Três paulistas
Resolveram colocar, em série, os times paulistas no caminho do Fortaleza. Do Santo André o Leão já passou. E passou bem. Aplicou 2 a 0. Agora na fila estão São Caetano, Barueri e Bragantino. Serão nove pontos em disputa com o futebol do interior de São Paulo. Pelo que se observa da preparação tricolor, Jorge Veras vai manter a base que se houve bem na vitória sobre o Santo André. Só Gilberto Matuto, contundido, fica fora. Está certo Jorge Veras. Busca assim a sonhada automação. O São Caetano, 11º colocado, tem três pontos a mais que o Leão. Vinha de um jejum de seis jogos, mas o técnico Guilherme Macuglia conseguiu sua primeira vitória no comando do time. Aconteceu exatamente na rodada passada, quando meteu 3 a 1 no Paraná. Vi o São Caetano na derrota para o Ceará por 1 a 0 no Castelão. É um time sem estrelas. Tem produção regular. Mas, em casa, será difícil como qualquer time paulista.
ConsciênciaO zagueiro Romário Mendes fez a parte que lhe cabia na vitória sobre o Santos André. O jovem, que veio das categorias de base, deixou claro o recado dele: tem personalidade e sabe jogar. Demonstrou muita segurança ao substituir Preto na vitória sobre o Santo André.
Apoio
Mais um exemplo de que santo de casa obra milagre. Basta não colocar os jovens na fogueira. É preciso ter sensibilidade para lançar os garotos no momento mais adequado. Assim foi feito com Romário Mendes. Houve consistente apoio psicológico dado ao rapaz desde o início.
MissãoO jovem atacante Rafael Akai, 22 anos, contratado pelo Ceará, tem a missão de fazer a torcida alvinegra esquecer a venda de Luiz Carlos, artilheiro do Vozão com 12 gols. Rafael foi artilheiro do Londrina no certame estadual deste ano. Taí excelente oportunidade para ele ´explodir´.
De olhoA propósito, há jogadores que sabem aproveitar bem as oportunidades. Luiz Carlos foi um deles. Aproveitou a vitrine da tv. Mostrou seu talento pelo Ceará, sabendo que os grandes times estavam de olho. Ei-lo, pois, no Internacional.
DesgasteO mesmo não se pode dizer de Ciel, que teve outra recaída. Nova indisciplina. Novo desgaste. Assim, o jogador vai fechando as portas. Atleta de grande talento, mas que não consegue se segurar quando chamado às brincadeiras. Já tentaram de tudo para livrar Ciel dessas recaídas. Até levado para templos evangélicos foi. Mas, até agora, nada de emenda.
Desempenho
Conversei com várias pessoas que acompanham os treinos do Ceará. Elogios e mais elogios ao desempenho de Ederson. Com a palavra Lula Pereira. Aliás, o Lula tem um jeito muito próprio de aproveitar jogador. Caso, por exemplo, de Dedé. Nos treinos, o técnico passou a escalar esse volante na lateral-direita. E num é que deu certo.
PontosTudo bem, concordo com os que dizem que o CRB é saco de pancada. É lanterna com apenas nove pontos. Mas, se querem evitar zebra, tratem-no como se líder do certame fosse e não como lanterna. Cuidado com o ´já ganhou´.
MotorAzar demais do Felipe Massa. Há muitos anos não via um motor da Ferrari estourar. Puxa! Foi estourar logo nas mãos de Felipe Massa, a três voltas do fim da prova... Assim não, irmão. Mas vale a certeza de que, se a máquina não quebrar, Massa sempre dará o recado dele.
Caminho livreTúlio Maravilha é o artilheiro isolado da Série B, com 15 gols. Seu concorrente direto, Luiz Carlos, ex-Ceará, estava com 12 gols, mas agora disputará a Série A pelo Internacional. Luiz deixa caminho livre para Túlio, de quem é admirador, segundo ele mesmo me disse.
VaiaA torcida do Corinthians é exigente. O time está na liderança com boa folga sobre o segundo colocado, o Barueri. Mesmo assim o Coringão foi vaiado (e bote vaia nisso) na empate (0 a 0) com o Criciúma no Pacaembu. Já imaginaram se esse time estivesse fora do G-4? Fico a pensar no que aconteceria?
"Uma coisa é a campanha do time. Outra, o empate. É normal existir decepção".
Mano Menezes, sobre as vaias após o empate com o Criciúma
Técnico do Corinthians