Avante
Na década de 50, todo aluno usava um caderno ´Avante´, que tinha na capa um soldado conduzindo a Bandeira do Brasil e na contracapa a letra do Hino Nacional Brasileiro. Hoje, conta-se nos dedos o número de brasileiros que sabem cantar o Hino Nacional. Pois avante é o mote que escolhi para escrever sobre Ceará x Ponte Preta e Gama x Fortaleza. Avante, Ceará; avante Fortaleza. E não poderia ser diferente. Se ambos tropeçaram na rodada passada, não há como carregar mais pensamento negativo diante da desfavorável situação. O Ceará, pelo volume de oportunidades de gol que criou, tem condições de ganhar da Ponte. Basta ajustar a pontaria. Já o Fortaleza, com a volta de Simão e Eusébio, ganha em qualidade e diversificação. Melhor ainda se Paulo Isidoro retornar bem. Ao Leão basta repetir o desempenho da vitória sobre o Bahia. Assim certamente terá condições de surpreender o Gama em Brasília.
AvisoA atenção dos jogadores do Ceará não pode perder de vista pelo menos três conhecidos jogadores da Ponte: Renato, Leandrinho e Neto Baiano. Aviso dado como dado também foi aviso sobre o veterano Túlio. Se dizem que quem avisa amigo é, taí o aviso...
DerrotaSe o Ceará vem de derrota, a Ponte também vem. Perdeu para Bragantino por 2 a 0. Aliás, esse grupo que está dos 30 aos 36 pontos (Barueri, Ponte Preta, Juventude, Bahia e Ceará) é todo muito parecido. Além disso, a produção entre eles oscila demais.
AbsurdoLamentavelmente a carreira profissional do atacante Vavá tem sido muito prejudicada pela divergência dos proprietários de seu destino. Fragmentaram de uma forma tal os direitos desse rapaz que chegaram ao cúmulo de o deixarem sete meses parado. Que absurdo!
Preocupação
Já agora o anúncio do desinteresse do Ceará em vista da renovação do contrato de Vavá com o Uniclinic. Que coisa inoportuna. Ora, se o atleta já vinha dando sinais de preocupação extrema, calculem a partir de agora. Não entendo essas coisas.
VarejoTempo bom aquele em que o jogador pertencia a um único dono: o clube. Agora é um tal de tantos por cento de fulano, tantos por cento de sicrano, tantos por cento de beltrano, que o jogador mais parece mercadoria vendida no varejo ou retalho de pano no queima.
AumentoAtravessador existe em todo comércio. Vejo nos preços das frutas. Quando entra o atravessador, este acaba faturando mais que o produtor, que trabalhou tanto, e mais que o comerciante, que também dá um duro danado. O atravessador eleva os preços na ponta, quando chega ao consumidor.
No futebolNão raro, o atravessador também atrapalha no futebol. A maioria nunca chutou uma bola. Faz do futebol um meio de faturar alto, aproveitando-se do talento alheio. Ainda bem que há os ´atravessadores´ conscientes que protegem seus atletas. Mas estes são uma exceção.
InteligenteO presidente do Maranguape, Abner Monteiro Nunes, esteve comigo no Debate Bola (TV Diário). Muito simples, discreto, disse na ocasião que sério candidato à vaga seria o Maracanã. Astuto Abner. Desviou o foco do Maranguape.
Resultado: seu time ganhou a vaga.
RecuperaçãoA aviação desportiva do Ceará está feliz. O piloto e instrutor de vôo Lima Filho, vítima de grave acidente aéreo no dia 6 de agosto passado, já está em casa. Lima, após problemas difíceis na UTI, superou situação. A outra vítima, Pompeu Costa, também está em casa.