Os últimos
É inacreditável a dificuldade dos times cearenses quando enfrentam adversários que estão na zona de rebaixamento, ou seja, os quatro últimos. Não sou bom de memória, mas lembro que o Fortaleza tinha tudo para ascender à Série A, pois possuía um time bem montado e fazia ótima campanha em 2007. Na reta final pegaria dois times da zona maldita: Ituano e Remo. Seis pontos tidos como certos, porquanto Ituano e Remo estavam muito mal. Resultado: o Fortaleza perdeu para o Ituano por 1 a 0 e perdeu para o Remo por 3 a 2. O Leão terminou o certame em quinto lugar com 56 pontos, três a menos que o Vitória, quarto colocado, que garantiu a vaga com 59 pontos. Os dois tropeços impediram que Fortaleza subisse para a Série A 2008. Agora mesmo o Ceará perdeu cinco pontos para dois times que estavam na zona de rebaixamento. Assim fica cada vez mais difícil a tarefa de pôr o futebol cearense na elite.
InversoBom será se Fortaleza tiver agora reação inversa, ou seja: já que se complica diante da turma de baixo, passe a se dar bem ao enfrentar os times de cima. Coincidência ou não, pega amanhã o Avaí, quarto colocado. Quem sabe não prega uma peça lá...
EsperançaNo Fortaleza, o meia Rodrigo treinou bem e deve estrear. Expectativa sobre o desempenho do rapaz que poderá dar ao setor o dinamismo que de Mazinho Lima se esperava, mas não aconteceu. Do trabalho de Rodrigo muito dependerão Adailton e Marcos Bambam.
MensagemDe Gilson de Oliveira (fgilsondeoliveira@gmail.com), da cidade de Porto Velho/Rodônia: ´Enxergo no time do Fortaleza certo individualismo. Michel tinha dois colegas em melhor posição, mas resolveu concluir. Adailton, com Bambam livre, preferiu tentar fazer o gol. O individualismo prejudica o conjunto.
InquietoGostei da atuação do Charles Chad nos dois jogos anteriores ao da partida com o Paraná. Já diante dos paranaenses, vislumbrei um Chad menos tranqüilo, na medida em que não conseguia encontrar oportunidade para finalização. Isso inquietou o atleta.
Um anoVai fazer um ano da última vitória do Ceará fora de casa (15/09/2007 em Arapiraca, 4 a 0 no CRB). Depois, o alvinegro só conheceu derrotas e empates por este Brasil de meu Deus. O próximo jogo fora será no dia 16 de setembro em Natal, um dia após completar um ano de sua última vitória fora.
BancoHá momentos em que o banco faz bem. Mesmo não tendo feito gol e atuando apenas numa parte do segundo tempo, Vavá se mostrou menos afobado que antes. O gol vai surgir. Calma, amigo. Ele sabe e vai fazer. No banco ou não, haverá de chegar melhor momento para ele.
AusênciaÉ ruim quando o time não dispõe de um jogador à altura do titular para manter o mesmo padrão em caso de substituição. Vocês podem notar que até agora a ausência de Paulo Isidoro é sentida. Ora, enquanto uma ausência é sentida, claro está que o substituto não vem mantendo o mesmo rendimento.
ParedãoRevi na TV as três defesas espetaculares que Adilson fez no jogo com o Paraná. Salvou o alvinegro de situação delicada. Se falhou no jogo anterior, redimiu-se na partida de terça-feira. Provou que está com reflexos bem apurados.
CampanhaO narrador Gomes Farias faz campanha no sentido de fortalecer o Ferroviário. Oportuna iniciativa, pois faltam apenas quatro meses para ´Estadual 2009´. Sem um Ferroviário forte, o campeonato fica meio capenga. O Ferrim é o terceiro maior ganhador de títulos estaduais.
RádioSerá no próximo dia 21 de setembro, no Shopping Benfica - Sala de Cinema, a comemoração do Dia do Rádio e festa do Dia do Ouvinte de Rádio. Na ocasião será apresentado o Projeto do Museu do Rádio. Haverá prestação de serviços de saúde aos ouvintes. Os interessados poderão obter mais informações do site www.aouvir.com.br
"O futebol cearense tem a enorme capacidade de entregar o ouro ao bandido."Fernando Brito
Jornalista