Vitória possível
Aí está o Corinthians. O líder, cantado em prosa e verso como o único com vaga antecipadamente garantida na Série A 2009. Os cronistas de São Paulo, na grande maioria, cantaram isso em 2007 no mesmo dia em que o Timão foi rebaixado. Os números demonstram que os cronistas tinham razão: 48 pontos, 47 gols marcados, saldo de 32 gols. Pronto. Não é preciso dizer mais nada sobre o potencial do visitante que tem Carlos Alberto, André Santos, Elias, Chicão, Douglas, Lulinha... Se fizerem uma pesquisa, o Corinthians, claro, certamente será o favorito. Pois justo em cima disso deve trabalhar o tricolor cearense. Não há momento melhor para a retomada do Fortaleza. Ganhar do Coringão pode ser difícil, mas não impossível. Ora, amigos, o Bahia ganhou do Corinthians por 1 a 0 dentro do Pacaembu em São Paulo. Sim, o mesmo Bahia que, não faz muito, tomou uma goleada do Fortaleza (5 a 1). Logo...
Outra derrotaVi a vitória do Vila Nova sobre o Corinthians (2 a 1) no Serra Dourada. O time de Givanildo Oliveira sempre comandou as ações. Fez 1 a 0. O Corinthians esboçou reação. Empatou com André Santos, mas em nenhum momento foi melhor. O Vila mereceu ganhar.
Empate aquiPara mostrar que o Corinthians não significa vitória paulista sempre, o time de Mano Menezes registra seis empates, um deles com o Ceará Sporting Club aqui no Castelão, placar de 2 a 2. Noite de Luís Carlos e Dentinho. Cada um marcou dois gols. Nada do outro mundo.
SegurançaEm meio à crise, o Fortaleza tem um jogador inabalável, seguro sempre e que transmite confiança aos demais: o goleiro Tiago Cardoso. Incrível personalidade. Importante o papel dele, até mesmo orientando a retaguarda. É o lado tranqüilo.
Breves observações
Simão e Raul podem render bem mais. Raul precisa ser guerreiro e arriscar mais os chutes de fora da área que ele sabe executar muito bem. Quanto a Adailton, é a vez de o jovem mostrar serviço diante de um dos maiores times do Brasil. É vitrine nacional, amigo. Que ele saiba tirar disso o melhor proveito. Ouvir os mais experientes será fundamental.
EliminatóriasChile x Brasil, amanhã, em Santiago. O Chile é o 4º (dez pontos, três vitórias, um empate e duas derrotas. O Brasil é o 5º (nove pontos, duas vitórias, três empates e uma derrota). O Chile é o 4º (dez pontos, três vitórias, um empate e duas derrotas. /// De 1916 a 2007, as seleções principais enfrentaram-se 63 vezes (44 vitórias do Brasil, sete do Chile e 12 empates).
Nova chanceO locutor Luís Siqueira, da Rádio Caiçara de Sobral, elogia o desempenho de Danilo Pitbull, que defendeu o Maranguape. Pelo segundo ano consecutivo, Danilo foi artilheiro da competição. E, já agora, fica na expectativa de uma nova oportunidade num time grande da Capital.
GoleadasO Brasil já aplicou 19 goleadas no Chile. A maior foi em 1959, no Rio, Brasil 7 x 0 Chile. A última foi em 2007, Brasil 6 x 1 Chile pela Copa América. (Dados de Airton Fontenele).
Uma vez Chile
Em eliminatórias, o Brasil fez oito jogos com o Chile. Ganhou cinco, empatou dois e perdeu apenas uma vez. Detalhe: essa única derrota foi feia. Aconteceu no ano 2000. O Chile meteu 3 a 0. E, vejam bem, o técnico do Brasil era Wanderley Luxemburgo.
Notas & notasNada escrevi sobre Brasiliense x Ceará e Maranguape x Guarany porque a coluna fechou antes. /// Lamento a ausência de Paulo Isidoro. Tipo do jogo bom para ele. /// Não há como opinar sobre Flávio, Josimar, Rodrigo e Mateus, novos contratados do Leão. Desejo que correspondam.