Matéria-575089

De olho no Vila

Opinião predominante: o Fortaleza para confirmar a definitiva retomada teria de encaixar três vitórias seguidas. Eu mesmo exteriorizei pensamento assim. Agora, com duas importantes conquistas, seis pontos consecutivos, o Leão tem tudo para afastar de vez os seus temores. Entretanto, faço até uma concessão: nem precisa ganhar a terceira em Goiás. Um empate diante do Vila Nova, seguido de vitória sobre o América/RN no jogo seguinte já seria aceitável. Claro que a proposta deve ser ganhar do Vila no Serra Dourada. Mas, se não der, um empate caberia nos planos. A meta principal é afastar-se da zona maldita, abrindo pontuação que lhe permita trabalhar sem tormentos. Repito: para não padecer perigosos solavancos na reta final, o time terá de manter sete pontos acima da zona. Só assim chegará às rodadas derradeiras sem o pânico de quem poderá despencar no despenhadeiro da Série C.

Alerta

A sirene disparou em Porangabuçu. Não dá mais para admitir como normal empates em casa. O Vozão, que esteve tão perto do G-4, vê a distância ampliar-se a cada rodada. Isso não é bom. A reação tem de ser imediata para evitar a acomodação por falta de objetivo.

Explicação

Quando um time se deixa dominar pela idéia de que não dá para chegar ao G-4 nem tampouco sofrer ameaça de rebaixamento, pode entrar num perigoso processo de acomodação. O Ceará está exatamente nessa faixa intermediária. Portanto, tem de reagir agora.

Mudanças

Claro que o alvinegro ainda experimenta a transição em busca da dupla ideal para substituir Luiz Carlos e Ciel que foram embora. Não é da noite para o dia que se processa de forma positiva alteração tão radical assim. Mas é preciso atitude dos que estão sendo chamado à responsabilidade.

De olho

Até agora não entendi a razão por que Ederson nem no banco de reservas vai. Foi retirado de cena como se não tivesse talento. Já é hora de o técnico Lula fazer uma revisão de conceitos. Se os resultados não estão sendo bons, não custa nada escutar a voz da galera.

Recado dado

Vejam a atuação de Deives diante do Avaí. O rapaz entrou e demostrou futebol de qualidade, dando melhor dimensão à produção do time. É assim que o jogador se escala. Evitar ansiedade é fundamental, ou seja, nada de pressão ou cobrança exagerada senão tudo dentro dos limites da coerência e da decência.

Premonição

Numa entrevista antes do jogo em Natal, Heriberto da Cunha dera um entrevista (gravada) ao programa do Belmino, onde citou que Osvaldo estava maduro e que seria em breve um dos nomes de destaque do futebol cearense. Que premonição teve Heriberto!

Confirmação

Osvaldo não esperou muito tempo para mostrar ao próprio Heriberto que já está no ponto e merece seguir como titular no tricolor. Os lances de que participou, os que transformou em gols e os que não transformou, revelaram um atacante mais que maduro porque preparado para todas as ocasiões.

Juventude

É preciso dar confiança à juventude tricolor. Numa fusão com atletas experientes como Erandir, Dude, Simão, certamente sairá a fórmula ideal para buscar novos resultados positivos. Como já ganhou duas fora, por que não pensar num novo triunfo, agora em Goiânia?

Memofut

Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) homenageará Pacoti, ex-atacante do Bangu/Quixadá, Nacional, Ferroviário, Sport/PE, Vasco/RJ e Sportin/Lisboa. Será sábado próximo, de 15 horas às 18 horas, na Biblioteca Pública, subsolo do Centro Dragão do Mar.

Mensagem

De Wladiston Dias (wladiston@yahoo.com.br) - Salvador/BA: ´Esses clubes ingleses arrecadam bastante e têm sempre seus jogos com casa cheia porque o cidadão de lá não tem de decidir se compra o ingresso ou a carne da semana. Não tem que pegar fila e sabe que não vai se deparar com os marginais da violência no estádio´.

"Atitude é o nome certo para a goleada aplicada pelo Fortaleza dentro da casa do ABC".
Fernando Brígido
Colaborador (jfbrigido@gmail.com)