Salve o Corinthians
Quando terminou a Série A 2008 e o Corinthians amargurou o rebaixamento, ouvi cronistas e dirigentes paulistas afirmando que uma das vagas da Série A 2009 seria do Timão. A princípio, entendi como presunção e arrogância. Depois, fui analisando a situação e vi que não era presunção, mas realidade pura. O Corinthians da Série B sempre foi da Série A, ou seja, acima dos 19 demais integrantes da categoria. Um passeio. Jamais incomodado, só incomodou. Superioridade impressionante. Marcou 67 gols; 45 gols de saldo. Está com 70 pontos, onze a mais que o vice-líder Avaí. Vaga assegurada com antecedência de seis rodadas. É como está no hino do clube: ´Salve o Corinthians, o campeão dos campeões´. Os cronistas e dirigentes do Corinthians não estavam sendo arrogantes ou presunçosos, quando, com um ano de antecedência, cantaram a vaga. Sabiam, sim, o que estavam dizendo.
Outro trechoNo Hino do Corinthians há outro trecho que remete a reflexão: ´Teu passado é uma bandeira; teu presente, uma lição; figuras entre os primeiros do nosso esporte bretão´. Veja bem: ´Teu presente, uma lição´. E que lição, amigos. Nos mínimos detalhes, tudo certo.
MajestadeQuem quiser subir para a Série A terá de seguir a lição do Corinthians. Planejamento correto, dentro e fora de campo. Superou o trauma do rebaixamento. Soube se impor perante os concorrentes. Como disse: embora na Série B, jamais perdeu a majestade da Série A.
GolsÉ incrível como apenas quatro jogadores do Corinthians somam mais gols que o ataque completo de muitos times da Série B. Confira: Dentinho, 13 gols; Herrera, 10 gols; Douglas, 09 gols e André Santos, 08 gols. Total: 40 gols dos 67 marcados pelo Timão. Confira: Paraná, 38 gols; Marília, 38; Gama, 33; CRB, 32.
ErroAté agora não entendi a razão por que Ederson só entrou no segundo tempo contra o Corintians. Deixar o veterano Sérgio Alves um tempo inteiro isolado na defesa corintiana, além de grave erro, foi castigo. Quando Ederson entrou, deu nova vida e surgiram situações de gol. Por que Lula o deixou no banco tanto tempo?
Próximo
Agora, o Ceará enfrentará o São Caetano. Não acredito que Lula repetirá o modelo do primeiro tempo contra o Corinthians. Restou provado que correta é a postura adotada na fase final. Que Ederson assuma o lugar que merece no alvinegro.
ReservaSituação semelhante à de Ederson no Ceará é a de Osvaldo no Fortaleza. Não será hora de Osvaldo entrar de início no tricolor? Quando Osvaldo entra, o time ganha em velocidade e também amplia as condições de finalização. Não sei a razão por que Heriberto insiste em mantê-lo como opção.
A caminho
Há cinco times paulistas no caminho do Fortaleza: Marília (aqui), Sandro André (fora), São Caetano (aqui), Barueri (fora) e Bragantino (fora). Nenhum jogo fácil. Afinal, Barueri, Bragantino e São Caetano lutam para chegar ao G-4. O Santo André quer se manter no G-4. E o Marília, tanto quanto o Leão, quer fugir da zona de rebaixamento.
PânicoUma das lutas do Fortaleza deverá ser para não entrar em pânico. Depois do primeiro gol do CRB, o Leão revelou seu total desespero. O adversário percebeu e assumiu o controle do jogo.
ImportânciaPor mais paradoxal que pareça, na ausência de Tiago Cardoso mais a importância de sua presença foi notada. Nada contra Rodolfo. Ele não teve culpa nos gols que levou. No primeiro, houve o desvio de um companheiro. No segundo, a zaga deixou Amorim livre para cabecear.
PontuaçãoApenas para análise comparativa, confira a pontuação da zona de rebaixamento como ficou em 2007: 17º. Paulista, 45 pontos; 18º, Santa Cruz/PE, 42 pontos; 19º, Remo/PA, 36; 20º, Ituano, 33 pontos. Em 2007, o Ceará, com 50 pontos, foi o primeiro fora da zona de rebaixamento (16º). Cinco pontos acima, pois.
"Se o Lewis Hamilton de Xangai aparecer no Brasil, então ele será campeão mundial"Eddie Jordan, elogiando o impecável desempenho do piloto inglês ali
Ex-dono da Equipe Jordan de Fórmula 1