Sete pontos
Costumo dizer que tem folga aquele time que, a duas rodadas do fim da competição, consegue abrir sete pontos sobre os concorrentes. Isso é válido com relação ao G-4 e válido também com relação à zona de rebaixamento. Portanto, quando o certame chegar à 37ª rodada nenhum resultado poderia mais alterar a situação. Síntese: vantagem de duas vitórias e um empate. Sei que é difícil alcançar posição tão privilegiada assim em se tratando de G-4. Entretanto, com relação à chamada zona maldita, é uma necessidade para evitar o sufoco de decidir a permanência ou não na Série B nos três últimos jogos. Não esqueço o desconforto do Ceará quando, há alguns anos, viu o espectro do rebaixamento ameaçá-lo no último jogo, justo contra o Remo. A confusão foi grande. O então técnico Lira atracou-se com o árbitro. No final, o Ceará garantiu a permanência. Mas Deus sabe como foi difícil.
Lição
O Remo nem a Série C disputará em 2009. Situação humilhante para um time de tradição e que há algum tempo participou da Série A nacional. O negócio é mesmo abrir sete pontos de distância para evitar o desespero que toma conta de todos nas últimas rodadas.
QualidadeO futebol cearense ainda busca um estágio mais avançado para se qualificar, ou seja, chegar em condição de disputar a Série A com padrão capaz de fazer boa campanha. No momento, a qualidade ainda está no patamar mesmo da Série B. Reconheçamos com humildade.
RumoHá um estudo na FCF, visando a mudar o sistema de disputa e número de clubes, mas apenas para o certame de 2009. Conversei com o coronel Pimentel e ele me explicou a viabilidade do certame, que seria preparado de acordo com o Estatuto do Torcedor.
NúmeroSeriam 12 clubes distribuídos em duas chaves de seis. De cada grupo, dois estariam classificados para um quadrangular final. Teria, portanto, um formato semelhante ao do Campeonato Carioca, apenas com as adequações necessárias em vista da disponibilidade de tempo.
ModeloNão mais seria obedecido o critério dos pontos corridos. Também não contemplaria o modelo mata-mata, a não ser nas semifinais, mas dependendo das conveniências e adequações. O estudo me parece interessante e visa a atender a uma maior abrangência que se quer dar ao futebol cearense com maior número de times.
De camaroteIndependente dos resultados, a torcida do Corinthians já prepara a festa da classificação por antecipação. Verdade é que o Coringão soube acumular pontos e já agora pode até administrar tropeços que por acaso venham a ocorrer.
FilosofiaLuís Torquato mostra o quanto o Guarany tem sabido revelar talentos e também aproveitar a experiência de jogadores mais tarimbados. Citou as recentes participações de Sérgio Alves e de Clodoaldo na campanha que levou o Guará à elite cearense. E lembrou também as passagens de Jaime e Marquinhos Capivara.
Boa sorteAlmeida Filho apita hoje Campinense/PB x Confiança/SE, em Campina Grande. Marcos Antonio Sampaio apita Águia Marabá/PA x Rio Branco/AC, no Pará. É a 3ª fase da Série C. Feliz está o presidente da Ceaf, Afrânio Lima. A arbitragem cearense está indo bem
MensagemLuciano Arruda lembra que dois jogos da 3ª divisão cearense não foram realizados domingo. Um, por falta de ambulância; outro, por falta de policiamento. Como o certame é oficial, está sujeito ao Estatuto do Torcedor. A FCF tem de enviar a súmula ao TJDF para providências.
Mensagem II´É um caso muito sério, pois o torcedor se desloca ao estádio e o jogo não se realiza. Não importa se público grande ou pequeno. Um torcedor que for ao estádio tem de ser respeitado. Já vi jogos começarem com mais de uma hora de atraso, o que é também um desrespeito. Alguém precisa ser responsabilizado por esta desordem´.
"Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica... "Johann Cruyff, sobre Pelé
Astro maior do Carrossel Holandês na Copa de 1974