Preparativos
Nos últimos dias, as notícias sobre os clubes cearenses praticamente são uma repetição. Relatam os preparativos, dúvidas dos treinadores e propósitos de cada. No Corinthians, a mesma coisa. Com um dado especial: embora tentem disfarçar, os jogadores do Timão, de forma inconsciente, fazem referência à festa de sábado, ou seja, ao possível retorno antecipado à Série A. Seria difícil não haver tal envolvimento. O bombardeio da mídia, que só fala na expectativa da apoteose, tinha mesmo que chegar ao grupo. É natural. São seres humanos. Parece até que não vão disputar um jogo, mas fazer uma comemoração. Quando, porém, perguntados diretamente sobre o assunto, cuidam de tergiversar. Os preparativos continuam. Objetivos variados de acordo com as circunstâncias: o Leão se cuida para sair da zona de rebaixamento; o Ceará, para buscar sua primeira vitória fora de casa; o Corinthians, para a matemática classificação.
PressãoPara ganhar o jogo de hoje, o Fortaleza não poderá padecer a influência de qualquer tipo de pressão. Por princípio, terá de manter a serenidade. A partir daí, executar o que o técnico Heriberto da Cunha estabelecer. Nada de desespero. O Leão é superior.
MalaClaro que o CRB, como franco atirador, deve ter também o estímulo de terceiros interessados. O expediente da ´mala preta´ é tão antigo quanto o próprio futebol. Embora não revelem ou neguem, os demais clubes ameaçados de rebaixamentos devem ter seus enviados.
AdvertênciaOs analistas, que viram a derrota do CRB para o Juventude no jogo passado, garantem que o time de Alagoas foi melhor e que o placar de 2 a 0 não refletiu o domínio do CRB. Isso serve de advertência para que o Leão tome algumas precauções.
PropostaPouco importa a variação feita por Heriberto da Cunha na equipe durante os treinamentos da semana. Uma coisa ficou bem clara: a equipe, seja com que modelo for, terá de assumir postura ofensiva, já pela necessidade de ampliar a pontuação e sair do rebaixamento. A formação com Flávio Medina, Rogério, Josimar, Simão e Chiquinho parece a mais adequada aos objetivos tricolores.
SaudadeMorreu Aloísio Linhares, o Caravelle. Notável goleiro que, nas décadas de 60 e 70, brilhou no Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Náutico/PE e Seleção Cearense. Também deixou seu nome na história do futebol de salão. Ficam a lição de vida e a saudade.
Jogo do acesso
Torcida do Corinthians já comprou quase toda a carga de ingressos para a partida frente ao Ceará. Lá eles estão chamando de ´Jogo do Acesso´. São 34.700 ingressos. A diretoria do Timão providenciou a confecção de faixas e balões para marcar a grande festa. Também haverá música. Enfim, tudo pronto.
DiferençaIndiferente ao aparato que está sendo montado para o Corinthians, o Ceará cuidou de fazer a parte que lhe toca, ou seja, buscar um bom resultado. Posso entender o modelo 4-5-1 apenas como proposta inicial para análise da situação. Fora isso, será atrair demais o Coringão.
Sem confundirCreio que o Vozão tenha mesmo que jogar fechado. Impossível encarar o Corinthians se não for com prudência. Mas cuidado para não confundir prudência com covardia. Melhor, creio, um modelo com Ederson e Sérgio Alves na frente.
ParacuruA bela cidade de Paracauru terá no sábado a decisão do certame promovido pela Liga Desportiva: União do Boi Gordo x Desportiva da Vila. Arbitragem de Carlos Henrique. O presidente da Liga, Carlão, e o coordenador da Secretário da Juventude, Zé Luís, cuidam de todos os detalhes.
MensagemAntonio Bosco de Paulo (Pepeloi@antoniobosco.com.br): ´No futebol não há derrota antecipada, razão por que o Fortaleza não perdeu em Campinas, como previam, nem o Flamengo goleou o Atletico-MG no Maracanã (foi goleado, 3x0). Assim é viável uma surpresa do Ceará diante do Corinthians. Difícil, mas possível´.
"Não estou na F-1 para fazer amigos, mas para fazer o melhor e ser campeão do mundo"Lewis Hamilton
Piloto inglês da MacLaren (Fórmula 1)