Ampliar a margem
Hoje, o Ceará precisa ganhar do Barueri no Castelão. E tem como fazê-lo. Diante do Fortaleza, notei jogadores que se destacaram mais: Cleisson, o melhor dentre os alvinegros, e Michel. Esses dois fizeram uma belíssima partida. A produção do time, se não foi a ideal, esteve de acordo com as circunstâncias de um clássico, onde o lado emocional tem forte significado. Quanto ao Barueri, o time está no embalo por ter chegado ao G-4 na rodada passada. Desbancou o Vila Nova/GO. Seu meio-campo, Flávio, experimenta ótima fase. Mas atenção especial também deve ter o atacante Pedrão. É o vice-artilheiro isolado da Série B, com 13 gols. Quando afirmo que o Ceará tem de vencer, tomo por base a sua situação alvinegra na classificação, com 41 pontos. Para não sofrer solavancos nas rodadas finais, o Vozão terá de no mínimo ampliar a margem de oitos pontos que o separa da zona maldita.
AproximaçãoParaná e ABC estão ficando cada vez mais próximos do Ceará. O Paraná com, 37 pontos, recebe em casa o Brasiliense (34º pontos). O ABC, também em casa no Frasquierão, recebe o São Caetano. Se der vitória dos anfitriões, ambos vão apertar o Ceará.
No ponto
Cleisson e Michel foram de um eficiência e espírito combativo a toda prova. Que os demais do Ceará procurem seguir os exemplos desses dois a atletas. Repito o registro que fiz ontem: vi o Cleisson, aos 34 minutos do segundo tempo, voltando para marcar. Espetáculo.
ConviteCometeu grave erro quem disse que não convidei ninguém do Ceará para o Debate Bola (TV Diário) de domingo passado. O convite foi feito, mas os jogadores não foram liberados, pois estavam concentrados para o jogo de hoje. Entendi. Aceitei.
De olhoCom relação ao Fortaleza, como o time fará a próxima partida apenas no sábado, Rinaldo pôde comparecer ao Debate Bola no domingo à noite. Abriu o coração com relação ao tricolor e esclareceu alguns pontos sobre o tempo que pedira para ficar em forma.
Mais
Jogadores que podem render muito mais no Ceará: Dedé, Lúcio e Chicão. Eles ficaram devendo no clássico. Dedé tem apoiado bem, mas os consecutivos erros de passe acabam prejudicando seu esforço físico. Lúcio ainda não alcançou o padrão ideal. Mas está no rumo. Com um pouco mais de esforço, chegará lá. Chicão joga bem mais futebol do que o que vem apresentando.
Em nome da pazPresidentes do Ceará e do Fortaleza, respectivamente Lúcio Bonfim e Evadro Leitão, souberam mostrar à torcida que o sentido do esporte é a confraternização. O abraço e o caminhar juntos à beira do gramado do Castelão foram um belo recado de paz.
CalmaAdailton tem velocidade, força física e sabe livrar-se da marcação. Sua afirmação virá de forma gradual. Importante será ter paciência para não colocar tudo a perder. Basta deixar que as coisas aconteçam como natural conseqüência de seu trabalho. Nada de pressa ou precipitações.
Tempo devidoA mesma observação feita no tópico anterior vale também para Ederson do Ceará. No clássico, ele entrou bem no lugar de Lúcio. Mais dia, menos dia, Ederson também terá pelo público reconhecida a sua afirmação. Nada de pressa ou precipitações. Tudo virá no devido tempo.
Chances
Quando vejo Campinense/PB, Confiança/SE e Águia/PA com chances de subir para a Série ´B´ 2009, não entendo como um time da tradição do Ferroviário fica fora desse tipo de disputa. Não entendo também como Icasa e Horizonte ficaram pelo caminho.
MensagensDe João Cláudio (joaoclaudiostar@hotmail.com): ´Parabenizo o Ceará pela sua participação na próxima Copa São Paulo´. /// De José Rinaldo Albuquerque (riquerque@yahoo.com.br): ´Breve o inverno estará chegando. Será que teremos de assistir a todos os jogos novamente no Castelão? Pobre futebol cearense. Ricos Políticos.´
"Se você reparar, quando termina a corrida, os pilotos mal se cumprimentam, mal se falam".
Luciano Burti, criticando o ambiente da F-1
Ex-piloto de Fórmula 1