Matéria-567128

Complicação total

Se vale como conforto, taí uma verdade: o Ceará não merecia perder. Mas perdeu. Foi melhor que o Vila, mas o Vila ganhou. A simplicidade de finalização de Reinaldo e Túlio fez a diferença. O alvinegro precisa de um escarcéu para concluir. Vavá e Paraná desperdiçaram seguidas chances. Já Reinaldo e Túlio, brincando, marcaram 2 a 0. No segundo tempo, o Vila recuou todo. O Ceará fez entrar Chad, Ederson e Lúcio. Apertou. Bombardeou. Mandou bola na trave com Dezinho. Ederson diminuiu (2 a 1). Ficou nisso. Em Curitiba, o Fortaleza começou bem, mas terminou mal. Ironia do destino: o Leão animou com gol de Gaúcho (1 a 0) e arruinou com gol contra de Gaúcho (3 a 1). O Paraná fizera 1 a 1 com Gláucio e 2 a 1 com Ricardinho. Nitidamente o Fortaleza sentiu a ausência de Simão, Eusébio e Isidoro. Improvisações quebraram a harmonia do jogo passado. O projeto de três vitórias seguidas ficou complicado.

Goleador

Danilo Pitbull, que deixou passar boas oportunidades de firmar-se num time grande, está bem na segundona cearense. Ele é artilheiro isolado, atuando no Maranguape. A pretensão de Danilo é buscar nova chance na elite até porque a carência de goleadores é notória.

Quente

Temperatura subiu na segundona cearense que poderá ter hoje, na penúltima rodada, uma série de definições: Tiradentes x Guarany, Maracanã x Trairiense, Maranguape x Crato. A diferença entre os competidores é mínima: Maranguape, 18; Guarany, 16; Maracanã, 15.

Rumo

Vitória do Maranguape já o classificará antecipadamente para a elite do futebol cearense em 2009. Então a disputa da segunda vaga será entre Guarany e Maracanã. É mesmo confortável a posição do Maranguape.

Dificuldade

O Icasa complicou sua situação ao deixar para a última partida a decisão da vaga para a próxima etapa da Série C. A decisão será no dia 06 de setembro, em Campina Grande, diante do Campinense. Há tempo para o técnico Raimundinho fazer ajustes. No Verdão estão bons jogadores como Serginho, Esquerdinha, Kemerson e Marciano. Mas complicou.

Participação

A AGAP (Associação de Garantia ao Atleta Profissional do) tem nova diretoria: Barbosa Pinheiro (presidente), Tangerina (1º vice), Orlando Facó (2º vice), Edilson José (dir. financeiro), Pacoti (dir. administrativo) e Wilter (Assist. Social e Educacional). Hoje profissionais dedicados que têm tudo para encaminhar os ex-atletas.

Exceção

Pouco me referi aos resultados da Olimpíada de Pequim. Havia muita gente especializada analisando as modalidades razão por que preferi ficar mais como observador. Estou acostumado com o Brasil prateado ou bronzeado. Quando alguém vem dourado é exceção.

Pressão

Vejo a pressão dos ´meninos´ do Sul/Sudeste para tirar Dunga da Seleção Brasileira. Tudo articulado a favor de Wanderley Luxemburgo. Não tenho dúvida de que vão ´secar´ o Brasil no próximo jogo diante do Chile. Motivo claro: se o Brasil perder, insustentável ficará Dunga na Canarinho.

Sonho

O movimento a favor de Wanderley está tão escandaloso que a Gazeta Esportiva de São Paulo já publica o assunto, inclusive citando que o maior sonho de Luxemburgo é voltar a dirigir a Seleção Brasileira. Acho tudo isso uma falta de ética muito grande.

Reconhecimento

A FCF, após examinar o trabalho de mais de 40 de Marcelo Rocha no Tiradentes e no futebol cearense, resolveu homenageá-lo com o nome do troféu que será entregue ao campeão da segundona cearense. Oportuna iniciativa do presidente Mário Degésio. Marcelo é merece.

No Vasco da Gama

O Victor Hannover está no Rio de Janeiro, fazendo matérias para a TV Diário. Ele me disse que a torcida do Vasco, apesar de apreensiva, tem dado apoio ao presidente e ídolo do clube, Roberto Dinamite. Motivo: todos sabem que Roberto herdou de Eurico Miranda um Vasco atolado em dívidas e cheio de outros problemas.

"Eu não sou um treinador de futebol, sou um facilitador."
Carlos Alberto Parreira
Ex-treinador da Seleção Brasileira