Sem perder o foco
A 19ª rodada, que começa amanhã, tem significado importante porque estreita a margem de erro na Série B. Se no primeiro turno havia a chance do jogo de volta, já agora não há possibilidade de revanche. O returno exige mais esforço dos que estão na faixa de rebaixamento. Mas também obriga a uma permanente vigilância os privilegiados do G-4. O grupo intermediário, que trafega entre o céu e o inferno, fica como bóia na água. E, nesta espécie de permanente flutuação, ora se vê de braços com a esperança, ora puxado pelo desengano. Analisar bem a tendência das equipes será um trunfo. Nos jogos da terça-feira passada, as alterações foram inexpressivas. Exemplo está no próprio Ceará, que perdeu para o Gama, mas não teve modificada a sua posição: segue em nono. Quem fizer alguma projeção, deve analisar bem os jogos fora de casa. Manter o foco nessas partidas certamente fará a diferença.
ForaNo returno, o Ceará enfrentará fora Juventude, Brasiliense, América/RN, Bahia, Criciúma, Corinthians, São Caetano, CRB e Marília. Portanto, fechará sua participação exatamente em São Paulo. Não poderá jamais deixar para definir a vaga na 38ª rodada. Será um risco.
AdversáriosO Fortaleza pegará fora de casa os seguinte times: Paraná, Gama, Avaí, ABC, Vila Nova, Ponte Preta, Santo André, Barueri e Bragantino. Se conseguir administrar a retomada, o Leão decidirá seu destino no Castelão diante do Brasiliense. Pelo menos aí, se assim for, ficará mais tranqüilo.
MotivoPor que Lula insiste em escalar Luciano no ataque do Ceará? Resposta simples: nos treinos, Luciano tem apresentado bom desempenho, fato confirmado por alguns setoristas. No jogo, porém, algo tem travado Luciano. Cabe ao técnico Lula o trabalho, visando a fazer com que o rapaz produza nos jogos o mesmo que produz nos treinos.
CausaDe Heriberto da Cunha para Jorge Veras; de Jorge Veras para Barbiéri; de Barbiéri para Jorge Veras. O Fortaleza vai mudando de treinador, mas não consegue mudar o perfil de produção do time. O problema é de técnico ou de elenco? É um conjunto de problemas , inclusive o de muitas contusões.
ComparaçãoEm cinco jogos no comando do Fortaleza, o técnico Barbiéri ganhou um; em seis jogos no comando tricolor, o técnico Jorge Veras ganhou três. As dificuldades decorrem do fato de o Leão não conseguir encaixar sequer três vitórias consecutivas.
Medalhas
Nas 19 Olimpíadas realizadas (1920 a 2004), o Brasil ganhou 76 medalhas (17 de ouro, 21 de prata e 38 de bronze). A melhor participação brasileira foi em 2004, quando ficou em 16º lugar, com cinco de ouro, duas de prata e três de bronze.
FirmeQuem está muito bem no Mirassol, em São Paulo, é o zagueiro Erivelton, ex-Ceará e ex-Fortaleza. Enquanto isso as defesas dos times cearenses continuam tomando gols bobos demais. Em situações assim é que se vê a falta de sensibilidade dos que teimam em permanecer com as fragilidades que aí estão.
Próxima faseO Icasa tem tudo para garantir sua vaga na próxima fase da Série C nacional. Fará dois jogos em casa: domingo, diante do Santa Cruz/PE; na quarta-feira, diante do Salgueiro. Se ganhar as duas, confirmará a vaga independente dos demais resultados.
RetrospectoNão sou defensor intransigente do técnico Dunga, mas rebato com argumentos as críticas injustas feitas contra ele pelos que o marcam desde a Copa de 1994, quando criaram a ´Era Dunga´. Mesmo sem ter grande experiência como treinador, seu retrospecto na Canarinho é bom.
Dados
Segundo o pesquisador Airton Fontenele, Dunga comandou a seleção principal do Brasil em 30 jogos (19 vitórias, sete empates e quatro derrotas). Ganhou a Copa América 2007. Agora, com a Olímpica, na China, terminou na liderança a primeira fase. Mas, se perder o ouro, ele pode preparar o espinhaço, pois seus detratores já estão de plantão.
RecordandoMaguari, campeão cearense de 1936. A partir da esquerda (em pé): Nuvóia, Evandro, Eliézer, Jombrega, Mamede e Airton. Na mesma ordem (agachados): Tancredo, Walter, Carinha e Mauro Negrin. Sentados ( no mesmo sentido): Gambetá, Osíris e Flávio. (Colaboração de Cristiano Santos, sobrinho do goleiro Osíris).