Tranqüilidade
Com a vitória sobre o Barueri, o Ceará ganhou tranqüilidade para administrar a situação, visando a não enfrentar desconforto nas últimas rodadas. Mais um pouco e lá estará o alvinegro matematicamente garantido na Séria B 2009.
Longe, portanto, dos tormentos de outros tempos, quando só na última partida evitava o rebaixamento. Jamais esquecerei a cena em que, há alguns anos, o então técnico Arnaldo Lira, no desespero por ver o Ceará na iminência de cair para a Série C, teve de atracar-se em campo com o árbitro pernambucano Valdomiro Matias. Passada a confusão,
o Ceará garantiu a vaga. Hoje a margem a favor do Vozão é boa. Sem pressões, num melhor estado de ânimo, poderá até conseguir bom resultado diante do Corinthians no Pacaembu. E, nestas surpresas do futebol, ir mais longe, ou seja, conseguir sua primeira vitória fora de casa exatamente em cima do Coringão...
ServiçoJogador se escala quando mostra serviço. A torcida percebe e cobra a presença do atleta. Ederson é prova cabal. Aliás, faz tempo que a imprensa e torcida perceberam isso. Não entendo a necessidade de tanto tempo para o comando técnico do Ceará enxergar tal fato.
QuatroSérgio Alves há confirmado sua vocação para o gol. Ele, a cada jogo, está calando a boca de seus críticos. Já tem quatro gols, a metade do que Vavá fez em todo o campeonato. Claro, não pode ser o jovem veloz de antigamente, mas faz a parte que lhe cabe. Profissional exemplar.
DuplaA dupla Fabrício e Dezinho, que teve tantas dificuldades no período de ajustes, gradualmente mostra significativos avanços, com atuações dignas de elogio. Contra o Barueri a dupla brilhou no combate. Soube se importar e não sofreu gols. Méritos também para o goleiro Adilson que praticou arrojadas defesas.
ProblemasÀs vezes, fico a pensar como Heriberto da Cunha tem conseguido escalar o Fortaleza, haja vista o volume de problemas que tem enfrentado desde que retornou ao Leão. É problema demais. Situação delicada porque neste período de definição qualquer desfalque de jogador importante poderá ser fatal.
Paulistas
A maratona paulista, que o Fortaleza irá enfrentar agora, exigirá elenco completo à disposição do treinador. Exceto o jogo com o CRB, teoricamente mais fácil, serão seis clubes de São Paulo no caminho do Leão. E cada um tendo motivos especiais para lutar.
De camaroteO preço da desnecessária expulsão de Simão no jogo diante do Ceará vai ser pago agora. A ausência de Simão tira do Fortaleza a versatilidade que o time tem com a presença dele. Aí o Simão fica por aqui, de camarote, vendo seus companheiros num guerra contra a Ponte Preta. Está certo isso? Claro que não.
EficienteDude, veterano e sempre eficiente, em sinal de alerta. Se confirmar sua presença, de uma coisa a torcida está certa: não faltará combate do Leão na frente da área. Nesse espaço, Dude ainda continua sendo um dos mais eficientes, a despeito da opinião contrária de uma minoria.
Pela ordemPonte Preta, Marília, Santo André, São Caetano, Barueri e Bragantino. Pequena maratona paulista. Exceto o Marília, dois dos demais estão no G-4 e dois tentando no G-4 ingressar. O Marília luta para não cair. Tudo difícil.
Papo de torcedorO jornalista Newton Sales e o motorista Luís Queiroz são apaixonados pelo Ferroviário. Na cantina da Verdinha, eles ganham a atenção quando falam do Projeto Tóquio que têm para o Ferrão. Newton tem certeza de que verá o time coral decidindo um mundial de clubes no Japão.
Papo IILuís olhou para Newton e foi mais além, afirmando: ´Tenho tudo pronto para, no momento certo, anunciar a bombástica contratação de Kaká pelo Ferrão´. Newton Sales olhou para o companheiro e disse ´Você agora foi longe. Tudo bem que vamos disputar o Mundial em Tóquio, mas contratar o Cacá, só se for o da Boris.´
"Não estou tentando trazer os problemas das corridas para fora dos autódromos."Felipe Massa, evitando polêmica com Lewis Hamilton,
Brasileiro da Ferrari