Virada da montanha
Tenho dito que até a 19ª rodada, ou seja, a metade da competição, os times ainda poderão recompor situações de desvantagem. Após isso, tudo fica mais difícil. É histórico o desconforto de equipes que procuram recuperar tudo no returno. Geralmente a necessidade de vitória constante conduz a pressões que só fazem atrapalhar. Essas observações cabem para o Fortaleza, que desperdiçou dez pontos dentro de casa. Portanto, como recuperou três deles em Alagoas na vitória sobre o CRB, ainda tem débito de sete pontos, exatamente o número que terá de buscar nos campos dos adversários. Ainda não há razão para desespero, mas há, sim, para preocupação mais forte. O Leão ainda fará 10 jogos fora de casa (Brasiliense, Paraná, Gama, Avaí, ABC, Vila Nova, Ponte Preta, Santo André, Barueri e Bragantino). Coincidência ou não, quatro times paulistas em fila, todos na reta de definição. Aí é que mora o perigo.
ExperiênciaDeixar para as últimas rodadas a definição sobre permanência ou não na Série B ou subida ou não para a Série A é muito perigoso. Mais perigoso ainda se os jogos forem fora de casa contra times paulistas. Há alguns anos, o Fortaleza já experimentou isso em Campinas.
Voz bonitaO narrador Décio Luís, que trabalha na equipe de Gomes Farias, na Rádio Verdes Mares, há demonstrado talento. Ele é muito vibrante e preciso no acompanhamento dos lances. Tem voz privilegiada, muito bonita. Exatamente por isso também diversifica seu trabalho, gravando chamadas para a televisão. Profissional de elevado nível.
AdversárioO Fortaleza enfrenta neste sábado, o Barueri no Castelão. É dupla a necessidade de vitória do Leão. Primeiro, para não mais tropeçar em casa; segundo, jogará com o Barueri em São Paulo exatamente na antepenúltima rodada, ou seja, nos principais instantes de definição de rumo. Daí a extrema responsabilidade com relação ao jogo de hoje.
OrientaçãoOs procuradores, que são tão interessados na vida profissional dos atletas, devem também orientá-los com relação às entrevistas. Terça-feira, Ciel, de forma inoportuna, criticou a imprensa por divulgar as indisciplinas por ele cometidas. Que colocação descabida, irmão! Sou admirador do futebol de Ciel, mas acho que nesta parte ele perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.
Olho neles!Márcio Mixirica fez o mais belo gol da rodada passada. Ele driblou meio time do ABC e marcou um golaço. Mixirica e Marcelinho Carioca foram muito elogiados. O Santo André, adversário do ceará hoje, é um time em ascensão. Já chegou aos 24 pontos. O alvinegro cearense deve ter toda atenção nesses dois jogadores.
PadrãoWilliam César, sempre que foi chamado, deu conta do recado. É boa opção à disposição de Lula. Jamais vi William não oferecer boa produção, inclusive com relação ao ritmo de jogo, embora não seja titular. A importância de um bom jogador na suplência decorre da certeza de que manterá a qualidade quando acionado.
Notas & notasLamentável o corte de Juliana que se encontra em Pequim. Ela voltou a sentir lesão no joelho e sem condições será substituída por Ana Paula que formará dupla com Larissa./// Ederson mostrou a boa qualidade de seu bom futebol, mas não pode perder gols fácies como os diante do CRB.///Não sei o que há com o bom Paulo Isidoro. Há tempo ele dá sinais de estar meio perdido no esquema tricolor.
OlímpicoPoucos jogadores têm a oportunidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira de futebol numa Olimpíada. Dimas Filgueiras teve essa ventura. Muita gente conhece Dimas apenas pela sua história no Ceará. Mas Dimas integrou o elenco da Canarinho que disputou a A Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 1964.
"A necessidade de se dopar é um dos maiores flagelos do esporte profissional no mundo".Armando Nogueira
Colunista e escritor