Dupla decepção
Derrota no Castelão. Derrota em Brasília. Tricolores e alvinegros irmanados no sofrimento. O Leão porque retorna à zona de rebaixamento; o Ceará porque deixou de encurtar a distância que o separa do G-4. Bragantino e Gama, que não têm nada a ver com os problemas cearenses, aproveitaram as oportunidades: Gama 1 a 0 no Vozão; Braga 2 a 1 no Fortaleza. Como dizer ao torcedor que o Ceará jogou bem? Mas foi assim. Ciel, Vavá e Ederson deixaram passar chances incríveis. Dedé mandou bola na trave. Mas bastou um descuido da defesa para Dinei estabelecer a vitória do Gama. No Castelão, a despeito da vitória no jogo passado, o Fortaleza ainda pareceu submetido a pressões. Não desencanta de vez. Raul, meio atônito, foi substituído. Thiago Cardoso é o único que mantém a regularidade com grandes defesas. O Fortaleza não consegue encaixar três vitórias seguidas. E assim amplia a desesperança ao perder mais três pontos em casa. Volta a ter um débito de 10 pontos em casa, pois perdeu 13 no Castelão e recuperou apenas três na vitória sobre o CRB em Maceió. Complicou tudo outra vez.
19ª rodada
Agora é partir para o fechamento do turno. A virada da montanha. A situação torna-se mais delicada para quem não soube abrir distância com melhor pontuação. No returno a margem de erro fica bastante reduzida. Até o saldo de gols, se pequeno, leva à desclassificação
DefiniçõesO Ceará fechará o turno em casa diante do Marília. Pelo seu histórico no Castelão, o alvinegro tem tudo para ganhar do Marília na próxima sexta-feira à noite. Já o Fortaleza, que atuará em Brasília terá a oportunidade de recuperar três pontos dos sete que ainda deve pelos tropeços em casa.
Do contraBrasil x China, futebol masculino, cedinho da manhã (08h45min). Não duvidem do que digo: haverá muito cronista torcendo pelo insucesso do time de Dunga apenas para justificar as críticas feitas ao treinador. É a turma do ´bem que eu disse´.
PotênciaExemplo de organização é o São Paulo. No Estádio Morumbi, de sua propriedade, já existe uma loja para a venda de artigos do clube. Agora inaugurou um bar temático. Em breve ali haverá uma livraria, uma rede de cinema e um bufê infantil. Taí o Morumbi sendo usado para fins diversos.
OrganizaçãoAqui, o Castelão e o PV poderiam ter melhor proveito com diversificação de atividades fora dos horários dos jogos. Em Maceió, o Estádio Rei Pelé dispõe de museu. O mesmo acontece no Maracanã. Lembro de uma rede de lojas em torno do estádio do Central, em Caruaru/PE. Taí o mote para ser analisado, visando ao aproveitamento dos espaços ociosos.
Lento
Apesar do estardalhaços de certos órgãos de comunicação com relação à participação brasileira nos Jogos Olímpicos, vejo que ainda estamos muito distantes da realidade. Avanços existem, mas lentos demais para o meu gosto.
RealidadeAinda assim há gente para tudo, inclusive jornalista que pinta de glórias um 30º ou 31º lugar. Louvo o esforço dos atletas brasileiros como louvo também os chamados centros de excelência. Entretanto, a realidade é clara: exceto algumas modalidades, o Brasil está em débito na formação e na qualidade.
PerseguiçãoNo futebol, esporte em que o Brasil tem condições de brilhar, acontece uma coisa incrível: boa parte da imprensa do Sul/Sudeste abre baterias contra Dunga. A crítica deve existir, mas construtiva. Sem isso, vira perseguição. Luxemburgo perdeu uma Olimpíada e nem foi alvo de perseguição assim.
Notas & notasO comunicador Paulo Oliveira defende a criação de um certame de futebol misto, ou seja, times compostos por homens e mulheres. /// A seleção de futebol feminino do Brasil é melhor do que muitos times masculinos da Série A e da Seria B. Alguém tem dúvida disso?
DiferençaCom relação ao tópico anterior, há que se fazer a diferença entre a condição física dos homens e das mulheres. Entretanto, na arte de dominar a bola e na criatividade, as meninas já demonstram alto nível. E, na maioria das vezes, apresentam o verdadeiro futebol-arte que os homens trocaram pelo futebol de correria e força física dos europeus.
Recordando1982. Sílvio Carlos, então presidente do Fortaleza, montou o Leão que depois de sete anos de jejum ganharia o título estadual cearense. A foto foi batida quando da apresentação do técnico Moésio Gomes (E) que Sílvio levara de volta para o Pici. A campanha de 82 foi coroada de pleno êxito. (Colaboração de Jurandir Neves - Montese).