Matéria-582883

Respeito

A situação do Fortaleza exige vitória sobre o CRB. Momento em que é proibido tropeçar. Nem o empate serve, pois traria reflexos assustadores e abalaria ainda mais a autoconfiança do grupo. Não se trata de subestimar ou menosprezar o time alagoano. Não é isso. Pelo contrário, mais do que nunca o CRB tem de ser respeitado. Por mais paradoxal que pareça, a vitória tricolor será decorrência natural desse respeito. A campanha do CRB é humilhante. Mas, mesmo assim, terá de ser encarado como se fosse o Corinthians. O ambiente no time alagoano é de angústia, mas terá de ser visto como de euforia. Assim o Fortaleza estará prevenido ou imune às zebras. O CRB não tem nada para assustar: é o lanterna, perdeu 21 partidas, sofreu 60 gols e tem saldo negativo de 30. Mas esqueçam isso. Pensem que se trata de um time poderoso. Será a melhor forma de não padecer surpresa em pleno Castelão.

Veterano

No time do CRB joga o veterano Júnior Amorim, que teve boas passagens no Fortaleza e no Ceará. Mesmo não sendo mais um jovem, é jogador veloz, oportunista. Não custa nada ficar atento à movimentação dele. Detalhe: Júnior Amorim já marcou oito gols nesta Série B.

Goleiro

A vez de Rodolpho. Seu último jogo oficial foi em abril. Está sem ritmo. Entra numa fria? Não. Até leva sorte. Ruim se fosse pegar o ataque do Corinthians que já marcou 65 gols. Ser suplente é esperar uma chance. Quando esta chega, não pode ser recebida como ´fria´.

Eternidade

A propósito de suplência, não sei se foi uma boa para o goleiro Bosco, ex-Fortaleza, eternizar-se como suplente de Rogério Ceni. Bosco tinha e tem talento para ser titular em qualquer grande time do Brasil. Mas aceitou resignado ser reserva de Rogério. Agora já falam em Aranha, goleiro da Ponte, para o São Paulo. Onde Bosco ficará?

Consciência

O goleiro Adilson, do Ceará, faz coro com a maioria: impossível jogar aberto em São Paulo, diante do Corinthians. Verdade. Ele, na função de goleiro, sabe o que poderá passar caso o Ceará contemple a livre movimentação de jogadores como Elias, Morais, Douglas, Dentinho, Lulinha, Herrera...

Fechado

É bom não confundir prudência com covardia. O Ceará deve ser prudente diante do Coringão, jamais covarde, acuado. Isso significa que necessariamente deverá ter alternativas de contra-ataque. A velocidade de Ederson será importante.

De camarote

No empate com o Corinthians no Castelão (2 a 2), no jogo do turno, o Ceará usou no combate Michel (depois André), Mancuso e Marcos Paraná. Cleisson fazia a ligação. Com dois jogadores velozes na frente, Ciel e Luiz Carlos, criou situações de gol. Incomodou.

Composição

Do jogo de ida até hoje, a meia-cancha do Ceará basicamente foi mantida. Estão lá Michel, Paraná, Mancuso, Cleisson. Questão é saber se Edesrson e Sérgio Alves conseguirão reproduzir o que Ciel e Luiz fizeram. Taí uma incógnita. Ederson tem talento e velocidade. Sérgio sabe fazer gol. A conferir.

Outubro

Craques famosos nascidos em outubro: Pelé (23), Garrincha (28), Maradona (30), Friaça (20), Didi (08), Iashin (22), Maspoli (12), Dunga (31), Falcão (16), Tesourinha (03), Kopa (13), Figueiroa (25), Bobby Charlton (11), Gento (22). (Pesquisa de Airton Fontenele).

Recado

De José Amilton Pereira (joseamiltonprr@hotmail.com), num recado ao Tiago Cardoso: ´Lembro do grande goleiro Manga. Fechava a trave e tirava um jogador do meio da barreira para ver a bola e ter uma idéia exata sobre onde o batedor a mandaria. E sempre se deu bem´.

Mensagem

José Lira de Oliveira (j.lirag@hotmail.com): ´O Ceará não sobe para primeira divisão, nem o Fortaleza cai para terceira. Falta aos nossos clubes jogar bola, o que não estão fazendo. Sou ouvinte do programa da TV Diário ao meio dia. Abraço no Belmino, que parece nunca ter sido goleiro do Ferrão, mas sim gandula´.

"Na festa do Corinthians, o Ceará poderá fazer a festa".
João Cláudio
(joaoclaudiostar@hotmail.com) - Limoeiro do Norte