Todos os Santos
A Igreja Católica festeja hoje o Dia de Todos os Santos. Claque o São Caetano é integrante da festa. Mas isso apenas na parte religiosa. No futebol, festa fará quem ganhar o jogo de hoje em São Paulo. Gostei mais do ataque do Ceará anunciado para hoje do que aquele que Lula usou contra o Corinthians. Aliás, no Pacaembu, nem foi ataque senão suplício de um homem só, Sérgio Alves, entregue aos gigantes zagueiros corintianos. Agora desde o início Sérgio Alves terá a companhia de Ederson. Ora, isso já deveria ter acontecido contra o Timão. A ausência de Fabrício e Michel será sentida. Estão aí Daniel e André para cumprir a missão. Torço para que ambos correspondam. Com relação ao São Caetano, o time paulista ainda sonha com o G-4, mas são remotas as suas chances. Nove pontos o separam do quarto colocado. Situação típica de quem está mais para permanecer na ´B´ do que subir para a Série A.
ProduçãoNas vezes em que vi Deives em ação, ele sempre correspondeu. Hoje, com a missão de substituir Cleisson, Deives tem a chance de confirmar as qualidade que vem demonstrado. Com uma vantagem: desta vez, não como opção, mas como titular. Hora de aproveitar.
ConfiançaCom relação a André, um detalhe: ele vai substituir o mais eficiente jogador do Ceará em matéria de marcação, ou seja, Michel. André também nas vezes em que entrou no time cuidou bem da parte que lhe cabia. E quero crer que agora não será diferente. É bom jogador.
Reta final
A Série B encaminha-se para o fim. Mais uma vez o futebol cearense não apresentou a qualidade que esperávamos. No Nordeste, a rigor, apenas o Sport de Recife, na Série A, faz valer sua força. Ganhou inclusive a Copa do Brasil, derrotando o Corinthians. Os demais clubes deixaram muito a desejar.
AvisoÉ incrível ver o vexame por que passam Santa Cruz/PE e Remo/PA, que já estiveram na Série A nacional e hoje sequer conseguiram vaga para a Série B 2009. Isso serve de aviso aos outros times nordestinos. Tudo está ficando cada vez mais difícil. Quem não tiver estrutura descerá mesmo.
O SantoSão Caetano nasceu em 1480 em Vicenza, Itália. Aos 36 anos foi ordenado padre. Fundou a Confraria de São Jerônimo. Cuidou de doentes e mendigos. Distribuiu com eles todos os bens herdados de seus pais. Tinha 67 anos de idade, quando morreu em Nápoles em 1547. Foi canonizado em 1671.
CompromissoA pergunta que mais me foi feita nos últimos dias: há condição de o Fortaleza ainda superar as dificuldades? A resposta que mais vezes repeti: é difícil, mas ainda há condição de o Leão permanecer na ´B´, sim. Argumento simples: os concorrentes tricolores também terão pedreiras pela frente.
QuestãoA postura do grupo tricolor, incluindo dirigentes, jogadores, comissão técnica, conselheiros e amigos mais próximos, revela a união feita em última instância no sentido de dar a estabilidade emocional de que o time precisará para ultrapassar os obstáculos. Situação bem definida onde o jogo vira batalha.
SobressaltosNão digo que essa união entre os tricolor veio tarde porque ainda há como contornar os problemas. Mas digo que poderia ter acontecido bem antes. Certamente teria evitado os sobressaltos que o Fortaleza vem experimentando agora.
Revelação
Tenho procurado um jogador que mereça o título de revelação do futebol brasileiro em 2008. Senti dificuldades. Não há ninguém se destacando demais. Sempre que pergunto isso, meus companheiros ficam ´catando´ um nome, prova de que não há uma revelação ostensiva.