Matéria-573804

Hora de deletar

Se eu fosse transcrever aqui todas as absurdas mensagens eletrônicas que recebo, o leitor cairia fulminado diante de tanta insanidade. Por isso, desvio o foco dos recados bobos e concentro atenções nos consistentes, construtivos. Deleto as inconveniências. Há gente para tudo neste mundo de meu Deus. Que seria de nós se não fosse a tecla ´delete´. Está na hora também de o Fortaleza deletar as amarguras. Espantar os azares das derrotas sofridas nos últimos minutos. Esquecer o pênalti perdido nos instantes derradeiros. O Criciúma tem campanha melhor que a do Fortaleza, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Nas vezes em que o vi jogar (Criciúma 2 x 1 Fortaleza e Ceara 3 x 1 Criciúma), o futebol apresentado pelos catarinenses foi regular, não obstante duas vitórias sobre os times daqui. Taí um novo desafio. Mais uma oportunidade para o Fortaleza avançar, deletando definitivamente os maus presságios.

Marcação

Jardel de volta. Valeu seu esforço na luta pela recuperação. E vai conseguindo superar dificuldades. Ei-lo fazendo gols pelo Criciúma, clube que lhe abriu as portas. Ainda não lembra o Jardel dos áureos tempos, mas já merece marcação atenta, máxime no jogo aéreo.

Esforço

Jardel completou 35 anos. Não é um garoto, mas está na faixa de muita gente que ainda bate um bolão. Questão agora é saber aproveitar a experiência que ganhou nestes vários anos em que brilhou no futebol internacional. Ele está sendo muito digno neste recomeçar.

Detalhes

A ausência de Luciano Bebê quebra um pouco a produção na meia cancha do Criciúma. Também a ausência do zagueiro Everton tira uma das opções de conclusão de cabeça em cobrança de escanteio. Everton não raro aparece como homem surpresa. Foi assim que fez um gol na vitória por 2 a 0 sobre o ABC.

Contagem

A torcida do Corinthians continua a contagem regressiva para confirmar matematicamente seu retorno à primeira divisão nacional. O empate com o Brasiliense adiou um pouco a festa, mas não muito. Hoje, diante da Ponte Preta obstáculo é mais difícil.

Justificativa

Não analisei o jogo do Ceará porque a coluna fechou antes do término da partida.

Contas

Apenas para os ´matemáticos´ do futebol analisarem, eis a pontuação final do G-4 da Série B 2007: Coritiba (69), Ipatinga (67), Portuguesa (63) e Vitória (59). Os times do rebaixamento ficaram assim: Paulista (45), Santa Cruz (42), Remo (36) e Ituano (33). Basta fazer agora a análise comparativa.

Herança

Dinamite tenta administrar o caos herdado de Eurico Miranda. Além da crise, o Vasco vem sendo vítima das más arbitragens. Até o Simon errou feio. Que o técnico Renato Gaúcho passe seu espírito guerreiro à equipe.

Superioridade

Força tem o futebol paulista. Quatro na Série A (Palmeiras, São Paulo, Santos e Portuguesa); sete clubes na Série B (Corinthians, Santo André, Bragantino, Ponte Preta, Barueri, São Caetano, Marília). Isso diz tudo.

Saudação

Do prof. Alexandre Verino (alexandreverino@hotmail.com): ´Que notícia maravilhosa a volta de Rinaldo. Ele sempre deu certo no Fortaleza e dará ao ataque do Fortaleza um padrão que até agora não foi encontrado. Excelente contratação!´

Caixa de entrada

Carlos Alberto (carlos.bnb@hotmail.com):´Discordo que a desativação do PV tenha tirado melhor aproveitamento dos times cearenses nos jogos em casa. Veja o exemplo do Ceará, com melhor aproveitamento no Castelão. O que está faltando é craque nos nossos times´.