Hora da torcida
É muito fácil torcer por um time, quando este se encontra em boa posição. Mas torcedor de verdade é aquele que chega junto nas horas mais difíceis. A torcida do Fortaleza tem de entender que o time precisa de apoio irrestrito, incondicional, neste momento em que experimenta incrível vexame. Vaias não resolverão o problema. Pelo contrário, quem vaiar o Fortaleza estará ajudando o Marília. Quanto mais nervoso ficar o Leão, mais os seus jogadores errarão. Atuar sob pressão faz com que o atleta transforme em dificuldade a jogada mais simples. Portanto, o panorama mudou. Todos estão no mesmo barco: diretoria, comissão técnica, jogadores e torcida. Não há distinção. Formam um só corpo. A responsabilidade da torcida é muito grande. Quem vaiar estará vaiando a si mesmo. Quem apedrejar estará apedrejando a si mesmo. Atitudes indevidas, não raro, trazem graves conseqüências.
LiçãoO que o Fortaleza passou diante do CRB serviu de alerta. O Marília, 18º, deve oferecer a mesma resistência que o time alagoano porque padece a mesma cruz. Como alertei sobre o perigo que representava Júnior Amorim, alerto agora sobre a presença de Robert.
ConcorrentesPara sair da zona de rebaixamento já nesta rodada, o Fortaleza terá de ganhar do Marília e torcer por empate ou derrota do Criciúma em Barueri. Fato possível, pois o Barueri, em casa, estará na briga pelo G-4. Um tropeço do América diante do CRB também ajudará o Leão.
RumoNo Avaí, vice-líder da Série B, estão Arlindo Maracanã e André Turatto, que defenderam o Ceará em temporadas passadas. O técnico é Silas Pereira, que treinou o Fortaleza no primeiro turno do certame cearense deste ano e que não deu certo no Leão. Futebol é momento mesmo.
PosturaDe Frederico Gurgel (fredericogurgel@secrel.com.br): ´Torço para que o Ceará seja lembrado como time que deu grande arrancada nos jogos finais da Série B 2008 e não como time coadjuvante da partida que sacramentou o retorno do Corinthians à Série A. O campeonato ainda não acabou!´
Sobe/DesceCom mais chances de subir para a B, vindo da C: Atlético/GO, Confiança/SE, Águia/PA e Campinense/PB. Com mais chances de descer da A para a B: Portuguesa, Atlético/PR, Vasco/RJ e Ipatinga/MG. Claro que nada ainda está decidido, mas, pelo andar da carruagem, esses times estão no rumo.
Ausência
Responsabilidade de Mancuso será muito grande no jogo diante do São Caetano. Ele substituiu o melhor jogador do Ceará no momento: Michel. Hora de conferir se Mancuso será capaz de manter eficiente o trabalho que Michel realiza muito bem na frente da área.
TristezaDe luto a torcida coral: morreu sábado passado o lateral-esquerdo Eldo, que brilhou com a camisa do Ferroviário, onde se sagrou campeão cearense em 1968 e em 1970, na época de Coco-Cola e Edmar. Pêsames à família.
ReparoDe Sérgio Barreira Leitão (sergio-leitao@firjan.org.br), Rio de Janeiro: ´Ao ler com tristeza que morreu o grande Aloísio Linhares (maior goleiro de salão de todos os tempos), gostaria de fazer um reparo: no futebol de campo, ele foi revelado pelo meu América, em 1959, quando revezava com o Sieta´.
JejumÉ muito comum atacante perder a posição quando os seus gols minguam. Agora mesmo, dois exemplos estão aí: no Fortaleza, Adailton, há 12 partidas sem marcar, cede a vaga para Bambam; no Ceará, Vavá, que estancou no oitavo gol, perde a posição pelo mesmo motivo.
CuidadoPela segunda vez, o sistema automático usado para aguar a grama do Castelão dispara no hora do jogo. Além da paralisação da partida, deixa escorregadio parte do gramado. Isso não pega bem. Uma vez ainda se justifica. Duas vezes passa a ser descuido inadmissível. Alguém merece um puxão de orelha.
"A blindagem contra a Série C é feita com vitórias em casa. Sem isso, não haverá salvação".
Teófilo Neto
Defensor público