RecuperaçãoLembrete simples: não há mais jogo de volta. Quem quiser pontuar tem de ser agora e já. E mais: o returno é para recuperação dos pontos perdidos no turno. Segunda chance dada a todo mundo. Quem souber a aproveitar, ótimo. Quem não souber terá dificuldades para obter a classificação. Geralmente a avaliação do desempenho de uma equipe é feita pela variação de sua posição na ordem classificatória. Perder uma posição na rodada é normal. Perder duas posições vira sinal de alerta. A partir da terceira seguida queda de posição, há certeza de perigoso retrocesso. Antes de buscar as tradicionais desculpas (amarelas ou não), há que se vê onde nossos clubes estão falhando. Se não estamos no G-4, a preocupação aumenta na medida em que as rodas se sucedem. A redução de possibilidade aumenta com a diminuição dos jogos que faltam. Situação inversamente proporcional que não se deve perder de vista.
RetornoO anunciado retorno de Simão e Eusébio ao time do Fortaleza no jogo contra o Gama traz boa expectativa, já pelo que ambos produziram na vitória sobre o Bahia. Com Simão a certeza de qualidade mais apurada por sua versatilidade, quer na ala, quer na meia cancha.
Na deleA respeito de Eusébio cabe uma observação. No início, quando teve as primeiras oportunidades, ele sentiu a cobrança porque comparavam seu futebol com o de Márcio Azevedo. Isso inibia Eusébio. Agora, sem comparações, a produção do ala tricolor tem crescido muito.
ArtilhariaRafael Akai e Charles Chad são novas esperanças de gol do Ceará. Gostei do desempenho do Chad diante do Vila Nova, apesar do pouco tempo de sua participação. Esteve presente nos lances de área, inclusive no que resultou no gol de Ederson. É Lula Pereira preocupado com o setor que mais o incomodou no jogo passado.
Pelo altoQuem prestou atenção nos dois gols do Vila Nova viu que as jogadas foram bem parecidas da sua origem, ou seja, cruzamento aéreo nascido no setor direito de ataque do visitante. Os zagueiros alvinegros se confundiram nos dois lances. Aí Reinaldo e Túlio fizeram os gols.
AtençãoImportante também será Lula chamar a atenção dos jogadores do sistema defensivo como um todo. Afinal, se é verdade que depois o Ceará criou situações de gol, verdade também que as dificuldades surgiram exatamente depois que o Ceará tomou esses dois gols.
Primeira divisãoAs surpresas do futebol: o Maranguape, que foi o sexto colocado na fase de classificação, com apenas 29 pontos, deu a volta por cima no hexagonal e já garantiu sua antecipada passagem para primeira divisão cearense em 2009. Já o Guarany, que terminou em primeiro com 34 pontos, ganhou bonificação de três, mas agora se vê pendurado na rodada final. Incrível.
RodadaMaracanã tem a vantagem de não depender de ninguém para ganhar a segunda vaga. Mas isso não é tudo. Rodada de definição, com ou sem mala preta, é sempre muito perigosa. Não existe o ´já ganhou´. Isso serve de advertência.
Mais difícilQual o adversário mais difícil: a Ponte Preta para o Ceará ou o Gama para o Fortaleza? Não há como analisar. Cada jogo na segundona nacional tem característica própria. Jogos imprevisíveis.
JulgamentoO leitor Sávio Almeida passou-me informação interessante. Diz ele que em Recife cada estádio tem sala de audiência, com juiz, promotor, cartório e tudo necessário para imediato julgamento dos ilícitos cometidos nas praças esportivas. Os profissionais trabalham espontaneamente.
AmpliaçãoSávio acrescenta que estão querendo ampliar o raio de ação da justiça, que não ficaria limitado ao estádio, mas julgaria também os fatos registrados nas circunvizinhanças das praças esportivas. Pelo que explicou Sávio, o modelo é bem diferente da chamada delegacia móvel. Fica aí a sugestão para análise dos interessados.
"Cada um aparecendo, todo mundo aparece no momento exato."Zagallo, estimulando o futebol coletivo
Ex-técnico e jogador da Seleção Brasileira