Técnico de futebol
Burro, filho da mãe, imbecil. É o mínimo que se ouve da torcida quando o treinador está na mira pelos insucessos de um time. Agora Dunga é o alvo. Pau cantando no espinhaço do homem. Resultado do fracasso diante da Argentina. Levou 3 a 0. A derrota serve para detonar Dunga. É assim. Rápido esqueceram que foi com o técnico Dunga que o Brasil meteu 3 a 0 na mesma Argentina e faturou a Copa América. Quem é o melhor técnico do Brasil? Dizem que Wanderley Luxemburgo. Pois o Wanderley fez pior que o Dunga. Na Olimpíada de Sydney, em 2000, foi eliminado na prorrogação pela Seleção de Camarões, que tinha dois jogadores a menos. Tudo é relativo. Depende de uma série de fatores. Telê Santana, ainda hoje tido e havido como o melhor de todos os tempos, fracassou feio em duas Copas do Mundo. Aliás, no comando da seleção, não ganhou nada. Contra fatos não há argumentos.
Os mesmosAdmito que Dunga tem tido problemas e até entendo os que sugerem sua demissão. Só não aceito a execração como se ele fosse um desqualificado. Tenho visto a pressão dos geniais cronistas esportivos do Sul/Sudeste. Os mesmos que Dunga silenciou quando ganhou o tetra.
Quartas-de-finalSó para aclarar: o Brasil de Dunga caiu nas semifinais, tendo ainda o direito de disputar a medalha de bronze. O Brasil de Wanderley desabou logo nas quartas-de-final. Portanto, uma etapa antes da que alcançou Dunga. Este perdeu para a poderosa Argentina. Wanderley perdeu para Camarões.
Dispensa
Heriberto da Cunha chegou enxugando a folha do Fortaleza. Dispensou os que até agora não tinham dado ao tricolor nenhuma contribuição. Somente pesavam na folha. Mas, é bom que se frise, a culpa não era dos atletas senão dos que incharam o clube com exagerado número de profissionais.
InsultosPelo menos em determinados momentos, técnicos de futebol e árbitros experimentam situações semelhantes, pois passam a ser alvo de ataques com os mesmo palavrões. Entretanto, há dois nomes que têm destinação específica: para os árbitros, ladrão; para os técnicos, burro. São os insultos mais comuns.
PressaLula Pereira pede pressa na regularização de jogadores. Cada técnico sabe onde lhe aperta o sapato. Quem tem dois, tem um; que tem um, não tem nada. Lúcio será mais uma opção para o treinador. Não uma opção simples qualquer senão uma ótima opção.
TorcedorNa vitória da dupla Márcio/Fábio sobre Emanuel/Ricardo, o narrador da tv não conseguiu esconder sua preferência pela dupla Emanuel/Ricardo. Pegou mal. Não se tocou sequer quando a ex-jogadora Jaqueline observou que a situação não estava favorável à dupla de preferência dele.
É hoje
Pela segunda vez seguida, nos jogos olímpicos, a decisão do futebol feminino será entre Brasil e Estados Unidos. Em 2004, as americanas venceram por 2 a 1 na prorrogação.
NúmerosEm três Olimpíadas (futebol feminino começou em 1996 em Atlanta), os Estados Unidos fizeram 16 jogos (12 vitórias, 03 empates e uma derrota). Dois ouro (1996 e 20004) e uma prata (2000). O Brasil fez 16 jogos (07 vitórias, 02 empates e 07 derrotas). Ganhou prata em 2004. Brasileiras e americanas enfrentaram-se três vezes em Olimpíadas.
VitóriasAs norte-americanas ganharam os três jogos. Em 2000, meteram 1 a 0; em 2004, fizeram 2 a 0 na fase classificatória e 2 a 1 na grande final. Na atual Olimpíada, as brasileiras estão com melhor campanha e invictas (um empate e quatro vitórias). Pesquisa de Airton Fontenele.
RevoadaA aviação desportiva ornamentará os céus de Cruz e Acaraú, sábado próximo, dia 23. Ari Josino, presidente do Catuleve - Clube de Aviação Desportiva - e o diretor técnico, Gilberto Costa, convidam os pilotos para a Revoada. A decolagem será às 09:00hs em Aquiraz. Distância ao destino Acaraú (via litoral pela ponta do Mucuripe): 129 nm.
RecordandoSanta Cecília, que disputou a primeira divisão cearense em 1969. A partir da esquerda (em pé): João Maranguape, Dedé, Preguiça, Aloísio, Arimatéia, Joãozinho, Toinho, Capoeira e Pinga. Na mesma ordem (agachados): Zecafino, Xavier, Besouro, Régis, Belga, Armando, Tavin e Carlinhos. (Acervo de Jurandy Neves).