Distância
O Ceará tem árdua missão: ganhar do Vila Nova logo mais. O Vila está bem. Venceu 10 jogos dos 20 que disputou. Sua vitória mais significativa foi sobre o Corinthians, por 2 a 1, no Serra Dourada. A mais recente: 3 a 1 no ABC de Natal. O veterano Túlio Maravilha está impossível. Parece menino adolescente que desponta a fazer gols. Túlio marcou 18 gols. E seu seguidor mais próximo ainda é Luiz Carlos (ex-Ceará), com 12 gols. Como Luiz foi para o Internacional de Porto Alegre na Série A, não mais o incomoda. No Ceará, mudanças à vista. O atacante Charles Chad deve ter sua chance. Experiências de Lula Pereira com Lúcio compondo na frente ou vindo detrás. Entendo que Lúcio é melhor na segunda opção. Problema para o Lulão resolver. Taí o Ceará de olho no G-4. A distância que o separa já foi menor. O alvinegro para não perder contato com os líderes terá necessariamente de ganhar o jogo.
ConfiançaForça para o Vavá. Ele sabe fazer gols. O Ceará precisa dos gols de Vavá e Vavá precisa do apoio da comissão técnica e da torcida. Não deixem que o atacante volte a ficar encabulado. Será ruim para ele, ruim para o Ceará. Confiança, Vavá. Confiança.
SubstituiçãoMancuso tem apresentado bom futebol, quando chamado a intervir. Ei-lo novamente em foco, posto que substituirá Chicão. Tenho gostado do futebol de Mancuso, sempre muito consciente, muito bem definido. Opção também de lançamentos bons para a área.
ParticipaçãoTenho escutado comentários desfavoráveis ao trabalho de Marcos Paraná na meia-cancha alvinegra. Respeito os colegas, mas discordo. Marcos pode não ser um primor, mas seu futebol não é ruim como alguns pintam. Acho Paraná combativo. Tem sentido coletivo a sua participação. É importante para o grupo.
Dupla mancadaInacreditáveis os tropeços de Icasa e Guarany de Sobral. Na ´C´ nacional, o Icasa deixou fugir a classificação antecipada e agora vai pegar duro com o Campinense na Paraíba. Já o Guarany, na ´B´ cearense, viu o Maracanã encostar de vez. Complicou o que seria um retorno certo e antecipado à elite cearense. Dupla mancada mesmo.
Prejuízo
O Fortaleza precisa alcançar a automação. Mas justo quando Simão e Eusébio jogaram bem na partida passada, ambos ficam fora hoje, quebrando a continuação do ritmo que Heriberto da Cunha quer. Cartão amarelo não é brincadeira, gente.
Atenções geraisAdaílton viveu dia de emoção diferente após os três gols que fez no Bahia. Festejado por onde andou, o jovem valor do Fortaleza sentiu o carinho da galera. É assim que o talento se impõe. Basta apenas uma oportunidade. O cuidado de Heriberto com o atleta faz sentido. Nada de precipitações. Aproveitamento de forma gradual, consciente.
HarmoniaA ascensão de Adaílton não travará o caminho de Fábio Oliveira. Creio que, ao contrário do que muita gente pensa, os dois serão de grande valia na tentativa de definitiva recuperação do tricolor. Neste período do ano, está difícil encontrar goleador à disposição. Todos estão empregados. Se o Fortaleza tem mais, ótimo.
SomatórioVelho provérbio lembra que quem tem dois, tem um; e quem tem um, não tem nada. O Fortaleza tem Fábio, Adaílton e Bambam. Não é concorrência: é somatório.
Mensagem
De Jarismar Gomes da Silva Júnior (junior.r.3@hotmail.com), Juazeiro do Note, recebi simpática mensagens sobre minha participação, cantando, no programa do Carneiro Portela. Valeu Jarismar. Se algum dia eu for a Juazeiro pilotando o Vimana, certamente você voará no ´PU-ARI´.
Notas & notasHoje, às 20 horas, no Alice´s Buffet, o lançamento da revista ´Formatura VIP´, de responsabilidade da jornalista Edilene Vasconcelos. Tudo sobre ´Formaturas´. /// De Jairo Brito: ´ Gostaria de ver a foto do Fortaleza na estréia de Dimas, Serginho e Miguel pelo Leão. Foi na década de 70, num jogo apitado por Léa Campos´.
"No Ninho de Pássaro com um passe de Maggi nasceu uma estrela do Atletismo".
Elizabeth Fontenele
Colaboradora