Matéria-558713

Duas vitórias

Eu imaginei que, com a vitória sobre o CRB por 3 a 0, o Fortaleza teria definitivamente afastado as tensões. Quebrar o jejum geralmente transforma para melhor o ambiente. Além disso, libera a pressão e a tendência é o time crescer a partir daí. Com o tricolor não foi bem assim. Após o sucesso em Maceió, seguiu-se o tropeço em São Paulo. As conseqüências da derrota para o Marília somente serão avaliadas no jogo de amanhã diante do Santo André. Quero acreditar que agora a retomada da confiança, na sua totalidade, só acontecerá quando a equipe encaixar duas ou três vitórias consecutivas. Há uma necessidade disso. Urgente necessidade. Ganhar como antigamente, pontuar como antigamente e ter certeza de seu potencial, como antigamente. Ficou patente que o tricolor ainda se mostra vacilante. As incerteza precisam ser dissipadas antes da virada do turno. Depois disso será pura aflição.

Aperto

A definitiva recuperação do Fortaleza terá de acontecer até a 19ª rodada, ou seja, exatamente a metade do certame. No returno, tudo se torna mais difícil. A margem de erro fica reduzida e o time terá de buscar aí os pontos bobos que perdeu na primeira fase.

Resultado

Rivalidade à parte, a torcida do Ceará deve torcer por vitória do Fortaleza, sobre o Santo André. Motivo simples: deixaria o concorrente alvinegro estacionado com 21 pontos, permitindo ao Vozão, caso ganhe do Bragantino, abrir quatro pontos sobre o Santo André.

Adversário

O Santo André vem invicto há seis jogos. Além de meter 4 a 0 no Juventude, então vice-líder, antes já tomara pontos do Corinthians no empate que obteve. É um time em ascensão. Macelinho Carioca, Márcio Mixirica e Helton estão lá. O técnico é Sérgio Soares. A equipe está bem.

Longe de casa

Já o Ceará, no embalo de resultados bons e a dois pontos do G-4, enfrentará o Bragantino no Estádio Marcelo Stefani. Pena este jogo não ser aqui para mais uma vez a torcida alvinegra lotar o Castelão. A torcida, com razão, está entusiasmada e vê chances claras de chegar ao G-4 amanhã.

Braga

Quem está no comando do Brangantino é Marcelo Veiga, que, como jogador, teve boa passagem pelo futebol cearense. Depois, treinou o Ferroviário. Lá também está Sérgio Manoel, que teve polêmica saída de Porangabuçu, após movimento paredista que gerou muitas incompreensões.

Temporada

O time do Bragantino ocupa a 13ª posição. Fará seu terceiro jogo seguido diante de times do Nordeste. Empatou com o ABC (0 a 0) em Natal e empatou com o Bahia (2 a 2) em Feira de Santana. Nesta partida, esteve perdendo por 2 a 0, mas reagiu. Portanto, voltou invicto da temporada.

Força

Jogar em São Paulo, independente do resultado, é sempre muito difícil. A força do futebol paulista está retratada na própria classificação. São paulistas três times do G-4: Corinthians (líder), Ponte Preta (vice-líder) e Barueri (4º colocado). E não é preciso dizer mais nada.

Em casa

Torcida alvinegra considera como certos os três pontos do jogo com o CRB, dia 05 de agosto no Castelão. Pela lógica, o Ceará em ascensão pegará um CRB agonizante. Mas tudo deve ser por etapas. O foco está no Bragantino. Depois, sim, o CRB, Mas sem menosprezá-lo.

Dorzinha

Dentinho está com tudo. Na terça, meteu dois gols no Ceará. No sábado, dois no Paraná, na vitória por 2 a 0. O Gomes Farias tinha razão quando na transmissão do jogo do Ceará disse: ´Este Dentinho vez por outra dói´. Naquele dia doera duas vezes. O Paraná sentiu o mesmo.

Avanço

Mesmo perdendo a invencibilidade para o Santa Cruz (RN), o Icasa garantiu sua classificação para a próxima fase da Série C nacional. Fará parte do Grupo 19, com Campinense (PB), Salgueiro (PE) e Santa Cruz (PE). Agora são apenas oito grupos. Com o afunilamento, tudo vai ficando mais difícil. Mas coloco fé no Verdão.

"Estivemos abaixo do que nós somos. Peço desculpas por este fracasso, por este vazio."

Bruno, sobre o 4º lugar na Liga Mundial
Levantador da Seleção Brasileira de vôlei