A missão
Pelo menos teoricamente, o mais frágil adversário que o Ceará terá pela frente será o CRB. Espécie de três pontos garantidos. Será zebra monumental tropeço alvinegro diante dos alagoanos em pleno Castelão. Jogo assim, por mais paradoxal que pareça, apresenta riscos. Muitas vezes, quase sem perceber, o favorito se deixa levar pela falsa idéia da superioridade absoluta. Por isso mesmo, não raro, acontece de uma equipe da zona de rebaixamento bater nos primeiros colocados. É preciso muita atenção para evitar o festival de ilusões que projeta ser muito fácil o que certamente não será tão fácil assim. Vi o CRB na derrota para o Fortaleza por 3 a 0. É um time limitado em tudo. Sábado, em Florianópolis, o CRB enfrentará o Avaí. Mais uma oportunidade para Lula Pereira analisar o comportamento de seu próximo adversário. É para tratar o visitante como se este líder fosse e não um lanterna.
ContrataçãoA propósito de CRB, o clube anunciou a contratação do volante Johny, que jogou pelo Tupi de Minas Gerais e pelo Paulista. Para o jogo com o Ceará, o técnico Maurício Simões possivelmente já contará com Glaydson, Assis e Luciano Fonseca, recém-contratados.
AnáliseO jogo do CRB em Florianópolis, sábado próximo, servirá para Lula Pereira analisar as condições de seu próximo adversário. Se evoluiu ou não após a derrota para o Fortaleza e de que forma os novos reforços poderão influenciar na produção. Tempo de análise, pois.
ComemoraçãoFábio Oliveira, grande artilheiro, inovou na comemoração do gol: foi festejar dentro da ambulância. O fotógrafo Kiko Silva, muito atento, registrou a seqüência do fato. Gosto da criatividade dos goleadores.
HomenagemO artilheiro Luiz Carlos, quando no Campeonato Cearense deste ano, abraçou um policial ao comemorar um de seus gols. Atitude cujo motivo ele depois explicou e que teve repercussão, com a imagem sendo mostrada para todo o país. O fato aconteceu em Juazeiro do Norte num jogo Icasa x Ceará. Luiz Carlos tem um irmão policial que trabalha no Rio.
TiposJá vi todo tipo de comemoração de gol. Lembro as mais comuns como a de Pelé (um salto, seguido de soco no ar) e a de Sócrates (parado, braço erguido, no local de onde chutara a bola). Quero ver quando alguém, após marcar um gol, resolver comemorar dando um beijo na cabeça no árbitro.
Reação
Qual será a reação correta de um árbitro, caso a hipótese levantada aqui venha a acontecer? Expulsar o jogador ou entender o fato como brincadeira decorrente da própria comemoração? Será um ato de desrespeito ou provocação? Estará o atleta, ao dar o beijo, querendo demolir a autoridade do árbitro? Assunto para Dacildo Mourão.
O próximoSe o Fortaleza repetir a atuação da vitória sobre o Santo André, certamente conseguirá bons resultados diante dos times paulistas, São Caetano, Barueri e Bragantino. Vi o São Caetano na derrota para o Ceará. É um time comum, sem nada de extraordinário.
Conhece
Com relação ao Barueri, a situação é diferente. O time assumiu a vice-liderança. Está no embalo. Heriberto da Cunha conhece todo o elenco do Fortaleza, pois, não faz muito, foi técnico do Leão, onde se sagrou campeão.
AtençãoQuanto ao Bragantino, nada de especial. Empatou com o Ceará no minuto final. Cuidado com Davi que obrigou Adilson a praticar arrojadas defesas. Sérgio Manoel não jogou bem diante do Ceará. Teve regular atuação. Mas é jogador para sempre ser olhado com atenção.
Elogio
De Renato Vieira Júnior para Gomes Farias: ´Por favor, vá repassando os gols do Vozão porque eu gosto de gravar. O Gomes Farias é o melhor narrador do mundo. Ele bota até o Galvão Bueno no bolso´. Recado dado, caro Renato. O Farias é mesmo espetacular. Os anos passam e ele vai ficando cada vez melhor.
"Sabemos das dificuldades, mas vamos buscar nossos objetivos. A tendência é melhorar".
Jorge Veras, satisfeito após a vitória sobre o Sandro André
Técnico do Fortaleza