. Tem de ir por etapa. No sábado pega o Santo André. O técnico Sérgio Soares tem problemas para a escalação. Isso é bom para o Fortaleza. Jailson fora pelo terceiro amarelo e Tatá foi expulso no jogo anterior. Em compensação, o zagueiro Douglas já está recuperado.
TropeçosO Santos André sofreu duas seguidas derrotas. Poderia estar com 61 pontos, bem encostado do Vila Nova, terceiro colocado. O Santo André, nos cinco últimos jogos, ganhou do Gama (2 a 0) e do Vila Nova (2 a 1), empatou com o Corinthians (2 a 2), mas perdeu para América/RN (2 a 1) e Juventude (2 a 1). Tropeços.
AfastamentoNão está fora de propósito vitória do Fortaleza em São Paulo, embora se saiba das naturais dificuldades. Será o primeiro teste para saber se o afastamento estratégico dará ao clube uma nova consciência de vitória coletiva. Tem de pensar em fazer muitos gols que possui na frente Rinaldo, Adailton, Bambam, Osvaldo, Pedro Henrique e Léo Jaime.
Sem documentosPacoti (Francisco Nunes Rodrigues), ídolo do Ferroviário na década de 50, perdeu capanga com identidade, cartões, habilitação e outros documentos. Informações para 9998.4010.
Fora
O Fortaleza poderá sair da zona de rebaixamento nesta rodada. Terá de ganhar do Santo André e torcer por tropeços do Criciúma diante do Corinthians, do Marília diante do Vila Nova e do América diante do Gama. O Leão ganharia moral para somar mais três pontos aqui diante do São Caetano.
Velhos conhecidos
No Bragantino, adversário do Ceará, estão velhos conhecidos como Sérgio Manoel e Marcelo Veiga (treinador). Sérgio substituiu Danilo Bueno. Atenção defesa alvinegra cuidado com Nunes (14 gols) e Pará (8 gols). São jogadores perigosos e merecem atenção especial.
ReclamaçãoResolvi citar esses dois jogadores porque, no empate com o São Caetano (2 a 2), o goleiro Adilson mostrou-se irritado e reclamou muito dos erros de posicionamento que permitiram os dois gols do São Caetano. Caso específico do jogo aéreo para Tuta que acabou dando certo. Que a advertência evite a repetição dos erros.
"Eu estava tão preocupado em me manter na pista que eu nem vi onde Lewis me ultrapassou".Timo Glock, explicando sua dificuldade com pneus impróprios para chuva
Piloto alemão (Fórmula 1)